Sony Xperia 1 avaliação: o pássaro Larry de smartphones

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 21 Marchar 2021
Data De Atualização: 12 Poderia 2024
Anonim
Sony Xperia 1 avaliação: o pássaro Larry de smartphones - Rever
Sony Xperia 1 avaliação: o pássaro Larry de smartphones - Rever

Contente


Sony Xperia 1 avaliação: o panorama geral

A Sony tem uma concorrência séria com que se preocupar. Samsung, Huawei e LG já venceram a corrida de três câmeras, e a Sony também está por trás do 5G. A empresa precisava encontrar uma maneira de obter vantagem sobre seus inimigos, por isso optou por ... fazer exibições mais altas.

A linha inteira da Sony este ano, incluindo o Xperia 1, Xperia 10 e Xperia 10 Plus, mudou para a proporção de 21: 9 para as telas. Isso dá aos três telefones uma aparência e uma experiência únicas que algumas pessoas podem simplesmente não estar prontas para adotar. Embora tenhamos visto mais alguns telefones 21: 9 anunciados (principalmente o Motorola One Vision), os telefones Xperia da Sony estão muito à frente aqui.

As pessoas vão aguentar a forma estranha do Xperia 1 para viver no limite? Nosso objetivo é descobrir.


O que está na caixa

  • Carregador USB-C de 18 W
  • Cabo USB-C para USB-C
  • Adaptador USB-C para 3,5 mm
  • Fones de ouvido USB-C

A Sony carregou a caixa com itens USB-C. Além do próprio Xperia 1, a caixa inclui um carregador de 18 W, cabo, adaptador USB para 3,5 mm e até um conjunto de fones de ouvido USB decentes. Não há nada sofisticado, como um estojo TCP ou um pano de polimento.

desenhar

  • 167 x 72 x 8,2 mm, 178 g
  • IP65 / 68
  • Gorilla Glass 6
  • Áudio USB-C

“Interessante.” “Não é para mim.” “Por que é tão magra?” - Essas são as respostas que recebi quando perguntei a meus amigos e familiares o que eles achavam do Sony Xperia 1.


Não há dúvida de que o telefone se destaca. Com um perfil super alto e incomumente fino, o Xperia 1 é monolítico à sua maneira. A tela de proporção de aspecto 21: 9 do telefone exige que ela adquira uma nova forma, mais estreita que a maioria dos carros-chefe comparáveis ​​do mercado. Embora já se passaram quatro meses desde que vi o telefone pela primeira vez, ainda não estou acostumado a sua aparência desleixada. As pessoas que eu perguntei no mundo real concordaram.

"Interessante." "Não para mim." "Por que é tão magro?"

Sua mão vai adorar a cintura estreita. É fácil segurar o telefone na mão enquanto você caminha. Chegar ao topo da tela com o polegar é uma história totalmente diferente. É simplesmente impossível para a maioria das pessoas. Minha mão nunca realizou essa ginástica tentando interagir com um telefone, assim como o Xperia 1. A Sony possui um software para combater esse problema, mas ainda assim.

Essas primeiras impressões não devem prejudicar a qualidade do produto montado pela Sony, que é de primeira linha. O Xperia 1 apresenta o impressionante Gorilla Glass 6 em ambos os lados, uma estrutura de alumínio robusta e (quase) todas as especificações e tecnologia que você poderia pedir em um telefone moderno.

O Xperia 1 é um dos dispositivos mais integrados que testei este ano. O quadro é curvado perfeitamente para combinar com o vidro arredondado na frente e atrás. As costuras são alinhadas na perfeição, criando uma vedação firme onde o vidro e o metal se encontram. O brilho polido é absolutamente gostoso. Você pode obter o telefone em preto ou (adoro) roxa. Eu te aviso, o telefone vai escorregue da sua mesa ou mesa. Tenha cuidado onde você o coloca.

A Sony fornece vários controles de hardware para ajudá-lo a interagir com o Xperia 1, todos do lado direito.

