Qualcomm Snapdragon 855 e Snapdragon 855 Plus vs Kirin 990

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 10 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
KIRIN 990 "ВЗУЕТ" Snapdragon 855 И ТРАМП НЕ ПОМОЖЕТ!
Vídeo: KIRIN 990 "ВЗУЕТ" Snapdragon 855 И ТРАМП НЕ ПОМОЖЕТ!

Contente


O Huawei Mate 30 Pro possui muitos novos equipamentos de ponta, incluindo o mais recente processador de aplicativos móveis Kirin 990 da Huawei. Durante o lançamento do telefone, a Huawei obteve o melhor desempenho da categoria que poderia superar o Snapdragon 855 da Qualcomm e o Exynos 9825 da Samsung. Com o Mate 30 Pro agora em nossas mãos, podemos testar as alegações da Huawei.

Não sendo ninguém a ser ultrapassado, a Qualcomm anunciou uma versão atualizada de seu principal chip no início deste ano - o Snapdragon 855 Plus. O 855 Plus é principalmente uma atualização focada em jogos, que é a principal lacuna que a Huawei trabalhou recentemente para fechar. Os primeiros smartphones com o Snapdragon 855 Plus já estão no mercado, incluindo o OnePlus 7T.

Hoje, estamos comparando como esses chips mais recentes se enfrentam contra o Snapdragon 855, que alimentou a maioria dos principais aparelhos deste ano. Aqui está uma visão geral detalhada do Qualcomm Snapdragon 855 e 855 Plus vs o Kirin 990.


Snapdragon 855 e Snapdragon 855 Plus vs Kirin 990: especificações

Antes de mergulharmos em alguns números de referência, vamos recapitular as principais especificações desses SoCs avançados. O Kirin 990 se destaca como o primeiro chipset principal que ostenta um modem 5G integrado, embora a Huawei também faça um modelo somente para 4G que apresenta alguns relógios de CPU ligeiramente mais baixos.

Todos os quatro chips aqui possuem oito núcleos de CPU. No entanto, as configurações são ligeiramente diferentes. A Huawei opta por uma configuração 2 + 2 + 4 grande, média e pequena, que oferece dois grandes núcleos para aplicativos mais exigentes. Enquanto isso, o Snapdragon 855 e 855 Plus optam por um design 1 + 3 + 4 com base na hipótese de que aplicativos exigentes geralmente exigem apenas um thread de CPU de alto desempenho. Uma das principais diferenças entre o Snapdragon 855 e o 855 Plus é que esse grande núcleo “Prime” vê um aumento na velocidade do clock para 2,96 GHz, o maior relógio oferecido aqui.


As diferenças de velocidade de clock e os núcleos de CPU aprimorados nos anos 855 dificultam o julgamento do desempenho com base apenas nas especificações. A Qualcomm opta por relógios mais altos nos núcleos maiores. O Kirin 990 é um pouco mais conservador em seus grandes núcleos, mas empurra seus quatro pequenos núcleos Cortex-A55 um pouco mais. Apesar das diferentes abordagens, os pacotes gerais de CPU são bastante difíceis de separar de maneira significativa.

O talento gráfico é igualmente difícil de separar no papel. Sabemos pouco sobre a GPU Adreno interna da Qualcomm, dificultando comparações diretas com o Mali de Arm. A Huawei aumentou o número de núcleos de GPU nesta geração, o que diminui a diferença com o Snapdragon 855. No entanto, o 855 Plus promete um salto de 15% no desempenho da GPU que deve manter o nariz na frente.

Em outros lugares, vemos o mesmo nível de suporte para RAM LPDDR4X e memória rápida UFS 3.0 em ambos os chips e suas variantes. Todos os chips são construídos no processo Finnets de 7 nm da TSMC. No entanto, o modelo Kirin 990 5G é construído com a tecnologia de ponta de 7nm + EUV da TSMC. Esse processo aprimorado é provavelmente o que permite à Huawei aumentar os relógios da CPU da versão 5G.

Snapdragon 855 e Snapdragon 855 Plus vs Kirin 990: benchmarks

Para essas comparações, usamos o Huawei Mate 30 Pro com a variante 4G do Kirin 990. As velocidades de clock do núcleo da CPU menores são um pouco mais baixas que o modelo 5G Kirin 990, mas isso não resultará em uma grande diferença de desempenho. Ainda assim, é algo a ter em mente ao analisar os números de desempenho da CPU multinúcleo. Isso certamente irá melhorar no Kirin 990 5G.

Da mesma forma, o Asus ROG Phone 2 é o único telefone nesta lista que possui uma tela com uma taxa de atualização acima de 60Hz. Como resultado, o telefone é capaz de atingir uma taxa de quadros muito mais alta em alguns benchmarks, mas ainda não sabemos como o Kirin 990 funcionaria com um limite de taxa de atualização semelhante acima de 60Hz.

Com isso em mente, aqui estão os resultados.

Começando com os núcleos da CPU, há uma revelação bastante interessante. É o Kirin 990 que se destaca no resultado da CPU de núcleo único, apesar do Snapdragon 855 Plus ter a maior velocidade de clock. Provavelmente, isso se deve a um cache e / ou memória aprimorados no Kirin 990, como o recurso Smart Cache, que mantém o núcleo de alto desempenho bem alimentado. Há também uma dúvida sobre quanto tempo o Snapdragon 855 Plus pode sustentar seus relógios de pico, mas isso é algo que merece uma investigação mais aprofundada.

