Revisão do Vivo X21: Rápida e divertida, mas não sem compromissos

Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 27 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Revisão do Vivo X21: Rápida e divertida, mas não sem compromissos - Rever
Revisão do Vivo X21: Rápida e divertida, mas não sem compromissos - Rever

Contente

27 de maio de 2018


27 de maio de 2018

Revisão do Vivo X21: Rápida e divertida, mas não sem compromissos

Sobre esta avaliação do Vivo X21

Passei cerca de dez dias com uma unidade de revisão do Vivo X21 UD (número do modelo “vivo 1725”) para esta revisão. O telefone executa a versão mais recente disponível ao público do Funtouch OS 4, compila PD1728F_EX_A_1.6.18, com base no Android 8.1, executando os patches de segurança de março. Usei o telefone principalmente no Wi-Fi do meu escritório em casa, mas também na rede 4G da Orange Romania.

O Vivo X21 UD é a variante superior da linha, apresentando um sub-display sensor de impressão digital e 128 GB de armazenamento. A Vivo também vende variantes mais baratas do Vivo X21 com scanners montados na parte traseira e 64 GB ou 128 GB de espaço de armazenamento.


Por uma questão de simplicidade, ao longo desta análise, nos referiremos ao telefone como Vivo X21.

O que está na caixa

Antes de começarmos a análise do Vivo X21, vamos dar uma olhada no conteúdo da caixa de varejo. O Vivo X21 vem em uma caixa azul simples com o logotipo da Copa do Mundo da FIFA, da qual a Vivo é o fornecedor oficial de smartphones. (Não confunda o Vivo X21 UD comum com a edição especial da Copa do Mundo, que vem em azul ou vermelho e apresenta um padrão inspirado no futebol nas costas.)

Na caixa, você encontrará um estojo básico básico do Vivo X21, um carregador 2A e cabo USB e um par de fones de ouvido. Os fones de ouvido são pequenos e muito leves, mas realmente parecem decentes.


Vivo X21 construção e design

O Vivo X21 não parece particularmente impressionante, mas isso não é necessariamente uma coisa ruim. Nem todo mundo quer um telefone chamativo de mudança de cor. Se você não gosta de se destacar ou não se importa muito com o design, o discreto Vivo X21 será perfeito para você.

Não me interpretem mal, a unidade de revisão X21 preta que testei é bastante elegante. Possui uma moldura de alumínio totalmente preta e um fundo de vidro com bordas cônicas, o que o torna muito confortável de segurar. Tem cerca de 7,5 milímetros no ponto mais grosso, mas é surpreendentemente fácil de manusear, principalmente considerando a tela de 6,28 polegadas. A alta taxa de proporção de 19: 9 ajuda muito e também oferece à frente do telefone a aparência moderna sem moldura que todo mundo deseja hoje em dia.

O Vivo X21 não parece tão premium quanto o Galaxy S9 ou o Huawei P20 Pro. Ele não tem a mesma solidez e o vidro traseiro parece um pouco mais barato e mais parecido com plástico. Por outro lado, também é menos escorregadio e menos propenso a impressões digitais. Eu quase podia me ver usando sem um estojo. Quase.

Com o sensor de impressão digital escondido embaixo da tela, a parte traseira do X21 parece muito limpa.

Os fãs do minimalismo vão gostar do Vivo X21. Com o sensor de impressão digital escondido embaixo da tela, a parte traseira do telefone está muito limpa. Até as câmeras duplas são discretas, embora a Vivo não resista a adicionar uma inscrição supérflua "Designed by Vivo" na parte inferior.

A tela

A tela do Vivo X21 é linda. É apenas Full HD (Plus, para ser pedante), mas não me incomodei com a menor densidade de pixels. Somente quando colocado lado a lado com o Galaxy S9 eu pude ver uma diferença na qualidade da imagem, especialmente em relação aos elementos de texto. Talvez alguém com uma visão melhor discorde, mas o Full HD é bom o suficiente para mim.

A tela é um painel OLED com a paleta de cores vibrante característica e pretos escuros. Os ícones simplesmente aparecem, especialmente quando você usa um bom fundo escuro.

O Vivo X21 fica muito brilhante. Meu telefone comum é um Google Pixel 2, que realmente sofre com a luz do dia, principalmente quando exibe imagens mais escuras ou interfaces de usuário. Por outro lado (trocadilhos), eu poderia usar as UIs escuras do Reddit Sync ou do Twitter sem forçar os olhos no X21. Não tenho dados para fazer backup, mas o Vivo X21 parece ainda mais brilhante que o Galaxy S9 Plus.

