O que é compartilhamento de carro e como começar como motorista?

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 13 Marchar 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
O que é compartilhamento de carro e como começar como motorista? - Como
O que é compartilhamento de carro e como começar como motorista? - Como

Contente


Empresas como Uber e Lyft revolucionaram a mobilidade urbana e são avaliadas em bilhões. Mas vale a pena se tornar um motorista de compartilhamento de viagens? Certamente pode ajudá-lo a aumentar seus ganhos e pode ser um ótimo trabalho paralelo no verão. Neste artigo, discutiremos quais são os requisitos para os principais serviços, como começar e como fazer valer as milhas. Vamos entrar nisso!

O que é compartilhamento de viagem e como funciona?

Os serviços de caronas compartilhadas, às vezes chamados de serviços de carona, por definição, organizam caronas compartilhadas em pouco tempo. A principal diferença entre, digamos, Uber e um táxi, no entanto, é que, com o ex-passageiro, o passageiro precisa especificar seu local de retirada e seu destino antes de pedir uma carona. Eles recebem uma estimativa de preço para sua jornada. Os pagamentos geralmente são feitos diretamente através do aplicativo e os passageiros podem dar um feedback anônimo sobre os motoristas. Todos esses fatores combinados com a acessibilidade tornam o compartilhamento de passeios imensamente conveniente. No entanto, a maioria dos serviços como Uber e Lyft são focados na região metropolitana. Você os encontrará em cidades grandes e médias, mas muito raramente em áreas rurais ou pequenas cidades.


No lado do motorista, as coisas não são tão simples. Na esteira do Uber, muitos legisladores demoraram a regular o novo setor de compartilhamento de viagens, apesar de seu crescimento explosivo. Isso, por sua vez, causou controvérsias e um tumulto de motoristas de táxi de todo o mundo, que consideravam seus negócios ameaçados. Devido à reação, muitos países, cidades e estados agora têm regulamentos rígidos de compartilhamento de viagens ou baniram completamente serviços como o Uber. Portanto, antes de começar a se tornar um motorista, você precisa estar em dia com as leis e os requisitos locais. Possuir um carro, uma carteira de motorista e um telefone celular é o começo, mas está longe de ser o necessário em muitos lugares.

Proibições e restrições de compartilhamento de passeios

Embora o compartilhamento de passeios seja uma indústria global, o Uber ainda não conquistou o mundo inteiro, apesar de ser o pioneiro que iniciou tudo. Existem alguns mercados em que ainda não tentou entrar e outros de onde saiu. O Uber também foi parcial ou totalmente banido em alguns locais. Ele teve muitos problemas na Europa, por exemplo. Embora tenha superado um de seus maiores obstáculos e esteja atualmente disponível em Londres mais uma vez, ainda está lutando na Alemanha e em áreas da Europa Central e Oriental. Em meio a mudanças e críticas legais, o Uber retirou-se ou foi total ou parcialmente banido desses territórios (a partir de 18.06.2019):


  • Bulgária - desistiu em meio a críticas
  • Hungria - operação suspensa após a aprovação da legislação que bloqueia o aplicativo ridesharing
  • Dinamarca - retirada após a introdução dos requisitos para medidores de tarifa obrigatórios e sensores de ocupação de assento
  • Alemanha - apenas alguns serviços operam em Berlim, Munique, Dusseldorf e Frankfurt com restrições
  • Vancouver, Canadá - baniu todos os passeios compartilhados
  • Oregon, EUA - parcialmente banido, com exceção de Portland e do centro de Oregon
  • Território do Norte, Austrália - retirado após a imposição de taxas de licença

Você também não encontrará o Uber na China, no Sudeste Asiático ou na Rússia, mas por diferentes motivos. Lá, a Uber decidiu sair do mercado em favor da compra de participações em empresas rivais como DiDi na China, Grab no sudeste da Ásia e assim por diante. No entanto, a empresa ainda tem uma presença muito forte na América do Norte e do Sul e em outras regiões. Você pode encontrar a lista completa de cidades onde a Uber opera aqui.

A Lyft, por outro lado, tem sido mais lenta em sua expansão e atualmente opera apenas nos EUA e no Canadá. Ele também conseguiu evitar grandes controvérsias, ao contrário de seu principal rival. Ele não opera em Vancouver graças à proibição de todos os aplicativos de compartilhamento de passeios, mas está disponível em quase todos os lugares nos EUA e no Canadá. Você pode conferir a lista completa de locais aqui.

