Kotlin for Android app development introdução

Autor: John Stephens
Data De Criação: 24 Janeiro 2021
Data De Atualização: 4 Julho 2024
Anonim
Kotlin for Android app development introdução - Aplicativos
Kotlin for Android app development introdução - Aplicativos

Contente


Kotlin é uma linguagem de programação estaticamente tipada do JetBrains. É totalmente "interoperável" com Java (o que significa que você pode usar estruturas Java e até misturar comandos de ambos em seu código) e vem sem limitações. Os desenvolvedores do Android já usam o Kotlin há algum tempo por meio de um plug-in e alguns aplicativos populares na Play Store (como o Basecamp) foram supostamente construídos exclusivamente usando esse idioma. Agora, porém, a partir do Android Studio 3.0, ele será incorporado e suportado imediatamente.

Kotlin nos permite remover quantidades significativas de clichê

Então, por que você escolheria usar o Kotlin para aplicativos Android em vez de Java? Bem, a principal razão é que isso pode tornar sua vida um pouco mais fácil em vários casos.

O Kotlin elimina referências nulas, por exemplo, e não possui exceções verificadas - as quais podem salvar alguns desenvolvedores de dores de cabeça. Como você verá, vários recursos do Kotlin para Android também nos permitem remover quantidades significativas de código padrão, resultando em programas mais simples e legíveis. Geralmente, essa é uma linguagem mais moderna e, se você ainda não está profundamente arraigado em Java ou deseja seguir o método "mais oficial", vale a pena considerar. Para aqueles que estão começando, Kotlin pode representar uma curva de aprendizado mais perdoadora.


Leia a seguir:Kotlin x Java: principais diferenças entre os idiomas oficialmente suportados pelo Android

Então, para os interessados ​​em adotar o Kotlin em seu fluxo de trabalho, como é possível ficar preso?

Como configurar

A boa notícia é que, como o Kotlin é fornecido com o Android Studio 3.0 e superior, não há necessidade de baixar nada de novo e apenas uma configuração mínima necessária. Bem vindo ao futuro! Se você possui o Android Studio 3.0, ao criar um novo projeto, você terá a opção de incluir o suporte ao Kotlin. Se você marcar esta caixa, não precisará configurar seu projeto mais tarde.

Anteriormente, os desenvolvedores tinham que converter manualmente seus arquivos no Kotlin através do menu, mas agora isso é feito por padrão.


Abra MainActivity.kt (sendo a extensão Kotlin) e você deve ver imediatamente que existem algumas diferenças importantes na maneira como as coisas são escritas e dispostas.

Agora você está pronto para começar a desenvolver o Kotlin para Android!

Observe que geralmente é uma boa idéia criar um novo diretório para seus arquivos Kotlin ou substituir completamente sua pasta java se você estiver usando apenas o Kotlin daqui em diante. Você pode criar novos arquivos Kotlin clicando com o botão direito do mouse no diretório de destino e então selecionando Novo> Atividade Kotlin.

Olá Kotlin para Android: algumas sintaxes e diferenças básicas

Ok, vamos dar uma olhada no código que já temos. Primeiro, você pode perceber que declara classes usando classe assim como você faria em Java. A diferença é que não há público palavra-chave, porque todos as aulas em Kotlin são públicas e finais. Você também pode perceber que não estamos usando ampliar ou. Em vez disso, usamos dois pontos que fazem a mesma coisa.

Que talDiversão comando? Na verdade, é a abreviação de 'function' (não tão divertido), então, ao invés de escrever vazio público agora você vai escrever Diversão. Isso empresta à nossa classe uma função pública que podemos chamar de outras classes. Os argumentos são especificados entre colchetes após o nome da função. Para fazer isso, você precisará saber como definir variáveis, o que é um pouco diferente. Para criar uma string, você pode escrever:

texto var: String = "Olá"

Embora, na verdade, o Kotlin geralmente seja inteligente o suficiente para identificar o tipo de uma variável por conta própria, assim como o Python, então você geralmente pode escrever:

var text = "Olá"

Para criar uma sequência, ou:

var num = 3

Para criar um número inteiro. É assim que você criaria uma variável mutável (mutável). val é usado para criar constantes. Portanto, ao criar funções com argumentos, é isso que você verá entre parênteses. E essas variáveis ​​podem ter valores padrão, o que também é útil. Então você pode ver algo assim:

divertido SayHello (var userName: String = "User") {textView.setText ("Olá, $ userName!")}

Há mais uma grande diferença que você já deve ter percebido agora ... sem ponto e vírgula! Você pode incluí-los se quiser, mas não há mais uma obrigação e não será penalizado se perder uma. Se você é alguém queaindasempre esquece um em algum lugar, então isso pode ser uma boa notícia!