As pontuações da CPU multinúcleo estão muito mais próximas, como esperado. Há alguma variação nos aparelhos Snapdragon 855 e 855 Plus, embora o Kirin 990 4G esteja na cabeça do grupo. Temos que imaginar que o modelo Kirin 990 5G, com suas velocidades de clock mais altas, sairia na frente.

O Kirin 990 cria uma pequena vantagem no desempenho da CPU de núcleo único.

Os resultados gráficos mostram uma imagem diferente. As alegações da Huawei de que o Kirin 990 alcançou o Snapdragon 855 parece ser verdade, embora o chip não avance conforme a Huawei se orgulha. A liderança de 6% elogiada pelo desempenho provavelmente foi retirada de um jogo específico. No entanto, se a Huawei puder oferecer desempenho de jogo para o Snapdragon 855 com eficiência energética 20% melhor, isso é uma vitória para os jogadores da Huawei.

O Kirin 990 vs Snapdragon 855 Plus é uma questão diferente. A variante 855 Plus mostra cerca de 13% de vantagem no 3DMark, incluindo a 855 normal. A Qualcomm posicionou o 855 Plus como uma atualização focada em jogos e é definitivamente onde você verá a maior diferença. Como mencionamos anteriormente, o 855 Plus no Asus ROG Phone 2 também é um ótimo par para levar a tela de 120Hz a seus limites.

O Kirin 990 alcança o desempenho gráfico do Snapdragon 855s, mas o 855 Plus está bem à frente.

Em jogos reais, todos esses chips oferecem níveis semelhantes de alto desempenho. Com a maioria dos telefones bloqueados para 60Hz, o Snapdragon 855 e Kirin 990 parecem quase inseparáveis. No entanto, com os monitores de 90Hz e 120Hz cada vez mais comuns, o Snapdragon 855 Plus fornece o ruído extra necessário para atingir essas taxas de quadros mais altas.

Além dos benchmarks

Obviamente, há mais nos processadores de aplicativos móveis do que apenas desempenho. Já abordamos o modem 5G do Kirin 990, o processo 7nm + EUV e os ganhos de eficiência energética da GPU que o tornam um ótimo chip fora dos recursos de CPU e GPU.

A Huawei e a Qualcomm se orgulham de oferecer suporte líder do setor para plataformas heterogêneas de computação, redes neurais e IA. O DSP Hexagon 685 do Snapdragon 855 marcou a primeira inclusão da Qualcomm de melhorias de desempenho de vetor dedicadas e um acelerador de tensor. Eles foram projetados para acelerar as cargas de trabalho comuns de aprendizado de máquina.

Da mesma forma, o Kirin 990 possui o NPU interno DaVinci da Huawei para executar esses tipos de tarefas. O Kirin 990 4G inclui uma versão grande e pequena deste processador para alto desempenho e tarefas sempre ativas. A variante 5G dobra a grande contagem de NPUs para obter desempenho substancialmente mais. Infelizmente, ainda não podemos comparar esses processadores, mas as duas empresas estão dedicando quantidades crescentes de silício aos recursos de aprendizado de máquina.

As duas empresas também estão na vanguarda da tecnologia de processamento de sinal de imagem. Os dois oferecem recursos de imagem cada vez mais poderosos incorporados no hardware para alto desempenho e baixo consumo de energia.

O Snapdragon 855 viu a introdução do CV-ISP da Qualcomm (ISP de visão computacional). Esse design libera ciclos Hexagon DSP ao executar tarefas comuns de processamento de imagem, economizando até 4x a energia. Da mesma forma, o Kirin 990 da Huawei possui silício ISP dedicado que agora lida com redução de ruído BM3D de nível DSLR em hardware, codificação de vídeo 4K a 60 fps competitiva e vídeo em câmera lenta de 7680 fps em excesso. A preferência se resumirá a quais recursos você usará regularmente.

Snapdragon 855 e Snapdragon 855 Plus vs Kirin 990: o veredicto

Huawei e Qualcomm continuam a enfrentar a corrida SoC móvel, e os chips mais recentes da empresa não são exceção. A Huawei fechou a lacuna de jogos em relação ao seu rival, que tem sido o calcanhar de Aquiles de Kirin nas gerações passadas. Embora o Snapdragon 855 Plus seja a opção mais poderosa em jogos, sua energia extra é utilizada em telefones com tela de 90Hz ou 120Hz.

O Kirin 990 reivindica uma vitória marginal sobre o 855 e o 855 Plus no departamento de CPU. Ele também oferece integração 5G mais eficiente do que rivaliza com a configuração externa de modem 5G.

Dito isto, a Huawei foi a primeira a anunciar seus chips de última geração. Sua verdadeira concorrência virá do próximo anúncio do Snapdragon e Exynos, destinado aos principais smartphones de 2020. A Huawei pode oferecer uma liderança em algumas áreas no momento, mas a Qualcomm certamente disputará o primeiro lugar nessas categorias novamente no final deste ano.

A U $ 40 por mê para dado ilimitado e ilimitado, o erviço pré-pago Viible da Verizon certamente merece ua atenção. Dito ito, um do plano da Verizon Prepaid oferece 15 GB de da...

O flaghip mai antigo ão uma boa maneira de obter um telefone poderoo e repleto de recuro por um preço mai barato, e o LG V30 não é exceção. O último acordo do eBay p...

Ganhando Popularidade