Análise do OnePlus 6: o sucessor espiritual do Nexus

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 3 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Análise do OnePlus 6: o sucessor espiritual do Nexus - Rever
Análise do OnePlus 6: o sucessor espiritual do Nexus - Rever

Contente


Atualização - janeiro: Desde que esta revisão foi publicada, o sucessor do OnePlus 6, o OnePlus 6T, foi lançado.O OnePlus 6 ainda é uma ótima compra, se você puder encontrá-lo, especialmente se você preferir scanners de impressão digital montados na parte traseira e não quiser viver sem o fone de ouvido.

História original: Passe o OnePlus 5T, o OnePlus 6 chegou. A última iteração da família OnePlus nos traz um design totalmente novo por fora e mais do que já amamos por dentro.

Além das óbvias mudanças cosméticas, o OnePlus 6 parece muito familiar. Vamos descobrir se isso é positivo ou negativo em nossa análise do OnePlus 6. Continue lendo a resenha escrita de Andrew e verifique a resenha do vídeo de David acima.

Leia a seguir: Motorola Moto Z3 vs a concorrência

OnePlus 6 review notas: Ambos os revisores usam o OnePlus 6 como seus drivers diários há cerca de uma semana e meia. As unidades de revisão estão executando o OxygenOS 5.1.3, baseado no Android 8.1 Oreo, e as duas unidades de teste estão no patch de segurança de 1 de maio de 2018. Estamos adiando a adição de pontuações de revisão até que possamos colocar o OnePlus 6 em todo o nosso conjunto de testes, cujos resultados serão apresentados em uma série de testes de mergulho mais profundos no futuro próximo.

desenhar


O OnePlus 6 é imediatamente distinguível do seu antecessor.

O telefone troca uma parte traseira de metal por uma de vidro e gira a câmera, movendo-a para o centro do corpo. O scanner de impressão digital traseiro agora é oval, em vez do círculo do 5T.

As bordas chanfradas no painel traseiro do OnePlus 6 são mais sutis que o 5T, tornando-o um pouco mais largo. O OnePlus 6 também é 15 gramas mais pesado (a 177 gramas) e 0,45 mm mais espesso (7,75 mm), devido ao seu exterior Gorilla Glass 5. Isso parece uma pequena diferença, mas faz o OnePlus 6 parecer muito mais resistente.

Apesar dessas mudanças, a forma e a pegada geral do OnePlus 6 são muito semelhantes ao OnePlus 5 e 5T. Isso é bastante impressionante, considerando o tamanho da tela aumentado em 0,27 polegadas.

O painel frontal é quase inteiramente da tela, com um queixo pequeno na parte inferior e molduras muito finas nas laterais da tela. A parte superior do painel frontal é quase totalmente sem bisel, graças ao entalhe, que contém os componentes necessários, como a câmera frontal. Ame ou deixe, a exibição em massa simplesmente não seria possível sem ela.


Os botões e portas estão nos mesmos locais do OnePlus 5T, com uma diferença notável. A bandeja do SIM e o controle deslizante de notificação OnePlus trocaram de lado. Ter o controle deslizante no lado direito é realmente muito melhor. No entanto, os usuários antigos do OnePlus podem achar que está demorando um pouco para se acostumar.

Na parte inferior, você encontrará o fone de ouvido, a porta USB tipo C e um único alto-falante.

Variantes de cores

O OnePlus nos deu o modelo preto espelho para revisão, mas o telefone também vem em preto e branco como seda à meia-noite. Cada modelo é único devido a uma aplicação de filme especial sobre o vidro. O branco sedoso quase parece que tem um acabamento em pó de bebê. As opções de preto espelhado e preto meia-noite parecem mais com vidro normal, mas a variante espelhada é mais brilhante, mais refletiva e mais um ímã de impressão digital.

A mudança para um design de vidro mais robusto parece fantástica

O OnePlus 6 ainda parece um aparelho OnePlus, apenas com um shell premium mais popular. A mudança para o exterior do Gorilla Glass 5 nos preocupa um pouco com a durabilidade a longo prazo, mas não há como negar que é fantástico. Pelo que vale a pena, o meu OnePlus 6 está em ótima forma após quase duas semanas de uso diário, embora haja alguns arranhões menores nas costas.

