Então, o que é uma VPN e por que você deveria se importar?

Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 28 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Então, o que é uma VPN e por que você deveria se importar? - Tecnologias
Então, o que é uma VPN e por que você deveria se importar? - Tecnologias

Contente


Você provavelmente já os viu. Os endereços IP são compostos de quatro números menores que 256 com um ponto entre eles, digamos 10.2.18.67 ou 34.16.23.198. O endereço IP é usado para rotear os dados do seu computador para o servidor web. Agora, a questão dos endereços IP é que eles são 1) visíveis para todos os equipamentos que lidam com o tráfego da sua rede, 2) atribuídos em blocos.

O que isso significa é que seu modem, sua companhia telefônica, os roteadores que enviam os dados pela Internet e pelo servidor da Web precisam conhecer o seu endereço IP. Porém, como os endereços IP são atribuídos em blocos, isso também significa que as informações sobre a companhia telefônica e quais blocos ela possui estão em um grande banco de dados em algum lugar. Há outras coisas acontecendo também, mas o resultado é que sempre que você se conecta a um servidor da Web, o servidor conhece o seu endereço IP e também pode determinar sua localização. O servidor da web provavelmente também registrará seu endereço IP, normalmente para análise de tráfego, e provavelmente apenas temporariamente, pois o log será excluído ou arquivado após um mês. No entanto, seu endereço IP está sendo registrado.


Para testar isso, visite um site como whatismyipaddress.com ou ipfingerprints.com e você verá o que quero dizer.

Na maioria das vezes, isso não é um problema. O fato de alguém conectado ao Facebook não causar problemas a ninguém. Mas e se eu quisesse ler uma página da Web sobre algo um pouco mais sensível, sobre uma doença ou um problema emocional ou sobre um assunto que é tabu no país ou na cultura em que moro? Agora, de repente, a idéia de um pouco de privacidade é mais importante.

Depois, há a questão dos pontos de acesso Wi-Fi públicos. Então, eu estou sentado na minha cafeteria local e me conectei ao Wi-Fi gratuito. No entanto, muitos desses pontos de acesso Wi-Fi gratuitos estão completamente abertos sem nenhuma criptografia. Você não tem garantia sobre o equipamento fornecido pela cafeteria ou sobre qualquer espionagem que eles possam estar fazendo. Mas, pior ainda, é realmente muito fácil para outra pessoa conectada ao mesmo Wi-Fi capturar todos os pacotes que estão sendo enviados por essa conexão criptografada aberta. Retirar a senha e capturar uma lista de sites e serviços que você está usando é muito fácil. Além disso, existe o problema de pontos de acesso Wi-Fi não autorizados, configurados apenas para roubar suas informações. Ei, olha, a cafeteria agora tem Wi-Fi gratuito, não foi na semana passada, eles devem ter atualizado ... ótimo! Ou será que algum hacker está montando um pote de mel para capturá-lo de surpresa?


Portanto, você nunca, nunca, nunca deve fazer nada como acessar serviços bancários on-line ou PayPal quando conectado ao Wi-Fi público ... Nunca!

Há também outro problema. Algum conteúdo está bloqueado em determinados países, por razões políticas ou por razões comerciais. Um exemplo benigno pode ser se eu estiver viajando em negócios fora do meu país de residência normal e quiser assistir TV no meu país de origem. Na maioria das vezes, isso não é possível, pois o serviço de recuperação (como o BBC iPlayer) me diz que o conteúdo não está disponível fora do Reino Unido. Isso também se aplica a serviços como Hulu, Netflix e Amazon Video.

Então, basicamente, o endereço IP usado é o ponto em que seus dados entram na Internet, normalmente o endereço atribuído ao seu modem através do seu provedor de serviços.

O que é uma VPN e o que ela faz

Então, o que é uma VPN? O que uma VPN faz é permitir que seus dados passem por uma conexão criptografada da sua casa (ou smartphone) para outro ponto da Internet, provavelmente em outro país, e depois cheguem à Internet pública. Como um coelho mergulhando em um buraco que leva a outra saída em outro lugar.