O entalhe quebra a ilusão de toda a tela, embora pelo menos seja bastante pequena. Foram desperdiçados muitos pixels debatendo o entalhe, então não vou acrescentar muito além de dizer que não era a coisa que eu esperava. Muitas vezes desaparecia na borda preta ao seu redor. Mas mesmo quando não aconteceu, eu mal percebi.

O entalhe não era a tristeza que eu esperava.

O único problema é que ele rouba imóveis da barra de status, o que o torna muito menos útil (mais sobre isso daqui a pouco).

Infelizmente para todos vocês que odeiam entalhes por aí, o X21 não tem a opção de ocultar o entalhe forçando uma barra de status preta, como o Huawei P20 ou o OnePlus 6.

O Vivo X21 apresenta uma tela sempre parecida com a implementação da Samsung. Ele ainda oferece uma versão de relógio lateral, embora o X21 não tenha as bordas curvas dos carros-chefe da Samsung. Você pode personalizar a cor e o plano de fundo do relógio sempre ativo, mas só pode optar por ver notificações de chamadas perdidas es, não e-mails ou outros tipos de notificações, o que é uma pena.

Quer você ative ou não a tela sempre ativa, o Vivo X21 sempre mostra um ícone de impressão digital quando a tela é desligada. É assim que você sabe onde está o sensor incorporado. O ícone também aparece quando você precisa se autenticar no LastPass ou em outros aplicativos que usam o scanner de impressão digital.

LastPass vs 1Password vs Enpass: Qual desses gerenciadores de senhas é o melhor?

Estou curioso para ver como o Vivo X21 se sai depois de um tempo, porque esse ícone de impressão digital sempre ativo pode causar queimaduras. Não notei nenhum problema até agora, mas é algo para ficar de olho.

O scanner de impressão digital

O Vivo X21 é o primeiro smartphone comercial com um sensor de impressão digital embaixo da tela. Não parece grande coisa - nenhum dos meus amigos não técnicos pareceu impressionado com isso - mas é.

Fabricantes de telefones e fornecedores de componentes trabalham na tecnologia há anos. Agora, a Vivo e a Synaptics finalmente resolveram o problema. Melhor ainda, a Vivo venceu os garotos mais fortes. A Samsung e a Apple ainda não lançaram telefones com scanners de impressões digitais subexibidos, e a Huawei só o fez no Mate RS, proibitivamente caro, anunciado logo após o Vivo X21.

Simplificando, a Vivo colou um sensor do tamanho de uma miniatura na parte de trás da tela OLED do X21. A luz da tela OLED reflete nos pequenos cumes e vales da sua impressão digital e alcança o sensor através dos minúsculos espaços entre os pixels da tela.

O sensor de impressão digital sob tela do Vivo X21 funciona muito bem - na maioria das vezes. Basta tocá-lo como um sensor de impressão digital comum e o telefone se desbloqueia em uma fração de segundo. É apenas um pouco mais lento que um scanner convencional. Você nem precisa pressionar mais do que o normal, embora ajude se você colocar toda a sua impressão digital na tela, não apenas a ponta.

O sensor de impressão digital sob tela do Vivo X21 funciona muito bem - na maioria das vezes.

Dito isto, é claramente uma tecnologia de primeira geração. Nem sempre funciona na primeira tentativa e, ocasionalmente, exige várias impressoras para registrar e desbloquear. Algumas vezes, o telefone até me pediu para inserir meu PIN, após várias tentativas fracassadas de usar a impressão digital registrada. Também é inconsistente. Às vezes, o X21 é desbloqueado super rápido. Outras vezes, você deve pressionar e segurar por mais de um segundo.

A Vivo sem dúvida resolverá essas dores iniciais dentro de alguns anos. Mas, no momento, a tecnologia de impressão digital incorporada não é tão confiável quanto os sensores convencionais. Se você comprar o Vivo X21, tenha um pouco de paciência. Você também pode contornar os problemas ativando o reconhecimento facial por infravermelho, que é rápido e preciso.

Fato adicional: sob a luz direta do sol, é possível ver o sensor de impressão digital abaixo da tela. Não é perturbador, mas está lá e parece um pouco com a luz. Isso acontece apenas em condições de muita luminosidade, pois nunca notei isso em ambientes fechados.

Vivo X21 hardware e desempenho

O Vivo X21 é alimentado pelo Snapdragon 660, chip da Qualcomm 2017 para telefones de gama média alta. Apesar do chip de gama média, não notei nenhum problema de desempenho no X21. O telefone parecia tão rápido quanto meu driver diário, o Pixel 2, que é alimentado pelo Snapdragon 835.