O OnePlus 6 não é à prova d'água, o que é uma decepção. O OnePlus testou-o para lidar com salpicos, poças e chuva internamente, mas não há certificação formal de IP. É improvável que o telefone funcione bem com submersão total. Não testamos essas alegações completamente, mas o OnePlus 6 se saiu bem durante o uso em um dia particularmente chuvoso. Esta evidência anedótica está longe de ser um endosso completo nas reivindicações de resistência à água do OnePlus, mas leve-a pelo que vale a pena.

Leia em seguida: 5 razões para comprar o OnePlus 6

Exibição

O OnePlus 5T nos deu um painel óptico AMOLED de 6,01 polegadas 1080p com uma taxa de exibição de 18: 9, uma atualização muito perceptível do OnePlus 5. A atualização de 6,28 polegadas no OnePlus 6 não é tão dramática.

Leia a seguir: Problemas do OnePlus 6 e como corrigi-los

A nova tela possui molduras menores, graças ao design de entalhe, e é um pouco maior. Não espere que pareça massivamente diferente se você vier do 5T. A tecnologia subjacente também não é exatamente nova, pois ainda é uma AMOLED de 1080p, desta vez com uma resolução um pouco mais alta de 1.080 x 2.280.

Apesar disso, ainda é uma excelente exibição. Todos os benefícios que você espera do AMOLED estão presentes, incluindo cores vibrantes, ótimos ângulos de visão, pretos escuros e muito brilho para uso externo. Realizaremos alguns testes de exibição mais aprofundados em um futuro próximo com medidas específicas. Portanto, fique atento.

Se você não estiver satisfeito com as configurações prontas para uso, o OnePlus possui vários recursos de exibição para refinar ainda mais sua experiência. Seu modo sRGB aprimora a precisão das cores e você também pode usar controles deslizantes de temperatura de cor para ajustar as coisas ao seu gosto. O modo de exibição ambiente é fácil para os olhos e o modo de leitura torna a exibição em preto e branco para uma experiência mais semelhante a um e-book. Se você já usou um aparelho OnePlus antes, provavelmente já conhece todos esses recursos.

Entendemos, é 2018 e uma exibição em 2K teria sido legal. Independentemente disso, a menos que você seja realmente específico sobre as resoluções, provavelmente não notará nenhuma diferença importante. Uma resolução mais baixa também tende a resultar em melhor duração da bateria (mais sobre isso daqui a pouco).

atuação

O OnePlus é conhecido por fazer pequenas concessões para manter o preço baixo, mas isso não afetou o desempenho. O OnePlus 6 tem algumas das melhores especificações que você encontrará no mundo do Android.

O OnePlus 6 é equipado com o Snapdragon 845 da Qualcomm, emparelhado com 6 GB ou 8 GB de RAM.

Como você esperava, o desempenho aqui é impecável. As animações são rápidas e fluidas e a resposta ao toque é altamente precisa. Todos os jogos ou aplicativos lançados são lançados rapidamente, sem soluços visíveis. Jogos mais exigentes como o PUBG Mobile não deixaram nada a desejar. O desempenho no mundo real não fica muito melhor que isso. Os benchmarks suportam ainda mais essa alegação.

Rodamos o OnePlus 6 através do Geekbench, AnTuTu e 3D Mark, comparando-o com o Galaxy S9 Plus (cortesia de Chris Thomas).


O GeekBench 4 deu ao OnePlus 6 uma pontuação de núcleo único de 2.454 e uma pontuação de núcleo múltiplo de 8.967. Em comparação, o Galaxy S9 Plus teve uma pontuação de núcleo único de 2.144 e uma pontuação de núcleo múltiplo de 8.116.


O AnTuTu classificou o OnePlus 6 com uma pontuação geral de 262.614. O Samsung Galaxy S9 Plus realmente saiu um pouco à frente aqui, em 266.559.


Finalmente, em 3D Mark, o OnePlus 6 obteve uma pontuação de 4.680 contra a pontuação de 4.672 do Galaxy S9 Plus '.

Quando se trata de diferenças no mundo real, tudo isso significa muito pouco. No entanto, ilustra que o OnePlus 6 tem tanto músculo quanto um carro-chefe muito mais caro.