O resultado dessa conexão criptografada é que seus dados têm o endereço IP atribuído à outra extremidade do túnel, não à sua casa. Isso significa que, quando você se conecta a um servidor Web, o endereço IP visto pelo servidor é o do ponto final da VPN, não o seu endereço IP residencial. Portanto, agora, se você acessar um site confidencial, seu endereço IP e localização não serão expostos. Além disso, se você estiver viajando, poderá se conectar a um ponto de extremidade da VPN em seu país de origem e acessar o conteúdo como se estivesse em casa.

Há também outro benefício surpreendente. Alguns serviços online cobram valores diferentes, dependendo da sua localização. Pessoalmente, comprei coisas mais baratas conectando-me através de uma VPN para convencer o serviço online do que nos EUA e não na Europa. Isso também se aplica a tarifas aéreas. O Express VPN fez um estudo que mostra que existem grandes diferenças de preços na compra de bilhetes on-line, dependendo da sua localização.

Como as VPNs funcionam?

A primeira coisa que você precisa fazer para usar uma VPN é encontrar um provedor de VPN. Pessoalmente, eu recomendaria o Express VPN, no entanto, existem muitas opções por aí. Depois de se inscrever, você terá acesso a algumas informações de login, incluindo suas credenciais (nome de usuário / senha) e uma lista de servidores. Os servidores serão espalhados pelo mundo e você precisará escolher quais servidores usar, de acordo com suas necessidades.

Dependendo do provedor de serviços, você precisará configurar a VPN manualmente ou usar um programa / aplicativo. O Express VPN tem um aplicativo Android que automatiza todo o processo, mas você também pode configurá-lo manualmente. O seu provedor de serviços VPN terá instruções passo a passo, mas basicamente no Android você toca em Mais… debaixo deRedes sem fio e outras seção das configurações, toque em VPN e adicione uma nova VPN. Digite os detalhes do servidor, juntamente com seu nome de usuário e senha, e está tudo pronto. As VPNs não se limitam apenas ao Android; você pode usá-las no Windows, OS X, Linux, Chrome OS e assim por diante.

Ao usar pontos de acesso Wi-Fi públicos, todos os seus dados são enviados sem criptografia para o roteador, o que significa que qualquer pessoa na área pode capturar seus dados.

Depois de configurar uma VPN, você precisa se conectar a ela. Você pode fazer isso da mesma maneiraVPNna página Configurações (ou use seu aplicativo dedicado de provedores, se houver). O que acontece agora é que o seu smartphone fará uma conexão criptografada com o servidor VPN em qualquer país que você escolher. Agora todo o tráfego da Internet (incluindo pesquisas de DNS) passará por esse túnel criptografado antes de chegar à Internet pública. Quando ele sai do túnel e segue adiante, estará descobrindo o endereço IP do servidor VPN e não o seu endereço IP. Quando os dados retornam, eles dirigem-se primeiro ao servidor e depois o servidor os envia de volta ao longo do túnel criptografado.

Se você está se perguntando, sim, os dados ainda precisam passar pelo Wi-Fi para o roteador / modem e depois para a companhia telefônica. Mas agora todos esses dados são criptografados e não são descriptografados até atingirem o servidor VPN. Dessa forma, sua empresa de telecomunicações local não pode ver o que você está acessando, nem qualquer governo ou instituição estadual.

Além disso, se você estiver usando um ponto de acesso Wi-Fi público gratuito e aberto, ao usar uma VPN, todos os seus dados (incluindo o que está sendo enviado pelo Wi-Fi para o roteador Wi-Fi da cafeteria) agora serão criptografados. Qualquer pessoa com um laptop tentando capturar senhas e informações do site captura apenas dados criptografados!

Procurando mais detalhes sobre como usar uma VPN? Não deixe de conferir nosso guia.

Algum aspecto negativo do uso de uma VPN?

