Revisão do Sony Xperia 10 e Xperia 10 Plus: Traçando um novo caminho

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 20 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Revisão do Sony Xperia 10 e Xperia 10 Plus: Traçando um novo caminho - Notícia
Revisão do Sony Xperia 10 e Xperia 10 Plus: Traçando um novo caminho - Notícia

Contente


A Sony está tentando mudar a conversa sobre como os telefones modernos são usados. A programação de 2019 da empresa, que inclui o Sony Xperia 10 e o Xperia 10 Plus, adota uma abordagem corajosa com uma nova relação de aspecto para a tela que, por sua vez, dá aos telefones uma aparência única em comparação com seus pares.

Com foco no consumo de vídeo e multitarefa, os telefones Xperia mais recentes da Sony podem ver todos inclinando seus telefones para os lados com mais frequência. Esse é o futuro dos smartphones?

Descubra em É Avaliação do Sony Xperia 10 Plus.

Sobre nossa análise: usamos o Sony Xperia 10 e Xperia 10 Plus por uma semana nas redes da AT&T e da T-Mobile. As unidades de revisão Sony Xperia 10 e Xperia 10 Plus foram fornecidas pela Sony.Show More

Revisão do Sony Xperia 10 e 10 Plus: O panorama geral

Você não pode culpar a Sony por procurar alguma atenção. Durante anos, a empresa traçou telefones respeitáveis, mas finalmente esquecíveis, de médio alcance. A série Xperia XA desempenhou um papel vital na linha da Sony, graças à sua boa aparência, desempenho capaz e preços acessíveis. Essas características positivas, no entanto, não levaram necessariamente ao sucesso de vendas que a Sony deseja ou precisa.


O Sony Xperia 10 e 10 Plus mostra o pivô da Sony. A empresa mudou toda a sua linha de dispositivos 2019 para uma nova proporção e aprimorou seu marketing em torno da tela "super widescreen". (Se as novas telas são super largas ou super altas, você decide.)

O 10 e o 10 Plus podem compartilhar sua aparência básica com o carro-chefe da Sony, o Xperia 1, embora eles mostrem as especificações de volta para alcançar preços no mercado intermediário. Com o custo de varejo chegando a cerca de US $ 325 para o 10 e US $ 375 para o 10 Plus, esses telefones estão competindo com os gostos do Samsung Galaxy A8, Moto G7 e Nokia 7.1.

desenhar

  • Xperia 10: 156 x 68 x 8,4 mm
  • 162g
  • Xperia 10 Plus: 167 x 73 x 8,3 mm
  • 180g
  • Monocorpo em policarbonato
  • Cartão de memória Nano SIM / MicroSD
  • USB-C
  • Fone de ouvido de 3,5 mm
  • Leitor de impressão digital (lateral)
  • Preto, Prata, Marinho, Rosa (10), Dourado (10+)


Não há dúvida de que o Sony Xperia 10 e o Xperia 10 Plus se destacam. A proporção de 21: 9 usada para a tela exige um corpo longo e esticado. De fato, os telefones têm mais que o dobro da altura e largura. O 10 Plus maior é mais alto que o Galaxy Note 9. Eu chamaria o visual um pouco esquisito. Levará algum tempo para se ajustar à sua aparência única.

Além do tamanho e da forma, o Xperia 10 e 10 Plus são bastante simplistas no que diz respeito ao design. A Sony optou por um revestimento de policarbonato de uma peça que forma os lados e o painel traseiro. Independentemente das opções de cores selecionadas, o Xperia 10 possui um acabamento metálico com uma textura agradável. O chassi quase parece metal. Quase.

Alguns podem chamar os quatro cantos um pouco do lado pontudo e não estariam errados. Esse é o design típico da Sony. Gosto da maneira como os lados dos telefones são arredondados, pois isso os torna mais confortáveis ​​de segurar e usar.

Não há dúvida de que o Sony Xperia 10 e o Xperia 10 Plus se destacam.

O Gorilla Glass forma o rosto inteiro do telefone. Ele tem o que os fabricantes de telefones gostam de chamar de formato “2.5D”, o que significa que o vidro se curva levemente onde ele se une ao chassi, para proporcionar uma sensação mais uniforme. O Xperia 10 e 10 Plus são mais fortes que o seu dispositivo de vidro comum. Eles não são resistentes, mas a concha de plástico significa que são menos propensos a quebrar quando caídos. Estou satisfeito com a qualidade dos materiais e a estanqueidade com os quais foram montados. Infelizmente, esses dispositivos não são à prova d'água, portanto, mantenha-os longe da piscina ou do local de pesca.