O OnePlus 6 tem o mesmo tamanho de bateria de 3.300mAh encontrado no OnePlus 5 e 5T. Apesar da tela maior do telefone, a vida da bateria não sofre. O Snapdragon 845 da Qualcomm é mais eficiente em termos de energia do que nunca, e o compromisso da OnePlus com uma tela 1080p menos exigente também não prejudica.

David e eu tivemos tempos médios de exibição de cerca de 5,5 horas. Essa é uma média mais do que aceitável, considerando que nós dois somos usuários avançados e estávamos executando muitos aplicativos intensivos para testar o desempenho. Nos dias em que meu uso estava mais de acordo com um usuário comum, a tela no tempo chegava facilmente a seis a sete horas.


Também realizei o OnePlus 6 através do teste de bateria do PCMark com o brilho mais alto. O PCMark colocou o telefone em uma variedade de testes projetados para simular o uso na vida real. A leitura final foi de cinco horas e três minutos. Considerando que a maioria dos usuários não executa o telefone com brilho total, você pode esperar finalmente esse nível de desempenho.

O desempenho da bateria do OnePlus 6 não é inovador, mas está bem acima da média. Também é quase irrelevante graças ao carregamento do Dash do OnePlus.

O Dash Charge pode levar uma bateria de vazia a 60% carregada em apenas 30 minutos, o que é mais rápido do que muitas outras soluções de carregamento rápido no mercado. Combinado com a ótima bateria, você raramente fica sem suco.

Hardware

O OnePlus 6 vem em configurações de armazenamento de 64 GB, 128 GB ou 256 GB. O menor deles é combinado com 6 GB de RAM, enquanto os outros dois modelos têm 8 GB. O OnePlus 6 não suporta expansões microSD, mas os tamanhos de armazenamento interno maiores ajudam a compensar isso.

Os proprietários do OnePlus 6 não só terão acesso ao Bluetooth 5 para ouvir música sem fio, como também o confiável fone de ouvido de 3,5 mm. Pelo menos por enquanto, o OnePlus continua dedicado a uma porta que muitos outros fabricantes consideraram desnecessária.

O OnePlus não oferece Dolby Atmos, em vez disso, opta pelo Dirac HD Sound. Embora existam diferenças técnicas, ambas se propõem a fazer a mesma coisa: proporcionar uma experiência auditiva melhor e mais imersiva.

O OnePlus não inclui fones de ouvido prontos para uso, mas manter os acessórios incluídos no mínimo é uma maneira de manter os custos baixos. A maioria dos fones de ouvido incluídos não é particularmente boa. O OnePlus oferece fones de ouvido Bluetooth oficiais, que podem ser adquiridos separadamente por US $ 69,99.

Nos momentos em que você prefere usar o alto-falante interno, o OnePlus 6 oferece uma experiência bastante média. Fizemos um teste de audição totalmente não-científico, onde toquei as mesmas poucas músicas no OnePlus 5, OnePlus 5T e OnePlus 6. A diferença de som não foi muito perceptível nos três modelos. Todos os telefones OnePlus testados proporcionaram uma experiência razoavelmente alta, com o tipo de distorção que você esperaria ao aumentar os níveis de volume.

Mencionamos anteriormente que o scanner de impressão digital OnePlus 6 tem uma nova forma, mas essa é uma mudança puramente estética. O OnePlus nos disse que a mudança era voltar às suas raízes, pois todos os telefones OnePlus antes do 5T tinham uma forma mais oblonga. O scanner está mais rápido do que nunca, desbloqueando o dispositivo quase instantaneamente. Não há muito mais a dizer sobre o scanner do OnePlus 6 - é um dos melhores. Se você não gosta de tecnologia de impressão digital, o recurso Desbloqueio facial do 5T faz um retorno com o OP6.

O OnePlus 6 apresenta tudo o que você precisa em um telefone e nada mais

O desbloqueio facial não era perfeito no 5T, mas era rápido e muito utilizável na maioria das vezes. O desbloqueio facial do OnePlus 6 não é mais rápido, mas é muito mais confiável. Ele nunca deixou de reconhecer meu rosto, mesmo em ambientes relativamente escuros. Configurá-lo é muito fácil. Apenas alinhe seu rosto com a câmera e ela fará uma digitalização rápida. Depois disso, abrir o telefone é tão simples quanto pressionar o botão liga / desliga e deixar a câmera frontal ver seu rosto. Esse método não é tão seguro quanto um leitor de impressões digitais, mas é um pouco mais conveniente.