Você notará muitas outras pequenas diferenças na sintaxe à medida que avança e, é claro, está além do escopo desta postagem listar todas elas aqui. No entanto, a estrutura ainda é bastante semelhante; portanto, no geral, você deve deduzir o que tudo faz no contexto e, talvez, com um pouco de tentativa e erro. Você encontrará uma ótima introdução aqui.

O verdadeiro poder do Kotlin: ajudando você a digitar menos

Na maioria das vezes, o código parecerá um pouco mais simples e mais curto no Kotlin para Android, em comparação com o Java. Considere o seguinte exemplo de adição de um onClickListener a um FAB. Aqui está como você faria isso em Java:

FloatingActionButton fab = (FloatingActionButton) findViewById (R.id.fab); fab.setOnClickListener (new View.OnClickListener () {@Override public void onClick (exibição de exibição) {...}});

E é a mesma coisa em Kotlin:

val fab = findViewById (R.id.fab) como FloatingActionButton fab.setOnClickListener {...}

É muito mais simples e direto e cria um código mais legível à medida que você avança. Como eu disse: menos clichê. E, na verdade, é muito mais profundo que isso. Os desenvolvedores do Kotlin podem acabar com a necessidade de escrever isso findViewByID novamente! Para fazer isso, você precisa aplicar um plugin.

Você faz isso no nível do módulo build.gradle adicionando a linha:

aplique o plug-in: 'kotlin-android-extensions'

Clique em "sincronizar" e você poderá importar referências às suas visualizações na parte superior do seu código, da seguinte forma:

importe kotlinx.android.synthetic.main..

Ao fazer isso, você poderá acessar a visualização diretamente, sem a necessidade de usar seu ID. Isso torna a vida muito mais simples e pode poupar você escrevendo um muito de código arbitrário.

Jogue expressões lambda e seu código começará a ser muito conciso. Expressões lambda são funções anônimas que permitem reduzir ainda mais a quantidade que você precisa escrever, colocando tudo em uma única linha. A declaração é cercada por colchetes, contendo parâmetros seguidos por um símbolo de seta e depois pelo corpo. Por exemplo, um onClickListenerpode ficar assim:

button.setOnClickListener ({view -> toast ("Clicked!")})

E se a função exigir outra função como o último parâmetro, você poderá passá-la para fora dos parênteses:

button.setOnClickListener () {brinde ("Clicado!")}

Ao combinar essas técnicas, você pode economizar muito trabalho e encontrar muitas estratégias úteis de economia de tempo no futuro.

Leia em seguida: Kotlin Coroutines e seu papel na programação assíncrona para Android

Daqui para frente

E aí está: Kotlin para Android em poucas palavras. Está certo para você? Em última análise, isso se resume à preferência pessoal e às suas sensibilidades quando se trata de codificação. Pessoalmente, sou fã da natureza simplificada do Kotlin e da maneira como ele remove muitas linhas de código desnecessárias. Felizmente, esta postagem forneceu uma cartilha suficiente para que você possa se decidir e continuar sua educação, se decidir que é do seu interesse. Se você quiser brincar um pouco, tente no seu navegador aqui.

O que você decidir, ter mais opções é sempre uma coisa boa!

O novo AirPod 2 vem apó o grande uceo da Apple com ua verdadeira oferta em fio de primeira geração.Razõe para coniderar o novo AirPod (2019):...

A linha de iPad da Apple etá mai confua do que nunca, ma não há como negar o amplo ecoitema de aceório para o tablet. e você pode penar em algo para comprar para o eu iPad, &#...

Soviete