A chave mais abaixo é o botão dedicado da câmera - algo bastante único atualmente. Não há muitos telefones que optem pelo botão da câmera de hardware e fico feliz que a Sony o tenha mantido por perto. A chave de dois estágios tem ótima ação, embora seja um pouco pequena. Notei, no entanto, que acidentalmente apertei o botão e lancei a câmera quase toda vez que enfiei o telefone no bolso. Isso ficou velho muito rápido. Ugh.

Em seguida é o botão de bloqueio / energia da tela. Está um pouco mais longe e em um local bastante bom (descoberto). Ação perfeita.

A Sony foi inteligente em colocar o leitor de impressões digitais no lado direito do quadro. É muito fácil o seu polegar alcançar e contornar o posicionamento problemático na tela. Também é certamente mais simples de encontrar do que um leitor montado na traseira. A última coisa que você encontrará na borda direita é o controle de volume. Isso funciona bem.

Uma coisa que eu realmente aprecio nos telefones Sony: o slot para cartão SIM e acessível para miniaturas e cartões de memória. Você o encontrará na borda superior.

Além da porta USB-C, os únicos elementos funcionais embutidos na borda inferior são dois microfones. Não há fone de ouvido de 3,5 mm. Mal, Sony, mal.

O módulo de câmera tripla é significativo. É uma faixa vertical e se destaca do resto do vidro traseiro graças ao seu perfil elevado. O telefone balançará um pouco para o outro quando colocado em uma superfície dura, como uma mesa ou escrivaninha. Isso pode ser incômodo para algumas pessoas.

O Xperia 1 da Sony é um kit de alta qualidade, apesar da forma esbelta.

Não devemos esquecer a classificação IP68, o que significa que o telefone pode ficar com até 1,5 metros de água por até 30 minutos antes que você comece a se preocupar. Deixei o Xperia 1 tirar uma soneca no fundo de um balde cheio de água e o telefone ainda está funcionando como um relógio.

O Xperia 1 da Sony é um kit de alta qualidade, apesar da forma esbelta.

Exibição

  • OLED 4K HDR de 6,5 polegadas
  • 3.840 por 1.644 pixels, 643ppi
  • Proporção de largura de cinema de 21: 9
  • X1 para celular

Vamos ignorar a proporção de aspecto 21: 9 por um segundo e babar sobre o fato de o Xperia 1 ter uma tela 4K.A Sony flertava com telas 4K no passado, mas desta vez foi realmente entregue.

Permite babar sobre o fato de o Xperia 1 ter uma tela 4K.

A tela do Xperia 1 faz absolutamente tudo o que você pode pedir de um telefone. Não há entalhe, não há furo, apenas tela de cima para baixo, de ponta a ponta. A contagem de pixels é absurda, a faixa de cores insana e o brilho muito bom.

Com suporte para HDR, é melhor você acreditar que eu defino a transmissão de alguns filmes da Netflix. O conteúdo HDR que suporta nativamente a proporção de 21: 9 irá impressionar você. A faixa de contraste é simplesmente espantosa. Estamos falando da melhor experiência de assistir a filmes que tive no telefone.

Ou seja, até encontrar conteúdo que não seja 21: 9. Então você tem barras pretas nas duas extremidades da tela, e eu não sou fã delas. Embora a maioria dos conteúdos que não sejam 21: 9 esteja centralizada na tela, alguns aplicativos simplesmente não se estendem para baixo para preencher o espaço extra na parte inferior. Isso é irritante na melhor das hipóteses.