Uma possível explicação para esse bom desempenho são os 6GB de RAM do Vivo X21. São 2 GB a mais que o Pixel 2, Galaxy S9 e outros carros-chefe recentes. Graças à RAM generosa, pude realizar várias tarefas entre alguns jogos, Slack, Google Chrome e o aplicativo da câmera sem problemas.

Apesar do chip de gama média, não notei nenhum problema de desempenho no X21. Parecia tão rápido quanto meu motorista diário, o Pixel 2.

Outra surpresa agradável foram os 128 GB de espaço de armazenamento (expansível). Deixando bem mais de 100 GB gratuitos para a mídia do usuário, é outra área em que o Vivo X21 de gama média supera muitos carros-chefe por aí.

A bateria de 3.200 mAh no Vivo X21 durou mais de um dia com meu uso regular de luz média. Não posso fornecer estatísticas de tempo de exibição na tela, porque a Vivo não as fornece nas configurações. A julgar pela capacidade da bateria e minha experiência com telefones com baterias maiores, como a série Mate da Huawei, o Vivo X21 não vai você passa por dois dias de uso médio. Se você estiver feliz em carregar seu telefone todas as noites, o X21 funcionará perfeitamente.

Leia: Aqui estão os aparelhos com os melhores alto-falantes para smartphones

O slogan da Vivo é "Câmera e música", portanto o áudio deve ser um grande negócio no X21. Há um DAC "Hi-Fi" a bordo. Para meus ouvidos não audiófilos, a qualidade do som dos fones de ouvido era quase a mesma do Pixel 2. O alto-falante com fundo inferior fica bem alto, mas não é tão claro e detalhado como em outros telefones. Além disso, é muito fácil abafá-lo com a palma da sua mão.

Você recebe uma entrada de áudio, na parte superior. A Vivo teria sido louca por não incluir uma, já que o X21 possui uma porta microUSB, em vez de USB Type-C. Não há nada inerentemente errado com o microUSB, mas parece fora de lugar em um telefone high-end de 2018.

A função de reconhecimento facial infravermelho foi uma surpresa agradável. Eu esperava um imitador de Face ID lento, com câmera, mas é realmente muito rápido e sem interrupções - basta ativar o telefone e desbloquear. Geralmente é mais rápido do que usar o sensor de impressão digital e funciona em várias condições de iluminação, desde a luz do dia até um cinema escuro. No entanto, não é totalmente confiável: às vezes você precisa mover o telefone para desbloqueá-lo e os óculos de sol tendem a se soltar.

Vivo X21 review - Especificações completas

A câmera

O Vivo X21 vem com uma câmera principal de 12MP f / 1.8 com foco automático com detecção de fase, assistida por uma câmera secundária de 5MP f / 2.4. A câmera frontal também tem 12MP, mas com uma lente f / 2.0.

Se você tocou com um iPhone recente (ou um clone com Android), o aplicativo da câmera no Vivo X21 parecerá muito familiar. A interface geral é a mesma e a inspiração do iPhone é visível por toda parte. No entanto, o aplicativo de câmera da Vivo não é tão sofisticado quanto poderia ser. Por exemplo, os adesivos RA são exibidos ao redor do botão do obturador, o que dificulta a identificação do que está acontecendo.

O modo obrigatório de beleza está presente e é contabilizado. Tire uma selfie ou um retrato e você pode escolher entre seis graus de suavização da pele e remoção de rugas. Outros recursos dignos de nota são as Fotos ao vivo (com som) e os adesivos AR. Porque quem não gosta de orelhas de coelho virtuais?

A configuração de câmera dupla do Vivo X21 pode tirar algumas fotos decentes. O efeito bokeh não é muito realista, mas é agradável o suficiente, e a separação entre o assunto e o fundo geralmente é importante. O modo retrato foi criado para ... retratos, mas também consegui algumas fotos legais de outras coisas. É bom que você possa selecionar a quantidade de bokeh que deseja adicionar às suas fotos, embora eu tenha achado a interface baseada em furto difícil de usar.

A qualidade geral da imagem é sólida com boa iluminação, embora as fotos tiradas com o Vivo X21 raramente sejam ótimo. (Posso ficar estragado com a excelente câmera do Pixel 2.) Quando a iluminação diminui, as fotos ficam muito escuras e granuladas para o meu gosto. Apesar do foco automático da detecção de fase, um objeto em movimento (ou pequenos tremores da câmera) geralmente resultava em fotos inutilizáveis. Mesmo lá fora, muitos tiros foram piores do que eu havia previsto.