Requisitos do driver e introdução

Então, se você mora em uma área que permite compartilhamento de carro, o que você precisa para começar como motorista? Acontece que você nem precisa de carro em algumas áreas! A Uber oferece soluções para veículos em muitos países, incluindo os EUA. Não importa qual serviço de compartilhamento de viagem você escolher, no entanto, você precisará de uma carteira de motorista válida e um registro de condução limpo (sem acidentes graves ou DUIs). Você também deve ter mais de 21 anos na maioria das cidades. Na seção abaixo, veremos os requisitos gerais dos dois maiores aplicativos de compartilhamento de viagens - Uber e Lyft nos EUA. Também mencionaremos algumas diferenças notáveis ​​que você pode encontrar em outras regiões.

Uber

Se você deseja ser um motorista do Uber nos EUA, precisará atender a estes requisitos mínimos:

  • Ter uma carteira de motorista válida nos EUA
  • Atenda aos requisitos mínimos de idade do motorista em sua cidade de escolha
  • Tenha pelo menos um ano de experiência em dirigir nos EUA ou pelo menos três anos se tiver menos de 23 anos
  • Não tem antecedentes criminais

Seu carro também precisa atender a certos padrões para ser considerado elegível:

  • Precisa ter 4 portas
  • Não deve ter mais de 10 ou 15 anos na maioria das cidades
  • Precisa ser segurado e registrado
  • Precisa ter um título limpo (não recuperado ou reconstruído)
  • Não deve ser danificado - sem pára-brisas, amolgadelas, etc.
  • Não pode ser um veículo de aluguel, a menos que seja de um parceiro Uber aprovado
  • Não pode ter sinalização de táxi ou marca comercial

Se você atender a esses requisitos e se tornar motorista do Uber, também precisará fazer o upload dos seguintes documentos ao se registrar: sua carteira de motorista, comprovante de residência em sua cidade ou estado, comprovante de seguro de veículo e uma foto no estilo de passaporte, que pode ser usado como sua foto de perfil do motorista. Você também deve ter em mente que estará sujeito a verificações de antecedentes. Se aprovado, seu carro também precisará passar por uma inspeção básica do veículo, incluindo freios, pneus, cintos de segurança e assim por diante. Esse é praticamente o procedimento padrão em todas as regiões.

Os requisitos do veículo são diferentes em todas as cidades, portanto, verifique-os!

Em muitas partes da Europa, você também precisará solicitar uma licença de táxi ou um equivalente próximo. Por exemplo, em Praga, República Tcheca, você precisa de um cartão de motorista de táxi - às vezes chamado de cartão amarelo. Para adquiri-lo, você precisará passar em um exame de topografia e registrar seu carro no Registro de Veículos Táxi. No Reino Unido, por outro lado, você precisará solicitar uma licença de aluguel particular (veículo), o que significa que você será submetido a outro conjunto de verificações de antecedentes e, provavelmente, a um exame médico. A cidade de Nova York é semelhante: você precisa de uma licença comercial da NYC TLC (Comissão de táxi e limusine) e um veículo comercialmente licenciado para ser motorista do Uber. A partir de abril de 2019, também há uma lista de espera para dirigir na cidade de Nova York.

Dica: Mesmo que o compartilhamento de viagens seja legal em sua cidade, os aeroportos podem exigir uma permissão adicional para atender e deixar clientes.

Portanto, recomendamos que você leia com atenção os requisitos de driver para sua cidade. Você pode fazer isso visitando esta página no site oficial da Uber. Verifique se as informações da sua localização estão sendo exibidas rolando para baixo até a parte inferior, onde você verá o idioma e a cidade atuais na lateral do logotipo da Uber.

Por fim, você deve saber que o Uber classifica o motorista como contratado independente, não como funcionário. Isso significa que você precisará se registrar como tal em seu país de residência, o que pode ser outro processo longo e prolongado, dependendo de onde você mora. Se você não se intimida com nenhum desses fatos e você tem seus documentos prontos, é fácil se inscrever. Recomendamos fazer isso através do navegador da área de trabalho aqui, em vez do aplicativo Uber Driver, pois pode ser mais conveniente ao carregar documentos. Basta seguir as instruções na tela.