A Sony forneceu aos telefones um conjunto regular de portas e controles. Por exemplo, um fone de ouvido de 3,5 mm está na parte superior e uma porta USB-C na parte inferior. A porta USB e os alto-falantes próximos estão alojados em uma pequena tira de metal que faz parte da borda inferior. A Sony diz que esta parte do dispositivo é metálica para maior durabilidade.

Uma bandeja combinada de cartão SIM / cartão de memória está localizada na borda esquerda. Sempre apreciei que as bandejas SIM dos telefones Sony possam ser removidas com sua miniatura, em vez de uma ferramenta SIM. Pontuação 1 para facilidade de uso. Em alguns mercados, os telefones terão suporte para dois cartões SIM, em vez de um SIM e microSD.

A Sony decidiu colocar o leitor de impressões digitais na borda direita do telefone. Acho que esse é um grande compromisso quando a alternativa é não ter nenhum leitor ou, pior, sob o vidro da tela. Foi muito fácil treinar e usar. O leitor de impressões digitais funcionou com precisão e rapidez. O botão liga / desliga está acima do leitor de impressão digital e a alternância de volume está abaixo dele. Eu apenas mencionei isso porque a alternância de volume, em particular, está desativada. A ação é piegas e a alternância produz um som de clique muito alto quando pressionada. Isso vale tanto para o 10 quanto para o 10 Plus.

O painel traseiro é um pouco espartano. O plástico é achatado de um lado para o outro e só é interrompido pela câmera dupla e pelo flash LED perto do topo.

Como mostra nossa análise do Sony Xperia 10 Plus, a empresa criou alguns hardwares finos, principalmente considerando os preços acessíveis.

Exibição

  • Xperia 10: Full HD + LCD de 6 polegadas
  • 2.520 x 1080 pixels
  • 457ppi
  • Proporção de 21: 9
  • Xperia 10 Plus: Full HD + LCD de 6,5 polegadas
  • 2.520 x 1080 pixels
  • 421ppi
  • Proporção de 21: 9

As telas extra largas (ou altas) são o principal ponto de venda do Xperia 10 e Xperia 10 Plus. Não há dúvida de que essas telas definem a experiência, mas questiono se essa proporção realmente decolará como a Sony espera.

Por que 21: 9? A Sony insiste que é para onde o conteúdo de vídeo é direcionado. A maioria do conteúdo televisivo de hoje é criada na proporção comum de 16: 9, mas os filmes e, segundo a Sony, mais programas de TV estão direcionados para o formato 21: 9. O YouTube, por exemplo, ainda tem como padrão 16: 9, mas a Netflix geralmente oferece filmes em 21: 9.

O formato 16: 9 já caiu em desuso com os fabricantes de telefones. Samsung, LG, Apple, OnePlus, Huawei e muitos outros já passaram para 18: 9 ou 19,5: 9, dependendo do design. Com uma proporção de 2: 1 (18: 9) ou superior, os telefones podem suportar melhor a multitarefa em tela dividida.

A idéia por trás do 21: 9 em um telefone parece ser o desejo da Sony de se livrar das barras pretas que são frequentemente vistas acima e abaixo do conteúdo quando um filme 21: 9 é exibido na tela 16: 9 ou 18: 9. Em outras palavras, a Sony quer que seus telefones mostrem o filme inteiro em toda a tela sem cortes ou zoom. Não tenho certeza se os consumidores estão clamando por isso. Eu sei que não sou Eu acho que a Sony quer estar à frente da curva?

Por que 21: 9? A Sony insiste que é para onde o conteúdo de vídeo é direcionado.

As telas da série Xperia 10 diferem apenas em tamanho e densidade de pixels. Esses LCDs atendem facilmente às expectativas dos dispositivos nessa faixa de preço. A largura mais estreita da tela significa que a densidade de pixels é realmente muito boa. A resolução é pequena o suficiente para que os elementos na tela realmente se destaquem. Os ícones da tela inicial, por exemplo, são tão bem definidos que quase parecem estar flutuando.

