O que é abertura? Veja por que isso é importante para as câmeras dos smartphones

Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 28 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
O que é abertura? Veja por que isso é importante para as câmeras dos smartphones - Tecnologias
O que é abertura? Veja por que isso é importante para as câmeras dos smartphones - Tecnologias

Contente


Tenho certeza de que muitos de vocês usam seu smartphone como sua câmera principal. Mesmo aqueles que possuem uma DSLR não podem argumentar com a conveniência de ter um bom atirador no bolso. Verdade seja dita, a qualidade da câmera principal do smartphone é mais do que suficiente para capturar a maioria dos momentos do dia a dia. Para tornar as coisas mais emocionantes, os fabricantes não mostram sinais de desacelerar as melhorias. Além das tendências de câmera dupla e tripla, as últimas gerações de smartphones também estão ampliando o alcance em termos de aberturas de câmera mais amplas. Mas o que é abertura exatamente?

Não é mais incomum ver smartphones com uma abertura f / 1.8 ou superior, o que costumava ser uma façanha mesmo para lentes de nível profissional. Dispositivos como o iPhone XS Max, Pixel 3 XL e Huawei Mate 20 Pro têm aberturas f / 1.8. Alguns fabricantes levam esse jogo para outro nível. O Samsung Galaxy S10 e o LG V40 têm uma abertura f / 1.5.


Embora os números sejam bons para as folhas de especificações, esse número de abertura realmente faz as fotos parecerem melhores? É exatamente isso que pretendemos responder.

O que é abertura? É tudo sobre captura de luz

De um modo geral, a fotografia tem como objetivo obter a quantidade certa de exposição à luz, e uma boa regra para avaliar a qualidade da câmera é descobrir o quão bom é capturar luz. Um sensor de primeira linha emparelhado com uma lente sem falhas é a combinação DSLR procurada, e o mesmo se aplica aos smartphones, embora com algumas limitações.

O formato pequeno do smartphone significa que as lentes e os sensores são menores, portanto, menos luz os atinge, o que afeta a qualidade final da imagem. Vimos fabricantes de smartphones usarem tamanhos de pixel de sensor maiores de 1,2 µm a 1,55 µm para combater isso, com excelentes resultados, e a outra metade da equação de captura de luz é a quantidade de luz que passa pela lente para alcançar esses pixels. É aqui que entra a abertura.


Aprendendo sobre f-stops

Ok, então o que é abertura? A abertura é definida pelo tamanho da abertura com a qual a luz pode entrar na câmera. A abertura é medida em f-stops, que é uma proporção da distância focal dividida pelo tamanho da abertura. Portanto, quanto menor o f-stop, maior a abertura e, portanto, mais luz pode alcançar o sensor, resultando em melhores imagens com pouca luz e menos ruído. À medida que você estreita a abertura com um "ponto final" completo - ou a potência da raiz quadrada de 2 (ƒ / 2 a ƒ / 2,8, ƒ / 4 a ƒ / 5,8 etc) - você reduzirá pela metade a área de coleta de luz.

Quanto menor o f-stop, maior a abertura e, portanto, mais luz pode alcançar o sensor. Isso significa melhor desempenho com pouca luz e velocidades mais rápidas do obturador.

Isso também tem a vantagem de reduzir o tempo de velocidade do obturador necessário para uma quantidade definida de captura de luz, o que reduz o desfoque em cenas de ação ou de mãos trêmulas, tornando o uso com OIS ainda mais poderoso. Portanto, se você deseja capturar o quadro estático perfeito, uma abertura maior ajudará você a conseguir isso.

Quanto maior a abertura, menor o número de parada ƒ.

As câmeras do smartphone estão posicionadas muito perto da lente, muito mais perto do que nas câmeras DSLR. O ponto focal de uma câmera na distância entre o ponto em que a luz converge na lente para o sensor e as câmeras de smartphone têm distâncias focais mais curtas que uma DSLR. Como sabemos que a equação da abertura é a distância focal dividida pelo tamanho da abertura, isso ajuda a explicar por que as câmeras de telefone têm uma abertura maior que a maioria das lentes DSLR, mesmo que não sejam necessariamente melhores na captura de luz.

Nos smartphones, o sensor está muito próximo do ponto de convergência, resultando em uma distância focal curta. No entanto, tamanhos pequenos de sensores impedem que isso produza um forte efeito de profundidade de campo.

Falando em lentes de câmera, os entusiastas da fotografia geralmente associam aberturas mais amplas a uma profundidade de campo mais rasa, permitindo um bokeh suave e agradável. No entanto, com os smartphones, estamos presos a uma abertura fixa, um sensor de imagem menor posicionado próximo à lente e um campo de visão razoavelmente amplo, para que a profundidade de campo da câmera do telefone nunca seja tão rasa.

Os sensores de smartphone estão posicionados muito mais perto da lente do que em uma DSLR, por isso os smartphones de hoje têm uma taxa de abertura mais ampla, mesmo que a abertura seja menor.

Na verdade, uma câmera para smartphone f / 2.2 fornece uma profundidade de campo equivalente a uma abertura f / 13 ou f / 14 em uma câmera full frame, que produz apenas uma pequena quantidade de desfoque. Telefones modernos com efeitos bokeh aprimorados realmente confiam no software para uma aparência mais dramática.