As VPNs são uma ótima solução para os problemas de privacidade que descrevi; no entanto, as VPNs não são uma solução perfeita, existem alguns aspectos negativos. Primeiro de tudo velocidade. Como você envia intencionalmente seus dados pela metade do mundo antes mesmo que eles tenham a chance de seguir em direção ao servidor certo, as velocidades de conexão VPN serão mais lentas que a sua conexão normal, não VPN. Além disso, seu provedor de VPN terá apenas uma certa quantidade de recursos. Se o servidor VPN estiver sobrecarregado, porque há muitos clientes e servidores insuficientes, a velocidade das conexões cairá. O mesmo vale para a largura de banda do servidor.

Em segundo lugar, as conexões VPN podem cair inesperadamente (por várias razões) e se você não notou que a VPN não está mais ativa, você pode continuar usando a Internet pensando que sua privacidade é segura, mas não é.

Em terceiro lugar, o uso de VPNs é proibido em alguns países, precisamente porque eles oferecem anonimato, privacidade e criptografia.

Por fim, alguns serviços online têm um sistema para detectar o uso de VPNs e, se acharem que alguém está se conectando por meio de uma VPN, poderão bloquear o acesso. Por exemplo, a Netflix fez muito barulho sobre o bloqueio de usuários de VPN.

Uma olhada nas suas opções de VPN

Em resumo, sempre que você usa a Internet, seu endereço IP é conhecido e provavelmente está registrado. O IP também pode revelar informações sobre sua localização. Se for emitido um tipo de mandado, o seu provedor de serviços da Internet poderá corresponder seu endereço IP diretamente a você. Além disso, ao usar pontos de acesso Wi-Fi públicos, todos os seus dados são enviados sem criptografia para o roteador, o que significa que qualquer pessoa na área pode capturar seus dados e roubar coisas como senhas e os sites que você visitou enquanto estava conectado. Além disso, há a questão dos serviços que bloqueiam o conteúdo, dependendo da sua localização atual.

Leitura adicional: Melhores VPNs para uso na China | Melhores VPNs para torrent | Melhores VPNs baratas

As VPNs fornecem uma maneira de criptografar a primeira parte da sua conexão com a Internet, mas ao mesmo tempo mascaram seu endereço IP e localização. O resultado é um aumento na privacidade e proteção, além da capacidade de desbloquear conteúdo protegido por áreas geográficas. As VPNs não são necessárias o tempo todo, no entanto, há momentos em que são essenciais.

Existem algumas opções disponíveis para VPNs, mas recomendamos o ExpressVPN. Obviamente, isso está longe das suas únicas opções, algumas outras opções conhecidas incluem PureVPN, IPVanish, NordVPN e SaferVPN.


Se você está procurando uma VPN, recomendamosExpressVPN para Android. É de US $ 8,32 por mês se você pagar um adiantamento de um ano, mas você recebe três meses de bônus gratuitamente e poderecupere seu dinheiro dentro de 30 dias, se você não estiver completamente satisfeito. Veja nossa análise.

Se o ExpressVPN não for adequado para você, veja nossa lista completa dos melhores VPNS em nossa página de hub.

Vale a pena conferir outros recursos de VPN

Agora você já sabe a resposta para o que é uma VPN. Deseja aprender ainda mais sobre VPNs? está de costas! Confira alguns outros ótimos recursos:

  • O que uma VPN pode fazer com seus dados?
  • Como configurar uma VPN no Android
  • Como usar uma VPN da maneira certa e economizar muito dinheiro
  • Melhores serviços gratuitos de VPN
  • Os serviços de VPN mais rápidos nos quais você pode confiar

Melhores smartphones Snapdragon 845

Lewis Jackson

Julho 2024

O Pixel 3 e o Pixel 3 XL podem não rivalizar com muito telefone em termo de epecificaçõe, ma otentam proceadore napdragon 845 e melhoram o apecto que tornou o Pixel 2 tão bom - a c...

O futebol europeu (ou futebol) é um do eporte mai populare do mundo. Exitem centena de liga, milhare de equipe e dezena de milhare de jogadore. É um fenômeno, realmente. Há uma to...

Posts Populares