MediaTek vs Snapdragon: O que saber sobre as duas empresas

Autor: John Stephens
Data De Criação: 26 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Qual Mediatek Equivale a Qual Snapdragon? (processadores mais populares).
Vídeo: Qual Mediatek Equivale a Qual Snapdragon? (processadores mais populares).

Contente


Huawei e Samsung são dois dos únicos fabricantes de Android que produzem regularmente processadores internos. Todos os outros recorrem à Qualcomm e MediaTek para atender às suas necessidades de chips móveis.

As duas empresas são as principais fornecedoras de chipsets de terceiros há vários anos, após a retirada de players como Texas Instruments, Intel e NovaThor da ST-Ericsson.

Reunimos uma cartilha prática sobre o MediaTek vs Qualcomm, cobrindo suas diferenças e razões pelas quais uma empresa optaria por um ou outro.

Tecnologia CPU

Quando se trata de CPUs importantes, a Qualcomm tem um histórico de criação de seus próprios núcleos Kryo. Desde 2017, no entanto, a empresa adotou projetos semi-personalizados (apelidados de Kryo Gold ou Kryo Silver). Esses projetos são baseados nos núcleos padrão da CPU Arm, com alguns ajustes para o consumo de energia e o desempenho.


Enquanto isso, o MediaTek usa núcleos de CPU Arm padrão para seus processadores, sem modificá-los no mesmo grau da Qualcomm.

A Qualcomm usa os melhores e mais recentes núcleos de CPU Arm, sempre que disponíveis, como é o caso do novo Snapdragon 675 e, mais recentemente, o Qualcomm Snapdragon 855. Ambos os chips usam os núcleos Cortex-A76 de última geração da Arm. A MediaTek, por outro lado, mudou apenas recentemente para o núcleo Cortex-A75 do Helio P90. E, como o nome indica, o Cortex-A75 é um núcleo de CPU mais antigo (mas ainda capaz).

A longa e curta delas é a Qualcomm e a MediaTek usam os mesmos núcleos de CPU, mas a Qualcomm tende a adotar novos núcleos em um ritmo mais rápido.

GPUs: arma secreta da Qualcomm?

As GPUs são a maior vantagem da Qualcomm, graças à sua secreta tecnologia gráfica Adreno. Isso foi resultado da aquisição da Qualcomm do negócio de chips gráficos portáteis da AMD (Adreno é um anagrama da Radeon, a marca gráfica da AMD).


As GPUs Adreno da empresa superaram recentemente as GPUs da Armi em benchmarks - basta comparar as referências gráficas do Galaxy S9, desenvolvido pela Qualcomm, e sua variante do Exynos (que usa a tecnologia do GPU da Arm).

Fabricantes como Samsung e Huawei geralmente optam por simplesmente usar mais núcleos de GPU Arm Mali para reduzir a diferença no hardware da Qualcomm.

A nova GPU Mali-G76 da Arm é uma grande atualização, em teoria, visando o desempenho da classe de laptops. Mas a Qualcomm não está parada, revelando a GPU Adreno 640 como parte do Snapdragon 855. Ele aumenta em 20% a potência da GPU do Snapdragon 845, mas precisamos esperar e ver se os telefones com a mais recente GPU da Arm podem oferecer um desafio.

A MediaTek passou a usar as GPUs da Imagination Technologies em seu novo Helio P90 em vez das peças de braço. A empresa está reivindicando uma grande atualização gráfica em relação aos chips de última geração anteriores, mas o tempo dirá se esse é o caso.

Aprendizado de máquina

A Qualcomm tradicionalmente utiliza seu processador de sinal digital (DSP) Hexagon para tarefas de aprendizado de máquina nos últimos anos. O DSP geralmente lida com tarefas relacionadas a áudio, fotografia e conectividade, mas a empresa ajustou o chip (junto com sua CPU e GPU) para aprendizado de máquina.

O Hexagon 685 DSP topo de linha está disponível nos modelos Snapdragon 845, Snapdragon 710, Snapdragon 670 e Snapdragon 675. Portanto, tarefas como reconhecimento de imagem e outras formas de inferência offline devem aumentar os telefones com esses chips.

Mas a empresa também adicionou um novo chip Tensor Accelerator ao seu processador principal Snapdragon 855. O fabricante de chips alega que, graças a esse silício e outras atualizações, o novo chipset oferece três vezes o desempenho de IA do Snapdragon 845.

A MediaTek, por outro lado, introduziu uma APU (unidade de processamento de IA) dedicada a telefones de gama média com o lançamento do chipset Helio P60. A APU traz recursos como reconhecimento inteligente de cena, melhor reconhecimento facial e muito mais para telefones de gama média.

O novo chipset Helio P90 da empresa de Taiwan parece oferecer ainda mais energia de IA, graças à adição de um chip de acelerador de IA e um mecanismo de detecção de rosto. A MediaTek está reivindicando 1.127GMACs de energia de IA para o novo chipset, em comparação com os 614GMACs do Snapdragon 710.

Suporte e atualizações para desenvolvedores

Se você planeja atualizar uma nova ROM no telefone, os telefones equipados com a Qualcomm são tradicionalmente a opção preferida. Os telefones MediaTek ganharam uma reputação ruim há vários anos pelo suporte ao desenvolvedor (ou a falta dele) em comparação com a Qualcomm. O problema parece girar em torno da política da empresa de liberar código fonte, o que não é tão simples quanto o fabricante de chips dos EUA. Desde então, a MediaTek disse que consideraria liberar o código fonte para o público, mas não no futuro próximo.