Embora uma ampla abertura não garanta a qualidade da câmera, um valor menor de f-stop permite mais luz ao sensor, o que reduz o tempo de velocidade do obturador para reduzir o desfoque e reduz o ruído do sensor. Esse valor sempre deve ser considerado em conjunto com o tamanho do pixel, pois pixels maiores não exigem necessariamente uma abertura tão ampla para capturar luz suficiente. No entanto, pixels pequenos e uma abertura pequena são um sinal claro de que o desempenho com pouca luz será um problema.

O Samsung Galaxy S9 foi o primeiro a introduzir a tecnologia Dual Aperture. Você pode escolher entre f / 1.5 ef / 2.4 em uma única lente.

Qualidade da lente

Um componente igualmente importante, mas muitas vezes negligenciado, em todas as pilhas de câmeras de smartphones é a lente, e, como todo o resto, elas também variam consideravelmente em qualidade. Afinal, uma lente suja tira fotos ruins e, portanto, o vidro da lente com pouca clareza ou transparência reduz a quantidade de luz que chega ao sensor e, portanto, reduz a qualidade da imagem.

Os smartphones que usam aberturas muito amplas, como o novo Galaxy S10, exigem atenção especial ao design da lente, para evitar distorção de aberração e efeitos de reflexo de lente que assombram alguns dispositivos. Considere assim, é mais difícil focalizar a luz com precisão quando ela passa por um orifício mais amplo, para que seja necessário um cuidado ainda maior ao fabricar as lentes. A distorção de aberração cobre uma série de problemas que aparecem quando uma lente não consegue focalizar perfeitamente um ponto de luz. Telefones com uma abertura ampla são, por definição, menos focados em uma parte específica da cena do que um com uma abertura mais fechada e, portanto, mais propensos a problemas.

A distorção de aberração ocorre em vários efeitos. Estes incluem aberrações esféricas (nitidez e nitidez reduzidas), coma (desfocagem ou rejeição), curvatura de campo (perda de foco nas bordas), distorção (imagem convexa ou concavação) e aberração cromática (cores fora de foco e luz branca dividida), entre outros . Veja alguns exemplos abaixo (fonte).

As lentes da câmera, incluindo as de smartphone, são construídas a partir de vários "grupos de correção" projetados para focalizar a luz corretamente e reduzir essas aberrações. As lentes mais baratas tendem a apresentar menos grupos e, portanto, são mais propensas a problemas.Os materiais das lentes também desempenham um papel importante aqui, com vidro de alta qualidade e vários revestimentos, oferecendo melhor correção e menos distorção. Os fotógrafos às vezes se referem a elas como lentes "rápidas".

Considere desta maneira, é mais complicado focalizar a luz com precisão, através de um orifício mais amplo, para que seja necessário um cuidado ainda maior ao fabricar lentes de grande abertura.

A qualidade das lentes é mais difícil de avaliar a partir de números ou de uma folha de especificações, e muitos fabricantes de telefones não mencionam isso. Infelizmente, esse assunto complica as conversas sobre os tamanhos de abertura e pixel, pois o preço baixo nas lentes pode tornar esses desenvolvimentos inúteis.

Felizmente, algumas empresas ópticas de renome estão agora envolvidas no mercado de smartphones, incluindo Zeiss, Leica e outros.

Para concluir, a qualidade da lente é tão importante quanto os outros fatores que discutimos, se não mais, como uma lente ruim pode desfazer uma boa engenharia feita em outro lugar. Infelizmente, é um fator difícil de entender e quase impossível de apreciar sem testar a câmera.

Juntando tudo

Agora você sabe a resposta para 'o que é abertura', que bom para você. Como você provavelmente já descobriu, a abertura não é tudo e termina com uma boa configuração de câmera para smartphone. Assim como a maioria das outras áreas da fotografia, não é um número muito útil para se tomar uma decisão de compra, pois não é um indicador de qualidade por si só. No entanto, oferece várias vantagens, incluindo a possibilidade de uma melhor captura de pouca luz e velocidades mais rápidas do obturador.

Para os criativos por aí, uma abertura maior não oferece muito mais em termos de recursos interessantes de gravação, além do potencial para melhores fotos de ação. As lentes são fixas no smartphone e o tamanho pequeno dos sensores significa que você nunca verá muito ou terá muito controle sobre o desfoque artístico, exceto em fotos muito próximas. Atualmente, a maioria das câmeras telefônicas que oferecem efeitos bokeh o faz por meio de software e / ou em conjunto com os dados de uma câmera secundária. As câmeras grande angular e zoom são opções mais interessantes se você estiver procurando por fotos únicas.

Dito isto, pequenos sensores de smartphones são particularmente sensíveis à pouca luz e uma abertura maior, combinada com uma excelente lente e sensor, teoricamente deve ajudar a reduzir o ruído e produzir imagens com melhor aparência. Em última análise, porém, a única maneira de ter certeza é testar a câmera por conta própria.

Atualização, 14 de janeiro de 2019 (10h34 ET):Agora, temo imagen oficiai do primeiro martphone amung Galaxy M, proveniente de um microite oficial da amung. O atributo mai notável da ent...

O amung Galaxy M10.A epecificaçõe do trê telefone permanecem fiéi à ua natureza báica. Você obtém 2 GB ou 3 GB de RAM e 16 GB ou 32 GB de armazenamento interno ...

Artigos Fascinantes