A cor é precisa. Esses LCDs não direcionam os pixels para a super saturação, embora você tenha algum controle sobre isso. A exibição padrão é o "modo padrão" e ajuda fotos e vídeos a se destacarem um pouco mais. Você pode optar pelo "modo super-vívido", que maximiza a cor do conteúdo do vídeo. O vídeo parece mais vibrante com este modo ativado. Você também pode desativar esse recurso por completo, e as cores parecerão um pouco mais realistas.

Você também tem controle sobre o balanço de brancos, algo que poucos telefones oferecem. O Xperia 10 e o Xperia 10 Plus têm três predefinições de balanço de branco (quente, padrão, legal), além de uma opção personalizável pelo usuário. Mesmo definido em 50%, a tela empurra muita luz. Acioná-lo até o fim é praticamente como ligar um farol. Os ângulos de visão são excelentes.

Resumindo, sim, os filmes da Netflix costumam preencher toda a tela 21: 9 e ficam muito bem no Xperia 10 e no Xperia 10 Plus.

atuação

  • Xperia 10: Qualcomm Snapdragon 630
  • GPU Adreno 508
  • 3GB RAM
  • 64GB de armazenamento
  • Xperia 10+: Qualcomm Snapdragon 636
  • GPU Adreno 509
  • 4GB RAM
  • 64GB de armazenamento

Você não compra telefones de gama média por seu desempenho de benchmark, o que é uma boa coisa, porque o Xperia 10 e o Xperia 10 Plus sofreram um pouco. Estou surpreso com o quanto.

Ambos os telefones têm um processador Snapdragon série 600 a bordo. Esses não são o silício de primeira linha da Qualcomm, mas também não são de baixo custo. Os 630 e 636 devem fornecer resultados melhores que a média. No caso do Xperia 10 e 10 Plus, parece que não.

O Xperia 10 obteve 1.341 na marca 3D, 87855 no AnTuTu e 882 no GeekBench. Esses números colocam os 10 nos 20% inferiores.

O Xperia 10 Plus obteve 1469 no 3DMark, 117586 no AnTuTu e 1346 no GeekBench. Esses resultados colocam o telefone nos 30% inferiores quando comparado a outros telefones. Para encontrar outras pontuações tão baixas, você precisará ir para os telefones da época de 2016, como o OnePlus 3 ou o Galaxy S6.

Fundamentalmente para a Sony, os números nos benchmarks não são tudo. Apesar das pontuações que vi, os dispositivos funcionaram perfeitamente quando se tratava de aplicativos e tarefas diárias. Não vi nenhuma falha de atraso, gagueira ou aplicativo. Os telefones eram sólidos e fizeram tudo sem hesitar. Então ¯ _ (ツ) _ / ¯.

Bateria

  • Xperia 10: 2.870mAh
  • Xperia 10 Plus: 3.000mAh

A Sony garantiu que o Xperia 10 e o Xperia 10 Plus tenham baterias alinhadas com as dos dispositivos concorrentes, não apenas em tamanho, mas também em longevidade.

Depois de usar os dois telefones por uma semana, achei que cada um era capaz de proporcionar um dia de duração da bateria. A bateria ligeiramente menor do Xperia 10 é tão dura quanto a bateria maior do Xperia 10 Plus. Os telefones ofereciam uma duração de bateria equivalente.

Havia pouco espaço de sobra. Os telefones geralmente estavam perto de sua reserva no final do dia, em condições operacionais normais. Isso significa que eles caíram abaixo de 20%. O uso intenso ao longo do dia os levou a 10%, que é a zona de perigo.

A boa notícia aqui é que a Sony inclui um excelente software de bateria para ajudar a gerenciar suas necessidades de energia. O modo de resistência, quando ativado, adiciona facilmente várias horas de duração da bateria. Isso é feito reduzindo o brilho da tela, reduzindo as notificações, diminuindo a saída do processador e desativando rádios estranhos. Se você realmente tiver problemas, o Modo Ultra Resistência fornecerá literalmente dias de bateria extra, desde que você não se importe com o telefone operando com apenas alguns aplicativos principais.

Não há cobrança sem fio, o que é bom considerando os preços dos telefones.