De acordo com a norma de um carro-chefe, você tem controle total sobre o perfil de cores, o filtro de luz azul ou o modo noturno, as configurações de resolução e assim por diante. O Sony Xperia 1 tem uma das melhores telas que eu já encontrei este ano, embora o conteúdo precise ser atualizado rapidamente para que a proporção seja de uso real.

atuação

  • Qualcomm Snapdragon 855 S0C
    • Processador octa-core de 2,8 GHz, 7 nm
  • 6GB de RAM
  • 128 GB de armazenamento

O uso da Sony do SoC fabricado pela Qualcomm é eficiente e rápido. Eu nunca encontrei nenhum problema de desempenho com o Xperia 1. Ele ronronou como uma máquina bem lubrificada, sem um soluço para reclamar. Na verdade, o telefone foi uma alegria de usar. Devorou ​​jogos intensos, incluindo Asphalt 9 e Fortnite, ambos pré-instalados, com entusiasmo. A Sony possui um modo Game Enhancer que bloqueia as notificações durante o jogo. Recursos semelhantes são encontrados no OnePlus 7 Pro e no Asus ROG Phone.


Quanto aos benchmarks, o telefone obteve uma boa pontuação geral. Ele superou quase todos os dispositivos concorrentes no 3DMark e no GeekBench. Ele superou 87% dos telefones no AnTuTu. Parece que a velocidade da memória reteve o telefone no AnTuTu.

Não importa. Você não precisa se preocupar em enfrentar nenhum obstáculo com o Xperia 1. Ele será facilmente superado.

Veja também: Telefones Snapdragon 855 - Quais são suas melhores opções?

Bateria

  • 3.330mAh de íons de lítio
  • Xperia Adaptive Charging
  • Modo de resistência
  • Fornecimento de energia USB

Estou um pouco surpreso com a tomada de decisão da Sony em relação à bateria. Para começar, uma célula de energia de 3.330mAh é um pouco pequena para um carro-chefe. Muitos dispositivos concorrentes têm baterias na faixa de 3.500 t0 4.000mAh. Além disso, a Sony retirou o carregamento sem fio - um grande não-não para um carro-chefe em 2019.



Depois, há a tela 4K a considerar. A tela Ultra HD possui milhões de pixels a mais que precisam ser iluminados que uma tela Quad HD. Claro, você pode reduzir a resolução para melhorar a vida útil da bateria, mas qual é a graça nisso?

É parcialmente por isso que o Xperia 1 não teve um desempenho particularmente bom em nossos testes de bateria. Enquanto eu empurrava o telefone de manhã para a noite na maioria dos dias em que o usava, ele sobreviveu pouco mais de 12 horas em nossos testes na web e em vídeo. Os dispositivos concorrentes atingem 14 ou mais horas nesses mesmos testes.

Se há algo que o Xperia 1 tem a oferecer, é o Modo Stamina da Sony e o carregamento rápido. O uso do carregador incluído liga o telefone rapidamente e você pode ajustar infinitamente o consumo de energia para gerenciar a vida útil da bateria. Você achará necessário.

Veja também: Cabos de carregamento mais rápidos, veja qual é o mais adequado para você.

Câmera

  • Traseira:
    • Grande angular de 12MP, f/1.6, OIS
    • Telefoto de 12MP, f/2.4, OIS
    • Lente super grande angular de 12MP, f/2.4
  • Frente:
    • 8MP, f/2.0
  • Vídeo:
    • 4K HDR

O Xperia 1 possui quatro câmeras: três na parte traseira e uma na frente, como muitas capitânia modernas. As diferentes lentes permitem capturar imagens padrão, grande angular e com zoom. O aplicativo da câmera é aberto rapidamente, pressionando firmemente o botão da câmera dedicado. Você também pode abri-lo através do atalho da tela de bloqueio.



Os controles do aplicativo são o que você espera de um carro-chefe moderno. Isso significa muitos recursos e modos acessíveis através de botões, alternâncias e menus suspensos. O modo automático inteligente da Sony é o padrão. Isso usa o AI para avaliar para onde o telefone está apontado e ajustar as configurações da câmera de acordo. Aponte para o texto e você verá a palavra "documento" aparecer no canto superior esquerdo. O mesmo se aplica à paisagem, luz do dia, pouca luz e outras cenas. Você pode desativar o auto inteligente, se desejar.

