30º aniversário do Motorola MicroTAC: pratos da Motorola em telefones dobráveis

Autor: John Stephens
Data De Criação: 28 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
30º aniversário do Motorola MicroTAC: pratos da Motorola em telefones dobráveis - Tecnologias
30º aniversário do Motorola MicroTAC: pratos da Motorola em telefones dobráveis - Tecnologias

Contente


Em abril de 1989, a Motorola estreou o MicroTAC 9800x (o “TAC” significava Cobertura total da área). O telefone se destacou por vários motivos. Em primeiro lugar, ele introduziu um design flip, em que o bocal foi encaixado em uma aba de plástico. A aba protegeu o teclado numérico quando fechado e garantiu que o microfone fosse posicionado mais próximo da boca do proprietário quando aberto. O design do flip era muito mais compacto quando comparado aos telefones estilo tijolo ou bar. De fato, o telefone foi projetado para caber no bolso da camisa.

Pelos padrões modernos, o MicroTAC é positivamente pré-histórico.

"Pequeno" em 1989 significava que o telefone media cerca de nove centímetros de comprimento quando aberto e pesava três quartos de libra (302g). Atualmente, os telefones medem cerca de quinze centímetros de comprimento e pesam cerca de 175g.

Pelos padrões modernos, o MicroTAC é positivamente pré-histórico. Ele tinha um display LED monocromático de oito caracteres, teclado numérico de 12 botões com teclas de função associadas e uma lista telefônica interna. Custou entre US $ 2.500 e US $ 3.500 e a bateria mal durou. A Motorola fabrica o telefone há anos, com várias variantes fazendo pequenas melhorias no design ao longo do tempo.


O principal concorrente da Motorola, a Nokia, evitou a ideia de dobrar telefones e ficar preso a dispositivos do tipo barra. A Motorola continuou produzindo modelos MicroTAC até 1997, embora o StarTAC da época de 1996 o substituísse em grande parte.

Motorola StarTAC

O StarTAC era outro telefone explosivo. Semelhante ao MicroTAC com um design dobrável, o StarTAC era significativamente menor e mais leve (88g). O StarTAC é considerado o primeiro telefone de concha, o que significa que as duas metades do design de dobragem eram aproximadamente do mesmo tamanho. Algumas pessoas pensaram que parecia um comunicador de Star Trek.

Além do design da concha, o StarTAC foi um dos primeiros telefones a receber mensagens de texto SMS e um dos primeiros a incluir um alerta de vibração. Os proprietários podiam optar por uma bateria de íon de lítio, o que era raro na época. O Motorola StarTAC custa US $ 1.000.


O MicroTAC e o StarTAC acabaram levando a Motorola ao seu dispositivo mais icônico.

Com seu preço mais acessível, o StarTAC também foi um dos primeiros telefones celulares a realmente ressoar com os consumidores. A Motorola vendeu cerca de 60 milhões deles. Considerando a baixa saturação do mercado no final dos anos 90, 60 milhões é um número bastante significativo.

O desenvolvimento do MicroTAC e StarTAC acabou levando a Motorola ao seu dispositivo mais icônico.

Motorola RAZR

A Motorola balançou as cercas com o Motorola RAZR e bateu fora do parque. O telefone foi uma atualização para as linhas MicroTAC e StarTAC na concepção básica, mas ampliou ainda mais os limites.

"Sabíamos pelas aprendizagens sobre o StarTAC que tínhamos que entregar um dispositivo que aguentasse a vida cotidiana, algo em que você sempre pudesse confiar e, ao mesmo tempo, algo que você gostaria de compartilhar e exibir", disse a Motorola. .

O que o MicroTAC começou, certamente o RAZR terminou.

O RAZR, anunciado em julho de 2004 e colocado à venda no final daquele ano, era mais fino que qualquer outro dispositivo na época. Também exibia um design novo e futurista. Era menor (3,9 polegadas de altura) e mais leve (99g) do que muitos modelos concorrentes. Embora o preço de US $ 600 tenha causado muitos fracassos, a Motorola vendeu mais de 130 milhões da variante V3 original.

A Motorola acreditava que “não deveria haver comprometimento para o usuário, tela grande, teclado grande e grande duração da bateria, tudo em algo incrivelmente pequeno e compacto. Em sua essência, o RAZR conseguiu combinar aspectos claramente da Motorola e torná-la futurista ao mesmo tempo. Conseguimos colocar a noção das pessoas sobre o que seria o futuro em suas mãos ".

O resto, como dizem, é história. O que o MicroTAC começou, certamente o RAZR terminou. O RAZR original terminou a produção em 2007, após a estréia do Apple iPhone original. Não demorou muito tempo para o dispositivo da Apple derrubar o setor e acabar com a popularidade dos telefones flip, dobráveis ​​e de garra como os conhecíamos.

Círculo completo

Depois que o iPhone deixou sua marca, a originalidade do design do telefone diminuiu. Quase todo o mercado se consolidou em torno do telefone estilo slab - e é por isso que os últimos seis meses foram fascinantes de assistir, literalmente.

As garras do final dos anos 90 e das primeiras horas da manhã exibiam telas pequenas na metade e um teclado numérico com controles na outra metade. Samsung e Huawei introduziram telefones este ano que têm telas dobráveis. O Galaxy Fold se abre como um livro para revelar uma tela grande, enquanto o Huawei Mate X se desdobra mais como um panfleto. Esses dispositivos aproveitam a mais recente tecnologia de tela, mas, como evidenciado pelo Galaxy Fold, a tecnologia pode não estar pronta ainda.

O que é importante aqui, no entanto, é a inovação. Assim como o MicroTAC fez 30 anos atrás, o Galaxy Fold e o Mate X representam uma emocionante mudança de paradigma.

"A tecnologia dobrável que está sendo mostrada e visualizada hoje é extremamente emocionante", observou Motorola. "Além de ser apenas uma tecnologia muito interessante, a inovação por trás do novo fator de forma permite que os fabricantes projetem telefones de maneiras totalmente novas, o que levará a novas maneiras de usar smartphones que a maioria nem imagina hoje."

A Samsung sofreu um revés, no entanto, quando as primeiras unidades de revisão começaram a falhar. A empresa retirou os aparelhos e atrasou o lançamento enquanto investiga. A Huawei não atrasou o lançamento de seu telefone dobrável, pelo menos ainda não.

A Motorola tem um telefone dobrável na manga? Motorola jogou bem. "Na Motorola, orgulhamo-nos da inovação", afirmou a empresa. . "Mantemos um contato próximo com a tecnologia mais recente e procuramos constantemente maneiras de inovar melhor para nossos consumidores".

Falando em pulsos, a reinicialização dobrável do RAZR da Motorola, que vazou (embora definitivamente não esteja confirmada), é uma maravilha de se ver (se as renderizações são legítimas) e pode ter acelerado o coração dos fãs de telefones em todo o mundo.

Não importa em que área de negócio você eteja, o atendimento ao cliente é um habilidade eencial. O aleforce é o líder mundial ferramenta de gerenciamento de rela...

A aleforce é a líder global em oluçõe de gerenciamento de relacionamento com cliente. É a força motriz inovadora por trá de muita emprea de uceo, e é por io que...

Novos Posts