Wi-Fi aos 20 anos: a tecnologia mais importante da Internet está prestes a crescer

Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Wi-Fi aos 20 anos: a tecnologia mais importante da Internet está prestes a crescer - Tecnologias
Wi-Fi aos 20 anos: a tecnologia mais importante da Internet está prestes a crescer - Tecnologias

Contente


Wi-Fi está em toda parte

No início deste ano, uma importante expedição ocorreu no Himalaia, no sopé do Monte Everest. O objetivo não era atingir o pico mais alto do mundo, mas fornecer acesso à Internet para os alpinistas e seus guias na forma de Wi-Fi. Sim, o acampamento base na geleira Khumbu no Nepal agora oferece Wi-Fi, como qualquer lugar civilizado.

O Wi-Fi percorreu um longo caminho desde que o 802.11b foi construído em 1999. A tecnologia de rede sem fio aumentou em mil vezes as velocidades de 11 Mbps para quase 10 Gbps - e em algum lugar ao longo do caminho tornou-se sinônimo da própria Internet.

Olhando para trás

Quando perguntado qual é a maior força do Wi-Fi, Kevin Robinson, vice-presidente de marketing da Wi-Fi Alliance, disse , "Ele oferece desempenho acessível que nenhuma outra tecnologia pode oferecer pelo preço".

Wi-Fi está em toda parte. Existem mais de 13 bilhões de dispositivos Wi-Fi ativos implantados em todo o mundo. A tecnologia já move mais da metade do tráfego diário da Internet em algum momento, e isso só deve aumentar.


Pense por um momento em que você usa Wi-Fi: em casa, no escritório, na escola, em cafeterias, no aeroporto, em parques públicos, diabos, até em acampamentos e aviões. Hoje, você pode transmitir televisão ao vivo e vídeo sob demanda a 35.000 pés, graças ao Wi-Fi a bordo.

Existem mais de 13 bilhões de dispositivos Wi-Fi ativos implantados em todo o mundo.

Os smartphones provavelmente desempenharam um grande papel na ampla adoção do Wi-Fi há mais de uma dúzia de anos atrás, observou Robinson. Dispositivos como o iPhone original, limitado a redes 2G, contavam com Wi-Fi doméstico para as conexões de alta velocidade necessárias ao iTunes e à App Store. Quando os smartphones equipados com Wi-Fi cresceram, o mesmo ocorreu com o ecossistema maior como um todo.

Desde então, o Wi-Fi superou literalmente o fosso digital. Ele fornece uma linha de vida em países do terceiro mundo em que as redes celulares são impossíveis ou impraticáveis ​​de manter; conecta bilhões de nós a nossos aplicativos e conteúdo todos os dias; e, sim, também fornece um link para o mundo a partir da montanha mais alta do planeta.


Agora que tem 20 anos, alguns a consideram uma tecnologia de meia-idade. Pode-se pensar que é difícil manter o ritmo da inovação, mas "quase parece que estamos acelerando", observou Robinson.

Olhando para o futuro

A organização está antecipando o lançamento do Wi-Fi 6 ainda este ano. A versão de última geração, tecnicamente chamada 802.11ax, promete um salto de 30% nas velocidades, melhor segurança e melhor desempenho quando muitos dispositivos estão conectados à mesma rede.

O Wi-Fi 6 faz melhor uso do espectro disponível. O uso eficiente das ondas de rádio libera o tempo de exibição de mais dispositivos.Isso significa que sistemas grandes, como os dos estádios, poderão lidar com mais conexões, mesmo a partir de equipamentos mais antigos. Ele também adiciona suporte ao WPA3, o novo protocolo de segurança que protegerá melhor os dispositivos e as próprias redes. Por exemplo, empresas e governos poderão tirar proveito de um conjunto de segurança de 192 bits para criptografar comunicações confidenciais. O novo padrão tornará mais simples e menos doloroso a conexão de dispositivos sem telas.

A Aliança espera que os equipamentos com certificação Wi-Fi 6 sejam enviados em volume no final deste ano e até o início de 2020. É possível ver os primeiros smartphones Wi-Fi 6 assim que nos meses de outono. (Talvez a Samsung seja pioneira no Galaxy Note 10?)

"Os próximos 20 anos serão tão emocionantes quanto os primeiros 20", concluiu Robinson. Considerando o que o Wi-Fi já oferece, o que mais poderíamos esperar?

Até 16 milhõe de core e a capacidade de controlar toda a configuração de iluminação com apena um telefone ão fantática. Ma e você não etiver pronto pa...

O Philip Hue é um do itema de iluminação inteligente mai populare do mercado. Ele vem com doi produto principai. A primeira é a lâmpada Philip Hue, que funciona e e encaixa n...

Posts Frescos