Câmera

Câmeras traseiras:

  • Xperia 10: 13MP f / 2 padrão
  • Grande angular de 5MP f / 2.4
  • Xperia 10 Plus: Padrão de 12MP f / 1.75
  • Telefoto de 8MP f / 2.4

Câmera frontal:

  • Grande angular de 8MP f / 2.0
  • Selfie de retrato
  • HDR

Recursos:

  • Bokeh
  • ISO 12.800 (foto)
  • ISO 3.200 (vídeo)
  • Steadyshot
  • HDR
  • Câmera lenta de 120fps
  • Vídeo 4K a 60fps

A Sony deu a cada telefone uma configuração de câmera dupla na parte traseira e uma única câmera na frente. As especificações de cada um diferem um pouco, mas a lista de recursos é a mesma. É fácil interagir com o aplicativo da câmera. Ele é aberto com um duplo clique no botão de bloqueio de tela e o faz rapidamente. Os controles rápidos estão no lado esquerdo do visor e os botões do obturador / modo estão no lado direito.

Os modos de fotografia seguem a norma para um dispositivo Sony. Além da captura padrão de fotos e vídeos, você tem retrato em selfie, bokeh, câmera lenta, efeito RA, modo manual, efeito criativo e panorama. O efeito AR permite que você vista suas fotos com material de realidade aumentada, como dinossauros, enquanto o efeito criativo permite aplicar filtros ao vivo a fotos / vídeo, como desenho a lápis, cores vintage etc.

O modo manual permite controlar o foco automático, velocidade do obturador, ISO, brilho e balanço de branco. Desejo que a velocidade do obturador seja mantida por mais de um segundo.

Poucos telefones exibem um flash com cinco funções. O Xperia 10 e 10 Plus permite que você ligue ou desligue o flash, flash de preenchimento, redução de olhos vermelhos e lanterna. Cavar totalmente isso. O flash de preenchimento, em particular, é útil quando você faz retratos noturnos e não deseja superexpor totalmente o assunto.

Uma observação sobre as proporções. Se você quiser a contagem total de pixels do sensor da câmera, precisará optar pela proporção de aspecto 4: 3. Esta é a configuração padrão. Você pode cortar para 16: 9 (para caber na TV ou no computador), 1: 1 (para Instagram) e, sim, 21: 9 (para preencher a tela do próprio telefone). Cada uma dessas proporções alternativas reduz o número total de pixels capturados.

O Sony Xperia 10 e Xperia 10 Plus tiram fotos muito boas quando comparados aos telefones nessa faixa de preço.

Como é o pix? Devo primeiro salientar que os telefones têm CPUs / GPUS diferentes e sensores diferentes para as câmeras principais. Apesar de todo o resto ser o mesmo, essas duas disparidades no hardware aparecem nas fotos - mesmo que um pouco.

As fotos que eu capturei com o Xperia 10 frequentemente ficaram um pouco mais quentes (mais amarelas), principalmente com os sensores principais. A câmera selfie mostrou resultados mais naturais. O foco era geralmente nítido e a exposição era boa principalmente. O Xperia 10 teve um pequeno problema com fotos com muito contraste (áreas escuras e brilhantes). Por exemplo, a árvore abaixo está um pouco desbotada porque a câmera compensou demais o fundo claro.

As fotos que tirei com o Xperia 10 Plus mostraram melhor exposição, melhor balanço de branco, mas o foco foi menos consistente. Você pode ver alguma suavidade aqui e ali nas fotos abaixo.

Selfies acabaram bem. Eu não pareço muito esquisito no retrato de selfie, embora o efeito bokeh claramente não seja perfeito. Pelo menos o tom e a exposição da pele são bons.

Os telefones permitem gravar vídeos de até 4K e até 60fps. Fiquei bastante satisfeito com os resultados. Alguns vídeos estavam um pouco granulados.

Em suma, o Sony Xperia 10 e o Xperia 10 Plus tiram fotos muito boas quando comparados aos telefones nessa faixa de preço e o fazem com um aplicativo fácil de dominar.

Amostras de resolução completa estão disponíveis para o Xperia 10 aqui e o Xperia 10 Plus aqui.

Programas

  • Android 9 Pie

A Sony lançou os dois telefones com o Android 9 Pie. Este é o mais recente sistema operacional do Google. Os dispositivos executam uma versão basicamente limpa do Android, e isso é bom para mim. As maiores diferenças que você encontrará são as cores de fundo e algumas fontes. A mecânica principal do sistema operacional não mudou. Em outras palavras, você tem uma tela inicial, gaveta de aplicativos, configurações rápidas / painel de notificação e a interface do usuário baseada em pílulas pela qual Pie é conhecido.