As três lentes permitem capturar fotos padrão, telefoto e super grande angular.

Além disso, os modos básicos incluídos incluem selfie em retrato, Google Lens, câmera lenta, efeito RA, manual, efeito criativo e panorama. Estes são todos bastante padrão. Gostaria de ver um modo de lapso de tempo, mas infelizmente não há um incluído.

As três lentes permitem capturar fotos padrão, fotos telefoto e fotos super grande angular de 137 graus. O grande angular é tão amplo que introduz distorção óptica óbvia, como evidenciado nas amostras abaixo. Gosto da flexibilidade oferecida por essas três lentes, embora os telefones concorrentes mantenham o grande angular em um alcance mais utilizável (e menos distorcido).


As fotos que eu tirei com o Sony Xperia 1 são boas, mas são ótimas. O foco era geralmente nítido o tempo todo. Não notei muitas fotos suaves, mesmo aquelas tiradas com pouca luz. Exposição, no entanto, está em todo lugar. Você pode ver fotos superexpostas ou subexpostas nas amostras abaixo. Não sei bem o que está acontecendo com a ferramenta HDR, que não parece estar fazendo seu trabalho.


As cores parecem um pouco mudas para os meus olhos. Muitos dos murais que gravei na cidade de Nova York eram brilhantes e radiantes, mas a vibração da vida real não necessariamente aparece nas fotos. Isso está em oposição direta às fotos que vemos de telefones como o Samsung Galaxy S10, que empurra um pouco as cores.

Artefatos de ruído e compactação são evidentes em fotos com pouca luz. Por falar nisso, o Xperia 1 não inclui um modo dedicado com pouca luz - outra omissão impressionante em um carro-chefe de 2019.

A câmera selfie faz um trabalho aceitável. Certamente não é ruim. O software de retrato de selfie simplifica o processo de captura de selfies. Acho que as fotos do bokeh têm bordas decentes, mas o desfoque é um pouco intenso demais.


É difícil para mim entender como uma empresa como a Sony, que tem uma rica herança em imagens, pode produzir uma câmera tão medíocre em um dos dispositivos mais importantes do ano. O Galaxy S10, o Pixel 3 e o Huawei P30 Pro têm o Xperia 1 muito bem quando se trata de imagens.

Os principais carros-chefe da Sony conseguiram capturar vídeo em 4K por algum tempo. O Xperia 1 não apenas grava o vídeo de alta qualidade que já vi há algum tempo, como os vários microfones significam que você também obtém excelente qualidade de som.

Você pode ver fotos em resolução total aqui.

Áudio

  • Bluetooth 5 com aptX HD
  • Dolby Atmos
  • Auto-falantes estéreo
  • LDAC

Se você é um audiófilo, os telefones da Sony e LG são sua melhor aposta. O Xperia 1 pode não ter um fone de ouvido de 3,5 mm (boo!), Mas ele funciona em quase todas as outras frentes.


O som estéreo é reproduzido quando o fone de ouvido e os alto-falantes de fundo funcionam juntos. O som é muito bom quando você inclina o telefone para o lado para assistir a filmes. Você pode ativar a vibração dinâmica da Sony, que fará um barulho semelhante ao de um controlador de jogo para oferecer uma experiência multidimensional.

O perfil aptX HD Bluetooth significa que os fãs do Android obtêm uma qualidade de áudio excepcional com seus fones de ouvido Bluetooth compatíveis. Sons com qualidade de cinema rugindo com detalhes finos preservados. Isso é auxiliado pelo Dolby Atmos e pelo DSEE HX, os quais incluem seus próprios controles para ajustar o áudio,

Este telefone parece ótimo.

Veja também: A experiência do cabide: os cabos de áudio premium valem a pena?

Programas

  • Android 9 Pie

O Xperia 1 vem com o Android 9, o mais recente sistema operacional do Google. A aparência do software da Sony é bastante leve. As alterações mais significativas que você verá são cores de fundo diferentes e algumas fontes alternativas, quando comparadas ao material. Caso contrário, ele fornece a tela inicial típica, a gaveta de aplicativos, a tela Configurações rápidas e a navegação na tela inicial baseada em comprimidos.