Vivo X21 review - galeria de amostras

Não tiro muitas selfies, mas a câmera frontal de 12MP faz o trabalho na maioria das vezes. Ele também suporta o modo retrato, embora seja totalmente baseado em software. Isso significa que você não pode selecionar o nível de bokeh nas câmeras traseiras e o efeito bokeh é menos impressionante. Algumas vezes, a câmera tirou selfies estranhamente afiadas demais.

A qualidade geral da imagem é sólida com boa iluminação, embora as fotos tiradas com o Vivo X21 raramente sejam excelentes.

Para finalizar, as câmeras do Vivo X21 fornecerão todos os itens básicos e alguns extras divertidos, mas você não deve esperar nada de espetacular.

O software

Eu realmente gosto do hardware do Vivo X21. Mas o software é um pouco decepcionante.

A Vivo copiou toneladas de detalhes do iOS, desde a aparência geral dos ícones, até o modo como o lançador não possui uma gaveta de aplicativos e o menu de configurações rápidas na parte inferior da tela. Não ligo muito para a Vivo copiar a Apple. Não importa quem teve uma ideia ou design, desde que funcione bem. Mas aqui está o problema: alguns dos recursos inspirados no iOS no Funtouch OS são objetivamente piores do que os que você obtém em estoque no Android, Samsung TouchWiz ou HTC Sense.

Minha maior reclamação com o Funtouch OS no Vivo X21 é a interface de configurações rápidas. Em todos os telefones Android que eu já usei, as configurações rápidas faziam parte da gaveta de notificações, acessíveis com um toque na parte superior. No X21, você precisa deslizar a partir da parte inferior da tela para acessar as configurações rápidas. Se você vem de um iPhone, pode fazer sentido. Eu lutei para me acostumar com isso. O gesto de deslizar para cima também não funcionou de maneira muito consistente - muitas vezes tive que deslizar duas ou mais vezes para abrir as configurações. E duvido que estivesse enganando errado!

Eu realmente gosto do hardware do Vivo X21. Infelizmente, o software é um pouco decepcionante.

O X21 oferece a opção de mudar para uma interface de todos os gestos, em vez dos botões de navegação conhecidos do Android. Nesse modo de gesto, a parte inferior da tela é dividida em três áreas: deslize para cima no lado direito para abrir o centro de controle; deslize para cima no centro para voltar à tela inicial; deslize para cima no lado esquerdo para voltar uma tela. Deslizar lateralmente na área central da tela permite rolar pelos aplicativos ativos. Embora eu provavelmente pudesse me acostumar com esse recurso, os botões clássicos funcionam melhor.

A barra de status está um pouco confusa - o entalhe ocupa muito dela e o espaço restante não é usado muito bem. À esquerda, o relógio e o indicador de sinal de rede ocupam a maior parte do espaço, o que significa que você geralmente vê apenas um ícone de notificação. Inexplicavelmente, a Vivo substituiu os ícones padrão pelos seus, embora seja possível reverter para os normais se você se aprofundar nas configurações.

A gaveta de notificações também parece mal cozida. A interface do usuário é excessivamente simplista, alguns elementos estão desalinhados e a funcionalidade é um pouco inconsistente. Algumas notificações em andamento - como a notificação meteorológica do aplicativo do Google - não são expandidas por padrão, exigindo que você as toque para vê-las. Outras notificações não fazem nada, apenas ocupam espaço sem oferecer nenhuma informação. Não é uma boa experiência.

O iniciador é bastante básico e carece de uma gaveta de aplicativos, o que força você a usar pastas se quiser manter suas coisas em ordem. Não há atalhos de aplicativos ou muitos outros confortos. Pelo menos você pode instalar o Nova para corrigi-lo, se você não gostar. Apreciei a capacidade de pesquisar no dispositivo e na Web com um rápido toque na tela - era rápido e conveniente.

Além das principais coisas que mencionei, vi outros pequenos problemas de usabilidade na minha unidade de revisão do Vivo X21. Você não pode alterar o brilho da tela tocando na barra de rolagem, como na maioria dos outros telefones; em vez disso, você precisa tocar e arrastar o botão. O estilo dos nomes das seções torna alguns menus de configurações confusos. Mesmo que você defina outro teclado como padrão, o telefone algumas vezes muda para o teclado pré-carregado, geralmente quando você digita as senhas.

Todos esses são problemas menores, mas somados.

