PCI Express 4.0 - O que é e por que é importante

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 8 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
PCI Express 4.0 - O que é e por que é importante - Tecnologias
PCI Express 4.0 - O que é e por que é importante - Tecnologias

Contente


A AMD lançará a série Radeon RX 5700 “Navi” em julho. Com base na tecnologia de processo de 7 nm, esta família de GPU apresenta uma nova arquitetura de núcleo gráfico Radeon DNA (também conhecido como RDNA) do zero. RDNA suporta memória de vídeo PCI Express 4.0 e GDDR6. A CEO da AMD, Lisa Su, disse que a RDNA fornecerá energia aos jogos pelos próximos dez anos. A GCN ainda estará presente para produtos baseados em Vega e aplicativos de alta carga de trabalho.

No momento desta publicação, não sabíamos os modelos reais planejados para a família RX 5700 da AMD. A palestra da AMD na Computex proporcionou um vislumbre de seu desempenho por meio de uma referência da Strange Brigade. O jogo rodou no RTX 2070 da Nvidia e em uma placa Radeon RX 5700 não lançada. O resultado: o cartão da AMD teve um desempenho "aproximadamente" 10% melhor que o RTX 2070.

Enquanto isso, as placas de computação Radeon Instinct M150 e MI60 da AMD para aprendizado profundo e computação de alto desempenho suportam o PCI Express 4.0. Lançados em novembro de 2018, eles são baseados no "primeiro do mundo" GPU de 7nm, o Vega 20.


Quais CPUs suportam o PCI Express 4.0?

A família de CPUs de desktop Ryzen 3000 Series de terceira geração da AMD suporta PCI Express 4.0. Cinco partes da área de trabalho estarão disponíveis em 7 de julho:

Observe que a AMD anuncia 40 pistas PCI Express 4.0 com suas novas CPUs Ryzen para desktop, que é um número compartilhado. O chipset fornece 16 pistas PCI Express enquanto a CPU fornece outras 24:

  • 16 = GPU
  • 4 = Armazenamento
  • 4 = Chipset

Um dos grandes pontos de venda da Ryzen e do soquete AM4 é a compatibilidade com versões anteriores. Por exemplo, você não precisa de uma nova placa-mãe ao atualizar de um chip Ryzen 1000 para um Ryzen 3000. Tecnicamente, se você deseja os recursos mais recentes, é recomendável trocar as placas-mãe. Mas se você simplesmente deseja um processador mais novo, não é necessário substituir a placa-mãe.


Mas, para obter suporte completo ao PCI Express 4.0, você precisará de um processador Ryzen 3000 e de uma placa-mãe baseada no X570. Esse não foi o caso no início deste ano, pois os fabricantes ativaram o PCI Express 4.0 em placas-mãe mais antigas por meio de uma atualização do BIOS. A AMD recuou nessa decisão, no entanto, e agora bloqueia as atualizações do PCI Express 4.0 em tudo que era anterior às placas-mãe baseadas no X570.

A AMD agora bloqueia as atualizações do PCI Express 4.0 em todas as placas-mãe anteriores baseadas em X570.

O motivo? Integridade do Sinal. O PCI Express 4.0 exige espaçamento maior que os layouts do PCI Express 3.0 nas placas-mãe atuais. A nova especificação também requer transmitir e receber traços em várias camadas. Traços são aquelas pequenas mentiras de cobre ou alumínio que atravessam a placa-mãe.

“Não há garantia de que as placas-mãe mais antigas possam executar com segurança os requisitos de sinalização mais rigorosos da Gen4, e simplesmente não podemos ter uma mistura de 'sim, não, talvez' no mercado para todas as placas-mãe mais antigas”, diz o gerente técnico sênior de marketing Robert Hallock . "O potencial de confusão é muito alto."

Devido às restrições de hardware, a compatibilidade com versões anteriores anunciada pela AMD com a Ryzen agora não inclui o PCI Express 4.0.

Aprovação PCI Express 5.0

Dê uma olhada na Internet e você verá relatórios de que o PCI Express 5.0 já está aqui. O PCI-SIG anunciou a disponibilidade das especificações logo antes da Computex em junho, minimizando o aspecto do PCI Express 4.0 da grande revelação da AMD. Qual é o sentido do PCI Express 4.0 com uma especificação mais nova no horizonte, certo?

Tecnicamente, o PCI Express 5.0 não está aqui para vocês, o usuário final. Está aqui para fabricantes. Vinte e um meses se passaram entre a disponibilidade da especificação 4.0 e o primeiro produto real que utiliza essa especificação. Usando o mesmo padrão, provavelmente não veremos hardware baseado no PCI Express 5.0 até fevereiro de 2022. Se tivermos sorte, veremos as revelações de produtos durante a convenção de tecnologia CES 2022 em Las Vegas.

O PCI Express 5.0 suporta até 32 gigatransfers por segundo. São 31,5 Gb de dados não codificados a cada segundo, em cada sentido. Por exemplo, se uma placa de vídeo x1 estiver enviando e recebendo dados simultaneamente, isso significa cerca de 8 GB por segundo combinados. Uma placa de vídeo x16 pode ver transferências de dados de até 128 GB por segundo.

Como o PCI Express 5.0 versão 1.0 já está disponível para os fabricantes, não temos informações sobre os próximos produtos. AMD, Epson, Intel, Nvidia e Silicon Labs são apenas algumas empresas que já estão comprometidas com a nova especificação.

Conclusão

O PCI Express 4.0 está aqui em forma física para oferecer suporte a processadores, placas gráficas, dispositivos de armazenamento e muito mais rápido. O lançamento pode ser lento no início, com os produtos Ryzen 3000 e Radeon RX 5700 da AMD liderando o pacote. Definitivamente, temos tempo de sobra para o mercado PCI Express 4.0 crescer antes da versão 5.0 realmente chegar.

Mas, como visto na AMD, adicionar suporte ao PCI Express 4.0 a hardware mais antigo pode ser problemático. As atualizações baseadas no BIOS dependerão dos fabricantes e dos designs das placas-mãe. No entanto, como observado, a AMD não habilitará o PCI Express 4.0 em nada mais que placas-mãe baseadas no X570.

Atualmente, não sabemos os planos da Intel para o PCI Express 4.0. Seus futuros processadores Ice Lake de 10ª geração, no entanto, não suportarão a nova especificação quando chegarem durante a temporada de férias de 2019.

Se você está procurando um laptop novo, aqui estão alguns guias "melhores" (e eles não têm o PCI Express 4.0):

  • Melhores laptops Acer para comprar em 2019
  • Melhores laptops HP para comprar em 2019
  • Melhores laptops Lenovo para comprar em 2019

Atualização, 22 de outubro de 2019 (15h10 ET): Depoi de mee de epera, o modo preto ecuro do Twitter etá finalmente endo lançado para dipoitivo Android. De acordo com a conta oficia...

Foi uma emana lenta para a notícia da Apple, ma ainda havia alguma informaçõe intereante. Por exemplo, decobrimo que a participação de mercado do iPad aumentou batante recente...

Posts Populares