O Xperia 1 possui alguns recursos exclusivos. Por exemplo, alcançar o topo da tela é um desafio. Felizmente, existe um modo de uma mão para salvar o dia. Toque duas vezes no botão de início e a área de trabalho inteira diminui. Nesse formato menor, é um pouco mais fácil chegar à sombra da notificação. Toque duas vezes uma segunda vez para retornar a tela ao normal.

O Side Sense é semelhante ao Edge Screen da Samsung. Tocar duas vezes em ambos os lados do quadro abre uma pequena janela com atalhos para vários aplicativos e ações principais. Pode ser um pouco mais confiável quando você deseja abri-lo. Achei um pouco complicado.

A multitarefa em tela dividida funciona muito bem na tela alta. A Sony lançou um novo aplicativo para o Xperia 1, que permite acessar e configurar com facilidade os aplicativos que aparecem na tela. Gosto especialmente de criar pares de aplicativos, que permitem abrir instantaneamente o Gmail e o Google Agenda ou o Chrome e o YouTube juntos. A série Galaxy Note tem um recurso semelhante.


Existem várias maneiras de personalizar o software (exibição do ambiente, relógios de tela de bloqueio, temas) ao seu gosto e tudo funciona fluentemente no telefone.

Especificações

Valor pelo dinheiro

  • Sony Xperia 1 com 6 GB de RAM, 128 GB de armazenamento: US $ 949

Não vamos nos enganar: US $ 949 é muito caro para qualquer telefone. Apple, Huawei, LG e Samsung estão seguindo a linha de mil dólares com seus dispositivos de última geração e a Sony está aqui para dizer: "Eu também!"

Se você é um fã total da Sony e deseja o Xperia 1, independentemente do custo, não se esqueça de fazer o pedido durante a janela de pré-compra de duas semanas (até 12 de julho). Somente durante esse período, você pode ganhar um jogo grátis de $ 350 WH1000XM3 fones de ouvido com cancelamento de ruído ativo Bluetooth da Sony. Este pacote combinado é bastante. Um bom negócio.

A Sony está aqui para dizer, eu também!

Caso contrário, sem um plano de pagamento suportado pela operadora, você poderá financiar o dispositivo caro. O Xperia 1 oferece uma experiência muito melhor do que o Samsung Galaxy S10 Plus ou o Pixel 3 XL? Na verdade não, mas pelo menos é único.

Sony Xperia 1 avaliação: o veredicto

O caminho da Sony no mercado de smartphones na última década foi cheio de picos e vales. Eu esperava que o Xperia 1 representasse um desses picos. Infelizmente, está em algum lugar no meio da colina.

O hardware do telefone é excelente no que diz respeito à qualidade. Você tem quase tudo o que deseja: Gorilla Glass 6, armação de metal, caixa à prova d'água, tela 4K, câmeras triplas e muito mais.

O Xperia 1 fica aquém em alguns lugares, incluindo a duração da bateria, o desempenho da câmera e a usabilidade geral, graças à forma estranha. Além disso, não há conteúdo 21: 9 suficiente (vídeos e aplicativos) para entender a proporção esticada.

Eu recomendaria este telefone? Somente para pessoas que procuram algo único ou que enfatizam o consumo de mídia.

Isto conclui Do Sony Xperia 1 comentário. Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

Compre com segurança!

Atualização: 13 de agoto de 2019 (14:30 ET):Hoje, o Repreentante Federal de Comércio do EUA anunciou o conjunto oficial de tarifa da lita 4. Diferentemente da outra lita, a lita-4 er...

Exitem muita ótima opçõe para ecolher ao ecolher um martphone na Índia, epalhada pelo epectro de preço, recuro e epecificaçõe. Embora algun carro-chefe populare caia...

Artigos Fascinantes