Stock Android vs Android One vs Android Go: as diferenças explicadas

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 21 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Stock Android vs Android One vs Android Go: as diferenças explicadas - Tecnologias
Stock Android vs Android One vs Android Go: as diferenças explicadas - Tecnologias

Contente


Qual é a diferença entre o Android, Android One e Android Go? Cada um é uma versão do Android, cada um é originário do Google e todos têm algumas coisas em comum. Mas existem algumas grandes diferenças na maneira como os fabricantes de smartphones usam o software de código aberto, como as atualizações de segurança são lançadas, quais aplicativos pré-instalados estão incluídos e muito mais. Hoje estamos esclarecendo qualquer confusão.

Observação: para maior clareza, definimos o Android como o que o Google envia em seu próprio hardware. Obviamente, existem diferenças entre o Android encontrado nos telefones Nexus e o encontrado na Pixels, mas, dado o desaparecimento do programa Nexus, nos referiremos ao software da Pixels como o estoque Android no que segue.

A experiência (normal) do Android

A maneira como funciona para um OEM tradicional como Samsung, LG ou Huawei seria que o Google publicasse o código-fonte para Android - parte de seu Android Open Source Project (AOSP) - e então qualquer um pode pegar esse código e construí-lo em um smartphone ou qualquer outra placa de desenvolvimento.


Além disso, o Google possui serviços como o Google Play Store e aplicativos como o YouTube e o Google Maps, mas eles não fazem parte do Projeto de código aberto do Android. Portanto, para obter um smartphone Android "normal", você precisa pegar o código-fonte do Google, mas também precisa ter certificação para poder usar os aplicativos deles, conhecidos como Google Mobile Services. A maioria dos OEMs adiciona suas próprias variações, skins ou o que vêem como melhorias no sistema operacional Android em seus smartphones, como o Samsung Experience (agora conhecido como Samsung One UI), o Sense da HTC ou o EMUI da Huawei. Nem todos foram bons, mas a maioria se tornou melhor ao longo dos anos.

Além dessas variações familiares no Android que a maioria das pessoas já usou, também temos essas três variações de um Android mais "puro".

Stock Android


Historicamente, o estoque de Android é o que você obteria em dispositivos da linha Nexus, como o Nexus 5x e o Nexus 6P. Embora existam algumas diferenças de software entre os últimos Nexuses e os primeiros Pixels, agora que a linha Nexus foi oficialmente descontinuada, usaremos o termo stock Android para se referir a qualquer software que o Google esteja enviando em seus próprios dispositivos no momento.

Na verdade, esses dispositivos obtêm o Android diretamente do Google. Assim que há uma alteração que o Google deseja enviar, ele chega diretamente ao telefone sem demora. Naturalmente, há uma demanda crescente por ações do Android, uma vez que é livre de bloatware, é atualizada rapidamente e não possui nada "extra" de um OEM para desacelerá-lo. Eles não são para todos e alguns usuários menos técnicos podem preferir ter um monte de aplicativos pré-instalados para evitar a necessidade de baixá-los na Play Store, mas para entusiastas e usuários com capacidade moderada, o estoque do Android tem muito o que gostar.

Android One

Depois, há o Android One, que foi lançado originalmente na Índia em 2014 e destinado a telefones de última geração. Ao longo dos anos, o Android One realmente ultrapassou seu objetivo original de incluir telefones de última geração, além do originalmente pretendido, como o Moto X4, que veremos mais adiante.

Para dispositivos com Android One, o Google realmente oferece serviços de desenvolvimento de software para os fabricantes. Então, talvez um fabricante de celulares seja bom na construção de hardware, marketing e tenha experiência no varejo, mas não é bom em software. Nesse caso, o Google oferece o Android One e se compromete a enviar atualizações e patches de segurança por um período acordado, diretamente para os aparelhos. O Android One oferece uma experiência Android padrão e os termos às vezes são intercambiáveis.

Embora pouco se diga publicamente sobre isso, o Android One provavelmente é um serviço pago. O Android é, obviamente, de código aberto, o programa Android One é um serviço, portanto, faria sentido que o Google cobra uma taxa a OEMs como a Nokia, uma importante parceira do Android One, por lidar com as necessidades de software. Se houver um custo, pode ser compensado que o próprio Google se beneficie de ter mais usuários no Android, recebendo mais tráfego para seus mecanismos de pesquisa e usando seus aplicativos, o que permite colocar mais anúncios na frente de mais usuários.

Android Go

Finalmente, há o Android Go. Esse sabor do Android substitui o programa Android One original e é especificamente para dispositivos de baixo custo. É uma versão reduzida, portanto, não possui tantos aplicativos pré-instalados e tem deliberadamente versões "Lite" ou "Go" dos aplicativos do Google, como Maps Go e Gmail Go, que visam especificamente executar sem problemas em locais baixos dispositivos finais.

A grande diferença entre o Android Go e o Android One é que o Android Go não vem diretamente do Google - o Google envia para um fabricante como a Nokia e a Nokia o lança. Isso também significa que a Nokia precisa lançar atualizações e upgrades quando for expulsa do Google, adicionando um atraso que não existe no estoque ou no Android One.O Android Go não foi visto por muitos em países mais desenvolvidos, mas isso mudará ao longo do tempo à medida que ganha força.

Android Stock vs Android One vs Android Go: As diferenças no dispositivo

Para verificar as diferenças entre esses sabores, temos três dispositivos, cada um com uma variante Android diferente:

  • O primeiro é o Google Pixel, que possui ações Android, vem com o Android 8.1 Oreo e possui atualizações de segurança, incluindo abril, e o vídeo de Gary foi filmado no mês de abril.
  • O Motorola Moto X4, que é um dispositivo Android One, com Android 8.0 Oreo e atualizações de segurança até março.
  • Por fim, o Nokia 1, que possui o Android 8.1 Go, mas possui atualizações de segurança apenas até janeiro.

Existem algumas diferenças estéticas entre a aparência de cada versão do Android, como widgets, papéis de parede e cores.

Os dispositivos Android One, como o Moto X4, vêm com os aplicativos mais pré-instalados, como o Google Translate. O Pixel tem o mínimo de aplicativos, enquanto o Nokia 1 tem pouquíssimos aplicativos pré-instalados (embora todos os aplicativos possam, é claro, baixados na Play Store). Vale ressaltar que alguns aplicativos são iguais, mas outros podem ser bem diferentes, como o aplicativo da câmera, que depende do hardware disponível para o software da câmera.

Embrulhar

Em poucas palavras, o estoque do Android vem diretamente do Google para o hardware do Google, como o intervalo de pixels. O Google também é responsável por fornecer atualizações e upgrades. O Android One também vem diretamente do Google, mas desta vez para hardware que não é do Google e, como no Android, o Google fornece atualizações e patches. O Android Go substitui o Android One para telefones de última geração e oferece uma experiência mais otimizada para dispositivos menos potentes. Ao contrário dos outros dois tipos, as atualizações e as correções de segurança são fornecidas pelo OEM.

Você já experimentou um dispositivo com Android One ou Android Go? Como você gostou disto? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Coneguir o melhor negócio faz parte da vida. Raramente a peoa gotam de pagar demai pela coia. Conequentemente, a maioria de nó adora economizar dinheiro quando etá fazendo compra. Exit...

Arte e ofício é um do noo paatempo mai antigo. A peoa criam coia o tempo todo. À veze ão pequena coia tola com palito de barro ou picolé. Outra veze, é uma prateleira de...

Interessante