Vale ressaltar algumas características únicas. Como você pode imaginar, é realmente difícil chegar ao topo da tela nesses telefones altos e magros. Chamar a operação com uma mão é muito fácil e ajuda bastante. Toque duas vezes no botão de início e a área de trabalho inteira diminui. É mais fácil interagir com a sombra de notificação, por exemplo, quando a interface do usuário é reduzida. Outro toque duplo envia a área de trabalho de volta ao tamanho original.

Também tem sentido lateral. Esse recurso é semelhante ao Edge Screen da Samsung. Uma barra curta aparece no lado esquerdo ou direito da tela. Tocar duas vezes na barra abre uma pequena janela com atalhos para vários aplicativos e ações principais. Eu gosto que é totalmente personalizável.

A multitarefa em tela dividida funciona muito bem na tela alta. Com a enorme proporção, você desfrutará de janelas maiores ao executar dois aplicativos lado a lado. A Sony diz que espera introduzir um Google Voice Action para que os proprietários do Xperia 10 e Xperia 10 Plus possam usar comandos de voz para abrir dois aplicativos ao mesmo tempo. Ainda não vimos isso.

Áudio

  • Fone de ouvido de 3,5 mm
  • Áudio de alta resolução
  • DSEE HX e LDAC
  • Amplificador inteligente
  • Alto-falante mono

O primeiro tocador de música que eu já possuía, o primeiro apenas meu, foi um Sony Walkman. Era do tamanho de um tanque e apresentava um rádio FM / AM e toca-fitas. Foi o amor da minha vida por anos, como tem sido quase todos os players de mídia que possuo ao longo das décadas. Nada é tão valorizado por mim quanto a capacidade de trazer música comigo aonde quer que eu vá.

É por isso que fico feliz em dizer que o Xperia 10 e 10 Plus da Sony oferece os produtos de música. O que você precisa saber é o seguinte: o 10 e o 10 Plus são limitados apenas pelos fones de ouvido.

O software permite fazer coisas como atualizar a qualidade dos arquivos compactados, otimizar as configurações de som do seu ambiente, personalizar um equalizador de 5 bandas e equilibrar o volume da mídia. Essas ferramentas são opcionais, mas fazem a diferença se você quiser brincar um pouco.

Melhor ainda, isso vale para fones de ouvido com e sem fio. Com o aptX integrado, seus fones de ouvido Bluetooth compatíveis podem produzir um som mais limpo e cheio.

Minha maior reclamação é que existe apenas um alto-falante, o que significa que o áudio sai da esquerda ou da direita quando você está segurando o telefone de lado para assistir ao vídeo. O alto-falante em si faz um trabalho muito bom.

As chamadas telefônicas nas redes da AT&T e da T-Mobile pareciam muito boas.

Especificações do Sony Xperia 10 e Xperia 10 Plus

Considerações finais e onde comprar

Preciso dar crédito à Sony por correr um pouco de risco com o Xperia 10 e o Xperia 10 Plus. Os displays 21: 9 os destacam - literalmente, porque são muito altos. A aparência embaraçosa à parte, esses telefones têm visores atraentes, chassi robusto e recursos de estacas de mesa, como fones de ouvido e leitores de impressões digitais. A duração da bateria apenas deixa a marca.

O software Android 9 Pie funciona bem nesses telefones, apesar das pontuações abaixo da média, e as personalizações da Sony realmente ajudam na usabilidade. O aplicativo da câmera é poderoso e o 10 e o 10 Plus conseguem tirar fotos acima da média pelo preço.

O Sony Xperia 10 e o Xperia 10 Plus estão disponíveis na Amazon, Best Buy, B&H Photo Video e Focus. Isso conclui nossa análise do Sony Xperia 10 Plus.

R $ 379,99 Sem impostos: R $ 379,99

O Blackberry não é a marca icônica de martphone que era ante, agora rebaixada para uma poição de nicho.No último doi ano, mudou draticamente a maneira como faz negóc...

Como bloquear sites no Android

Lewis Jackson

Julho 2024

e você cotuma entregar eu martphone ou tablet para eu filho, é eencial ter controle do pai e bloquear conteúdo inapropriado. Você também pode utilizar o bloqueio de ite para a...

Artigos Recentes