Feito isso e você tenha sido aprovado, este prático vídeo explica tudo o que você precisa saber ao começar como motorista:

Lyft

Como mencionado anteriormente, a Lyft atualmente opera apenas nos EUA e no Canadá, o que reduz as diferenças entre os requisitos de driver, mas não existe. Aqui estão os basiscs que você precisa cobrir em todas as cidades americanas:

  • Ter 21 anos ou mais
  • Ter uma licença válida dos EUA por pelo menos um ano
  • Fornecer prova de seguro e inspeção de carro
  • Passe uma DMV on-line e uma verificação de antecedentes
  • Atenda aos requisitos de idade para veículos da sua cidade
  • Tenha pelo menos quatro portas e pelo menos 5 assentos, incluindo o motorista no seu veículo

Os documentos que você precisa enviar com seu aplicativo são praticamente os mesmos do Uber: licença, foto do motorista, registro e seguro de veículo e, na maioria das cidades, um formulário de inspeção de veículo. O requisito de licença comercial da cidade de Nova York também se aplica aos motoristas da Lyft e, mais uma vez, existe uma lista de espera. É por isso que recomendamos verificar os requisitos específicos para sua cidade e estado, o que você pode fazer aqui. Se você tem tudo coberto, basta enviar sua inscrição pelo site da Lyft e aguardar a aprovação.

O Lyft não é diferente de outros serviços importantes de compartilhamento de viagens em outro aspecto - classifica os motoristas como contratados independentes. Existem propostas de leis em alguns estados como a Califórnia, que tornariam empregados motoristas, mas a empresa de compartilhamento de viagens parece estar se opondo a eles no momento. Se isso não incomodá-lo ou se você já recebeu sua aprovação, tudo o que você precisa fazer é baixar o aplicativo Lyft Driver e começar a aceitar carona. Funciona quase da mesma forma que o aplicativo Uber, permitindo que você fique on-line e aceite caronas quando for conveniente para você, veja seus ganhos, escolha caronas programadas e muito mais.

Ganhos potenciais como motorista de compartilhamento de viagens

Sejamos honestos: tornar-se motorista de compartilhamento de viagens não fará de você um milionário, mas você ainda poderá obter um bom lucro. Com o Uber, você primeiro precisa se familiarizar com a infinidade de serviços que eles oferecem e se você se qualifica para eles. O padrão e o que a maioria dos motoristas opta é o UberX. Oferece passeios para uma a quatro pessoas e foi projetado para ser rápido e eficiente. No entanto, se você tiver um carro maior, com capacidade para seis pessoas e / ou bagagem, também poderá ser motorista do UberXL. Esse serviço geralmente tem tarifas mais altas, mas pode envolver viagens frequentes aos aeroportos, o que significa que você pode precisar de uma permissão adicional. Você pode até entregar comida com o Uber Eats.

Há também uma variedade de opções de luxo e luxo para passageiros que desejam mimar-se disponíveis em cidades selecionadas - Uber Lux, Uber Black e Black SUV. Todos eles parecem opções atraentes se você quiser ser um empreendedor de compartilhamento de viagens, já que as tarifas base podem ser até três ou quatro vezes maiores. No entanto, os requisitos de veículo e motorista também são caros: para a maioria dos serviços de luxo da Uber, você precisará de um carro 2014 ou mais recente, registro e seguro comercial e licença do aeroporto.

Mas vamos falar sobre números - de acordo com a própria empresa de compartilhamento de viagens, os motoristas do Uber costumam ganhar cerca de US $ 25 por hora. No entanto, esses números são contraditórios por dados auto-relatados. Uma pesquisa de 2018 da Ridester descobriu que o lucro líquido médio dos motoristas do UberX, incluindo as dicas, é de apenas US $ 14,73 por hora. Isso, combinado com o fato de o Uber receber 25% de cada tarifa e com custos ocultos, como manutenção, dificulta o ideal para um trabalho em período integral. Existem cidades nas quais você pode ganhar muito mais, como Nova York e São Francisco (mais de US $ 20 por hora), mas o custo de vida lá também é maior.

E o Lyft? Não há níveis e serviços diferentes aqui. A Lyft tem um corte de 20% em cada tarifa mais a taxa de reserva inteira, mas surpreendentemente os motoristas relatam ganhos maiores. A pesquisa Ridester mencionada anteriormente descobriu que a renda mediana dos motoristas da Lyft é de US $ 17,50 por hora. No entanto, o que permanece verdadeiro é que nem o Uber nem o Lyft têm cotas - você pode dirigir o quanto quiser. Isso os torna hustles laterais flexíveis ideais - ótimos quando você está na faculdade ou trabalha em projetos pessoais. A melhor parte? Você não precisa escolher. Você pode se inscrever para ser um driver para os dois aplicativos. Isso dobrará sua chance de receber solicitações de carona rapidamente.