O OnePlus 6 possui 4 × 4 MIMO e Gigabit LTE. O suporte a Gigabit LTE é o primeiro para o OnePlus. Nem todos os mercados suportam essas velocidades ainda, mas é uma boa prova extra para o futuro.

Para aqueles nos Estados Unidos, o OnePlus 6 suporta AT&T e T-Mobile, além de todos os MVNOs compatíveis. Os clientes dos EUA Cellular, Verizon e Sprint estão sem sorte. Considerando a fusão esperada da T-Mobile / Sprint, esta última provavelmente é menos problemática.

O restante dos recursos e especificações de hardware pode ser encontrado aqui ou na tabela no final do artigo.

Câmera

O OnePlus sempre teve experiências de câmera bastante comuns. A nova câmera do OnePlus 6 é um passo à frente de várias maneiras, mas não necessariamente na medida que esperávamos. Telefones como o Huawei P20 Pro e o Samsung Galaxy S9 fazem muito mais para melhorar suas ofertas.

O OnePlus 6 possui uma configuração de câmera dupla com câmeras de 16 e 20MP e uma abertura f / 1.7. A câmera de 16MP agora possui um sensor Sony IMX 519, que possui pixels 19% maiores que o 5T, para ajudar no desempenho com pouca luz. O 20MP secundário tem o mesmo sensor que o 5T.

As fotos do OnePlus 6 parecem muito mais nítidas em condições de pouca luz do que o 5T, embora haja um excesso de nitidez nas bordas. As cores são mais naturais e você pode discernir mais detalhes. A diferença é particularmente visível no tamanho natural, onde as fotos são menos borradas. Como seria de esperar com pouca luz, alguns detalhes ainda estão perdidos.

O OnePlus 6 é uma grande atualização do 5T quando se trata de desempenho com pouca luz


Em uma iluminação melhor, ainda há melhorias, mas as diferenças entre as câmeras OnePlus 6 e 5T são muito menos visíveis. A nitidez e os detalhes nas fotos da câmera principal são muito bons, com cores precisas que não são saturadas demais. A faixa dinâmica também é muito boa aqui, oferecendo uma grande quantidade de detalhes sem exagerar no contraste. A qualidade da imagem tende a desmoronar ao usar o zoom 2X, portanto é provável que você esteja melhor sem ele.

O OnePlus adicionou alguns novos truques à câmera OnePlus 6, incluindo gravação 4K 60fps e adição de estabilização ótica de imagem (OIS). Agora, o telefone também pode gravar vídeos em câmera lenta em 1080p a 240fps e 720p em 480fps.

A maioria dos recursos do 5T retorna no OnePlus 6. Há um Modo Pro para mais controle sobre as imagens, semelhante ao que você obtém de uma DSLR. O modo retrato também está presente, embora não seja exatamente ótimo. Somos fãs da ideia por trás dos efeitos artificiais de bokeh, mas a área de bokeh no OnePlus 6 parece bem falsa. Esperamos que o OnePlus continue a resolver esse problema, principalmente porque planeja trazer o modo retrato para a câmera frontal em uma atualização futura.

A câmera selfie é realmente boa aqui e realmente parece um pouco melhor que a 5T, apesar de usar o mesmo sensor. Algumas melhorias de pós-processamento ou software devem estar em jogo. Os detalhes da imagem são ótimos, com boa reprodução de cores e tons de pele naturais.

O OnePlus 6 oferece uma experiência de câmera que deve ser mais do que suficiente para fotógrafos casuais, mas David e eu sentimos que não era uma grande atualização do 5T. Também sentimos que o software poderia usar mais refinamentos. Todos os principais OEMs estão focados em melhorias de IA para a câmera e é bastante óbvio que esta é uma área em que o OnePlus está por trás do pacote.

Você pode conferir as amostras da câmera em resolução máxima aqui.

Programas

O OxygenOS é uma das partes favoritas da experiência OnePlus. É limpo, rápido e não sobrecarrega você com aplicativos desnecessários. Em suma, é muito parecido com o software Pixel do Google em todos os aspectos que importam. Ao mesmo tempo, há muitos recursos e configurações de personalização para que você possa personalizar a experiência de acordo com suas necessidades.