Darei crédito à Vivo por embalar o Funtouch com recursos e opções de personalização, mas ele ainda precisa de muito refinamento. O diabo está sempre nos detalhes, e é aí que Funtouch fica aquém.

Pelo lado positivo, o Vivo X21 faz parte de um grupo seleto de dispositivos que têm acesso ao Android P beta, lançado recentemente. A Vivo não é conhecida por seu foco nas atualizações, por isso foi definitivamente uma surpresa ver o X21 na lista. Espero que uma colaboração mais estreita com o Google resulte em um foco mais forte no software no futuro. Atualizaremos esta análise do Vivo X21 assim que dermos uma volta no Android P nos próximos dias.

O diabo está sempre nos detalhes, e é aí que Funtouch fica aquém.

A competição

O Vivo X21 é um dispositivo sólido, com ótimo hardware e alguns truques legais na manga. Mas o mercado de smartphones está lotado, então, quais são as alternativas do Vivo X21 que você deve conhecer?

Ainda não sabemos o preço internacional do Vivo X21, mas na China os 64 GB de armazenamento do telefone custam 2.898 yuan (~ $ 455), a versão de 128 GB custa 3.198 yuan (~ $ 500) e a versão Vivo X21 UD com 128 GB de armazenamento e um leitor de impressões digitais com tela insuficiente custa 3.598 yuan (~ $ 565).

Os preços internacionais do Vivo X21 provavelmente serão mais altos do que na China, então aqui estão alguns outros dispositivos que você pode conferir:

  • OnePlus 6 (8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento) por US $ 580. O OnePlus 6 oferece mais RAM e um processador mais forte e à prova de futuro. O software é mais refinado e você recebe atualizações rápidas e frequentes.
  • Honra 10 (6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento) por US $ 470. Memória e armazenamento semelhantes, mas o processador é mais forte. O Honor 10 possui câmeras mais poderosas, na frente e atrás. No lado negativo, a tela é menor e apenas um LCD.
  • Nokia 7 Plus (4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento) por US $ 470. Processador semelhante, mas menos memória e uma tela LCD. Atualizações rápidas e uma interface do usuário limpa percorrem um longo caminho.
  • Vivo V9 (4 GB de RAM / 64 GB de armazenamento) por US $ 350. O próprio V9 da Vivo parece quase idêntico ao Vivo X21, mas vem com especificações geralmente mais baixas e uma tela LCD. Também não possui scanner de impressões digitais, mas é muito mais barato.

Atualizaremos nossa análise do Vivo X21 assim que o preço do telefone for anunciado em mais mercados.

Pensamentos finais

O Vivo X21 é um dispositivo divertido que acerta muitas coisas. A exibição é uma alegria de se ver, o desempenho é sólido e o sensor de impressão digital e o reconhecimento facial funcionam bem. Parece ótimo e, na maioria das vezes, funciona da mesma forma. É desapontado com o software, que carece de polimento e atenção aos detalhes, e vem com vários elementos da interface do usuário que simplesmente não fazem sentido.

O Vivo X21 é um dispositivo divertido que acerta muitas coisas.

Ainda não sabemos os preços internacionais do Vivo X21, mas é provável que o telefone esteja do lado caro. Se for esse o caso, "divertido" pode não ser suficiente para justificar o pagamento de US $ 100 ou até US $ 200 a mais em comparação com alguns dos telefones mencionados acima. E por mais legal que seja, o sensor de impressão digital sob o vidro não vale a pena pagar um grande prêmio.

Leitura adicional

Feito com nossa análise do Vivo X21? Aqui estão alguns dos nossos outros ótimos conteúdos que você deve conferir:

  • Confira nossas fotos para obter os melhores telefones Android acessíveis e os melhores telefones Android de última geração
  • OnePlus 6 vs Honor 10 vs concorrência
  • Flagship? Intervalo médio? Despesas? Encontre o melhor telefone para você
  • Vivo APEX hands-on: O próximo passo na evolução dos sensores de impressão digital
  • Análise do Vivo Nex: frustrantemente imperfeito, inegavelmente desejável

Aí está você para a nossa análise do Vivo X21. Deixe-nos saber seus pensamentos nos comentários!

O Amazon Kindle é, em dúvida. o melhor e-reader que o dinheiro pode comprar. No entanto, para obter uma ótima experiência com um Amazon Kindle, você precia gatar uma boa quant...

Pixel 4 O conteúdo é trazido a você pela MNML Cae, fabricante da capa de celular mai fina do mundo. Economize 25% em eu etojo Pixel 4 ou Pixel 4 XL uando o código de deconto AAPix...

Publicações Interessantes