Faça mais com Uber e Lyft

Então, é possível ganhar mais com o Uber, o Lyft ou ambos sem se sobrecarregar? Existem algumas dicas e truques que definitivamente podem ajudá-lo. Primeiras coisas primeiro - nem Uber nem Lyft cobram taxas pelas gorjetas. Isso pode aumentar sua renda se você conseguir obter dicas de forma consistente, de modo que o habitual se aplica - seja educado e chegue a tempo. Falar o idioma local também é obrigatório. Se você está tentando suplementar sua renda quando estuda no exterior, mas não é compartilhado com frequência, pode não ser a melhor ideia. A comunicação é uma parte essencial do seu trabalho. O mesmo acontece com o telefone, por isso, verifique sempre se você tem um carregador à mão. Se o telefone morrer durante a navegação e você se perder, você definitivamente não está recebendo uma dica.

Além disso, estes são nossos prós e contras essenciais para os motoristas Uber e Lyft:

Dos

  • Conheça a área em que você dirige - você poderá encontrar atalhos, pontos movimentados com possíveis passageiros e assim por diante.
  • Dirija durante o horário de pico, se puder - você pode obter o dobro ou o triplo da taxa usual.
  • Dirija nas noites de sexta e sábado, quando muitos estarão procurando uma carona para casa do clube ou pub.
  • Leia o clima - se o passageiro não for muito falador, não tente envolvê-lo na conversa. Isso aumenta sua chance de receber uma dica.
  • Abra o aplicativo Uber rider no seu telefone para ver onde estão outros motoristas e se posicionar da melhor maneira.
  • Use o modo de destino da Lyft ao voltar para casa durante o dia - ele permite que você pegue apenas passageiros que estão no seu percurso.
  • Verifique se há captadores agendados da Lyft no início do dia.
  • Tente pedir classificações honestas do Uber. Depois que um passageiro o classificar, o aplicativo solicitará que ele dê gorjeta. Se eles fizeram um passeio agradável, é bem provável que eles o façam.

Não é

  • Não ande sem rumo procurando uma carona no início do dia. Aguarde pelo menos 10 a 15 minutos para uma solicitação em sua garagem ou vá para uma área que você sabe que está ocupada no momento.
  • Não invista em um carro novo apenas para aumentar os negócios em potencial - seu valor será depreciado rapidamente com o número de milhas que você percorrerá todos os dias.
  • Não aceite pagamentos em dinheiro de passageiros (a menos que seja uma dica). É ilegal e existem golpes conhecidos de pessoas pagando com contas falsas.
  • Embora seja óbvio - não seja rude. Se você estiver com um péssimo humor, pode ser preferível ficar em casa durante o dia a obter um monte de classificações ruins.
  • Não compre muitos extras, como doces, água, etc. e dê de graça. Pode ajudar você a obter algumas dicas, mas é uma despesa extra que não garante o aumento de seu lucro. Experimente um serviço de lanchonete como o Cargo.

Desvantagens de ser um motorista de compartilhamento de viagens

Nenhum trabalho está isento de desvantagens. Como mencionado anteriormente, um dos principais problemas do compartilhamento de carro é que os motoristas geralmente são classificados como contratados independentes. Embora isso permita flexibilidade, também adiciona muitas responsabilidades. Você precisa pagar suas próprias deduções legais, incluindo impostos. O seguro de saúde também não é coberto pela empresa de compartilhamento de viagens. Você pode deduzir despesas como gás, manutenção de carros e custos de reparo, mas o pagamento ainda precisa ser pago primeiro.

A segurança no emprego também não é garantida. Com a introdução de novos regulamentos para compartilhamento de passeios, você pode perder rapidamente sua atuação como motorista de passeios se não atender aos novos requisitos. Lyft e Uber também não são tímidos quando se trata de se retirar de mercados que consideram desfavoráveis. O crescimento do emprego também é muito limitado - você pode aumentar seus ganhos, mas isso é bastante abrangente. É por isso que você deve ser cauteloso se confiar no Uber ou Lyft como sua única ou principal fonte de renda. No entanto, se você quiser ganhar algum dinheiro extra e ter um horário flexível por um tempo, o compartilhamento de passeios pode ser exatamente o que você precisa.

Este é o nosso guia sobre como trabalhar como motorista de compartilhamento de passeios e aproveitar ao máximo. Você trabalha como motorista Uber ou Lyft? Perdemos algumas ótimas dicas e truques? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários.

O Google abriu a cortina do Fuchia, o futuro itema operacional da emprea, apena um pouco eta emana durante ua conferência de deenvolvedore de E / do Google. Graça ao comentário feito p...

A Índia, com eu 460 milhõe de uuário de internet, apreenta-e como um enorme playground para qualquer fornecedor de tecnologia. O Google, mai do que qualquer outra emprea de tecnologia, ...

Novas Publicações.