Originalmente, o telefone era baseado no Android 8.1 Oreo e parecia quase idêntico ao da atualização 8.1 no 5T. Desde então, o OnePlus 6 foi atualizado para o OxygenOS 9.0, baseado no Android 9 Pie. Todos os nossos favoritos retornam aqui, incluindo aplicativos paralelos. Esse recurso permite executar mais de uma instância do mesmo aplicativo. Isso significa que você pode ter vários logins em execução ao mesmo tempo para coisas como o Snapchat, em vez de sair completamente de um para alternar para o outro. Já mencionamos muitos outros destaques em todo o artigo, incluindo o desbloqueio facial e o modo de leitura.


Como mencionamos na seção da câmera, existe um novo modo de retrato definido para o telefone logo após o lançamento. Certificar-se-emos de fornecer nossas impressões sobre esse recurso quando ele chegar. Essa não é a única alteração no software da câmera.

O aplicativo da câmera agora possui um conjunto básico de edição de vídeo, para que você possa adicionar itens como filtros, músicas e até cortar vídeos diretamente de dentro do aplicativo da câmera. Para aqueles que desejam aprimorar rapidamente seus vídeos diretamente do telefone, esse é um ótimo extra. Alguns aplicativos de edição de terceiros provavelmente fazem um trabalho melhor, mas ainda é um toque agradável.


Outros recursos importantes do OxygenOS 5.1.3 incluem gestos de navegação no estilo do iPhone e um modo de jogo aprimorado para reduzir a largura de banda alocada para aplicativos em segundo plano. Nenhum desses recursos veio com o 5T pronto para uso, mas eles existem na atualização de software 5.1.1 no OnePlus 5T. É provável que haja alguns outros pequenos refinamentos e alterações em toda a interface do usuário e aplicativos de estoque, mas nada se destacou muito.


Nos últimos anos, a maioria dos OEMs mudou-se para uma abordagem de menos-é-mais ao software. Esta é uma área em que o OxygenOS brilha particularmente. Tudo o que é encontrado no telefone parece estar lá por uma razão: há poucos truques. A prateleira é um dos poucos recursos que se destacam nessa abordagem de baunilha - é uma ótima maneira de encontrar rapidamente os aplicativos mais usados ​​e outras informações importantes.

Até os aplicativos pré-carregados parecem cuidadosamente selecionados, consistindo principalmente em aplicativos Android padrão, aplicativos do Google e o aplicativo da comunidade OnePlus. David e eu sentimos que a inclusão do Google Pay foi um toque agradável, pois muitos outros smartphones exigem que você o baixe manualmente. Nem todos podem estar cientes do Google Pay, portanto, a pré-instalação significa que mais usuários provavelmente tentarão.

Tudo o que é encontrado no telefone parece muito propositalmente feito

O design minimalista do OxygenOS significa que o iniciador não é tão robusto quanto o que você pode encontrar com outros telefones e opções de terceiros, mas ainda é bastante poderoso. O modo escuro e claro permite alterar a aparência da interface do usuário. Também há cores de destaque para dar um toque pessoal extra. O OnePlus ainda adicionou vários gestos para facilitar a navegação na interface do usuário, incluindo o novo sistema de navegação baseado em gestos que mencionamos anteriormente.

Especificações

Galeria

Preço - Quanto vai custar e quando você pode comprar?

O OnePlus 6 estará à venda em 22 de maio. O telefone custará $529 para o modelo básico com 6 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, disponível apenas em preto espelhado.

Para $579 você obterá o modelo com 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento. Ele também vem em todas as três cores - preto espelhado, preto meia-noite e edição limitada de seda branca (disponível posteriormente).

No extremo mais alto do espectro está o OnePlus 6, com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Este modelo só vem em preto meia-noite e custa US $ 629. O preço pode parecer muito, mas você não encontrará muitos telefones com essas especificações por um preço relativamente baixo.

Nos feriados, o OnePlus 6 está sendo vendido por US $ 100 fora do preço normal.

O OnePlus é a alternativa perfeita para o Nexus (e Pixel)

Na análise de vídeo de David, ele falou muito sobre como o OnePlus 6 se parece com o novo Nexus. Eu tenho que concordar.