Os telefones MediaTek também têm reputação de atualizações atrasadas ou ausentes do sistema. Por outro lado, dezenas de marcas low-end tradicionalmente usam seus chips e geralmente não têm recursos para atualizar seus telefones. Não é necessariamente culpa do fabricante de chips se um telefone com MediaTek não for atualizado.

A empresa tomou medidas para mudar as coisas, juntando-se à iniciativa GMS Express há um ano, que exige o envio de uma versão mais completa do Android, além de vários aplicativos do Google, para parceiros (em vez da compilação mínima do AOSP). Isso deu alguma esperança aos parceiros da MediaTek começarem a trazer atualizações para os consumidores mais rapidamente.

A iniciativa Project Treble do Google também deve resultar em atualizações mais rápidas para os dispositivos Qualcomm e MediaTek. O Project Treble separa efetivamente as camadas de hardware e software de um telefone para que as atualizações de software (Android) não afetem o hardware.

Também vimos a Nokia / HMD entregar atualizações para alguns de seus telefones equipados com MediaTek, como o Nokia 3, 3.1 e 5.1 Plus. O fabricante de chips claramente não é uma causa perdida para atualizações, mas a Qualcomm ainda é a opção preferida para atualizações e, crucialmente, desenvolvimento de ROM.

Dispositivos Qualcomm e MediaTek

O MediaTek é um dispositivo firme no nível básico, com chips em telefones como o Nokia 1, Nokia 3 e 3.1 e Redmi 6 e 6A. De fato, os chips Helio A22 e P22 de baixo custo da empresa eram menores que os da Qualcomm na época do lançamento, o que resultaria em melhor resistência no papel.

A Qualcomm ainda se apóia em chips antigos, como o Snapdragon 212 e o Snapdragon 425, para suas necessidades básicas. Mas os novos processadores Snapdragon 429 e Snapdragon 439 da empresa podem dar um tiro no braço.

O nível principal é totalmente dominado pela Qualcomm e sua série de chips Snapdragon 800 (Snapdragon 835 e 845). A Mediatek está dando um tempo nos chipsets principais, após o lançamento do seu processador principal Helio X30 em 2017. Infelizmente, o X30 chegou ao Meizu Pro 7 Plus (visto acima), enquanto o Snapdragon 835 da Qualcomm alimentava quase todos os outros dispositivos de última geração . Se você está comprando um telefone principal, o Snapdragon é o chipset padrão.

É provável que também seja o caso em 2019, já que o fabricante de chips dos EUA recebe uma tonelada de suporte dos OEMs para seu chipset Snapdragon 855. Caso contrário, o MediaTek está aderindo aos segmentos sub-flagship com seus produtos mais recentes.

A faixa intermediária tem uma mistura maior, já que as séries Snapdragon 400, 600 e 700 da Qualcomm ultrapassam a faixa Helio P60 e MT6750. Os telefones populares P60 e MT6750 incluem o Nokia 5.1 Plus, Realme 1, Oppo F9, LG Q7 e LG X Power 2. Enquanto isso, os telefones de gama média de destaque com chips Qualcomm incluem o Nokia 7 Plus, Xiaomi Mi A2, Xiaomi Redmi Note 5 e Realme 2 Pro. Na maioria das vezes, os chips Snapdragon são a escolha para muitos telefones de gama média de grandes nomes. Mas os telefones MediaTek definitivamente estão presentes aqui.

Então qual é o melhor?

Por fim, há muito mais para comprar um smartphone do que qual chipset ele usa. Você compraria um telefone poderoso sem recursos ou um telefone de gama média com uma ótima câmera, resistência à água e um fone de ouvido?

Se você planeja mexer com o funcionamento interno do telefone ou deseja um telefone principal adequado, a escolha já está feita para você (Qualcomm). O suporte de gama média é mais sombrio, pois o Helio P60 / P70 da MediaTek e o popular Snapdragon 660 da Qualcomm são igualmente poderosos, embora os mais novos chips da série 600 da Qualcomm tirem o Helio P60 / P70 da água. Mas a empresa de Taiwan pode obter algumas vitórias com o Helio P90, graças a esse impressionante desempenho de IA em teoria.

É a categoria básica em que o MediaTek tem uma vantagem, graças às séries Helio A22 e P22. Oferecendo chips mais novos e menores do que os esforços de baixo custo da Qualcomm até recentemente, os novos processadores também oferecem Bluetooth 5 (uma raridade a esse preço).

O MediaTek também geralmente diminui os preços da Qualcomm, o que não garante que um telefone MediaTek seja mais barato, mas abre a possibilidade.

Procurando um guia completo para os chips MediaTek? Leia nosso resumo aqui. Também temos um guia para os chips Snapdragon recentes da Qualcomm, disponíveis clicando aqui.

Até 16 milhõe de core e a capacidade de controlar toda a configuração de iluminação com apena um telefone ão fantática. Ma e você não etiver pronto pa...

O Philip Hue é um do itema de iluminação inteligente mai populare do mercado. Ele vem com doi produto principai. A primeira é a lâmpada Philip Hue, que funciona e e encaixa n...

Recomendado