Pioneiros em baterias de íon-lítio receberão o Prêmio Nobel

Autor: John Stephens
Data De Criação: 26 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Pioneiros em baterias de íon-lítio receberão o Prêmio Nobel - Notícia
Pioneiros em baterias de íon-lítio receberão o Prêmio Nobel - Notícia


Os três homens mais diretamente responsáveis ​​pelo pioneirismo das baterias de íon de lítio que alimentam quase todos os dispositivos eletrônicos que você possui ganharão o Prêmio Nobel de química este ano (viaEngadget).

Os três cientistas são John B. Goodenough, da Universidade do Texas em Austin, M. Stanley Whittingham, da Binghamton University, e Akira Yoshino, da Meijo University. Cada homem desenvolveu um aspecto específico das baterias de íon-lítio que permitia à invenção alimentar tudo, desde smartphones a veículos elétricos.

O Prêmio Nobel é um dos mais prestigiados do mundo, mas também vem com um prêmio em dinheiro de 9 milhões de coroas suecas (~ US $ 905.000). Os três cientistas dividirão esse prêmio em dinheiro igualmente.

Whittingham foi o primeiro cientista envolvido no desenvolvimento de baterias de íons de lítio quando, na década de 1970, desenvolveu uma maneira inovadora de reter íons de lítio em um cátodo. Goodenough então provou que você poderia armazenar apenas quatro volts de carga nesse sistema durante os anos 80. Finalmente, em 1985, Yoshino criou a primeira bateria comercialmente viável com base no trabalho dos dois homens anteriores.


Considerando o efeito maciço das baterias de íon-lítio no mundo desde 1985, pode-se argumentar facilmente que essa honra está muito atrasada para esses três cientistas. Goodenough, em particular, tem 97 anos, tornando-o o mais antigo ganhador do Nobel de todos os tempos.

Na próxima vez em que carregar seu smartphone, laptop, smartwatch, bicicleta elétrica, carro elétrico ou alto-falante portátil Bluetooth, você saberá quem é o maior responsável por permitir que você faça isso.

A melhor parte da mudança para telefone verdadeiramente em moldura ão a oluçõe etranha e maluca para a quetão de onde colocar tudo o que cotumava viver acima e abaixo da tela....

6 de março de 2019 6 de março de 2019 O aplicativo da câmera pode criar ou quebrar uma experiência, epecialmente quando capturar o momento certo é uma quetão enív...

Recomendado Para Você