Começando com o Nexus 4, o Google se concentrou em fornecer recursos de última geração, fazendo pequenas concessões para manter os preços baixos. A cada geração subsequente, a linha Nexus aprimorava seus recursos e mantinha seus preços baixos (Ok, o Nexus 6 era uma exceção).

O Google provavelmente sempre pretendeu avançar ainda mais, usando seus entusiastas como testadores beta não oficiais para ajudar a refinar sua visão. Ao mesmo tempo, o processo foi gradual o suficiente para não assustar os seguidores leais do Google. No final, esse esforço nos trouxe o Pixel.

Muitos fãs do Nexus migraram para a linha Pixel, apesar de custar muito mais. Parecia consideravelmente mais popular, mas caramba, era um bom telefone. Para seu crédito, também era muito amigável para desenvolvedores.

Os menos interessados ​​em um telefone convencional de preço mais alto, como eu, começaram a procurar um novo lar. Muitos de nós encontramos essa casa no OnePlus.

Agora parece que o OnePlus está inclinado no manual do Google. Assim como o Nexus, este pode ser apenas o começo de uma evolução para algo mais.

O OnePlus parece estar seguindo a estratégia Nexus para Pixel até um T

A linha OnePlus tem muito o mesmo charme que a linha Nexus. Não é apenas o baixo custo, mas também o quão aberta a comunidade é para atividades de root, ROMing e outras atividades entusiastas da tecnologia. O OxygenOS muito semelhante ao estoque também é uma grande parte desse apelo. Assim como o Nexus, podemos sentir lentamente que essa estratégia está evoluindo.

Ano após ano, a linha OnePlus avança nos preços. Cada iteração parece um pouco menos barata e um pouco mais premium. O OnePlus 6 é o último passo na direção.

Este telefone tem tudo a ver com refinamento. O OnePlus aproveitou todas as lições aprendidas ao longo de sua curta história e aperfeiçoou sua experiência. David e eu concordamos que este telefone é incrível - é rápido, fácil de pegar e usar e parece tão premium quanto os telefones quase o dobro do preço.

O OnePlus é rápido, fácil de pegar e usar e parece tão premium quanto os telefones que custam quase o dobro do preço - em suma, é incrível

O OnePlus 6 está faltando alguns extras, mas isso faz sentido. Um monte de novos recursos adicionais aumentaria o preço ainda mais e potencialmente alienaria os fãs. Fazer essas mudanças lentamente significa que a mudança de direção será muito mais fácil de engolir.

O OnePlus é a coisa mais próxima do Nexus fora do Pixel (e talvez o Essential Phone). No próximo ano, talvez não possamos dizer o mesmo, se o OnePlus continuar seguindo os passos do Google. Até então, o OnePlus 6 é a alternativa perfeita para o Nexus dos dias modernos e deve agradar àqueles que não foram vendidos com o preço mais alto do Pixel.

Se você quer muito dinheiro, uma experiência premium e não se importa de perder alguns recursos extras, compre este telefone.

Se você está desanimado ou deseja todos os sinos e assobios encontrados nos telefones Samsung, Google ou Huawei, convém procurar outro lugar.

É isso para a nossa análise do OnePlus 6. O que você acha das últimas OnePlus? Deixe-nos saber nos comentários.

Cobertura completa do OnePlus 6:

  • OnePlus 6 vs Apple iPhone X: David pode enfrentar Golias?
  • OnePlus 6 vs OnePlus 5T: O estado de nunca se estabelecer
  • OnePlus 6 vs Samsung Galaxy S9 Plus
  • Comparação de cores do OnePlus 6: preto meia-noite, preto espelhado e branco seda
  • OnePlus 6 Android P Developer Preview beta 2 chega com o suporte do Google Lens
  • OnePlus 6: o que é ótimo, o que está faltando
  • Auscultadores sem fios OnePlus Bullets com carregamento rápido e controlos magnéticos

O napchat etá rapidamente e tornando uma da plataforma de mídia ocial mai populare. Faz muito bem com a geração mai jovem. Em termo de número aboluto, ea é a geraç&...

O árabe é uma língua urpreendentemente popular. É o idioma oficial da maioria do paíe árabe. Io inclui aproximadamente 1,8 bilhõe de peoa. É também um do ...

Escolha De Leitores