Huawei Mate 30 Pro review: A fruta proibida

Autor: John Stephens
Data De Criação: 21 Janeiro 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
The Banned Huawei Mate 30 Pro: Best Phone You Shouldn’t Buy!
Vídeo: The Banned Huawei Mate 30 Pro: Best Phone You Shouldn’t Buy!

Contente


Vamos tirar isso do caminho. Em termos razoáveis, você não deve comprar o Mate 30 Pro, e não em sua forma atual. É um dispositivo excelente, mas a incerteza do Google torna impossível recomendar ao usuário médio.

Ok, você ainda está comigo? Você provavelmente não é o "usuário médio" proverbial que deve ficar longe de todos os dispositivos Huawei recém-lançados no momento. Boa. Nesse caso, vamos falar sobre o que torna o Mate 30 Pro especial, porque este é um telefone muito especial.

O Huawei Mate 30 Pro é o fruto proibido do mundo da tecnologia. Você sabe que deve evitá-lo e pode apresentar argumentos fortes e razoáveis ​​para fazê-lo. É caro, é iterativo, é um pouco impraticável e é uma dor de se apossar agora. Mas você ainda quer isso.

Isto é É Avaliação do Huawei Mate 30 Pro.


Nota do editor: Atualizamos nossa análise para refletir a situação em desenvolvimento da ferramenta LZPlay para instalar a Play Store no Mate 30 Pro.

Sobre esta revisão: Eu escrevi essa revisão do Mate 30 Pro depois de passar uma semana com uma unidade fornecida pela Huawei. Testei uma versão 4G LTE chinesa de pré-produção que vinha pré-carregada com muitos aplicativos chineses, mas sem aplicativos ou serviços do Google.

Considerando a situação do Google e a disponibilidade limitada do Mate 30 Pro, decidimos analisá-lo como analisamos outros telefones apenas na China no passado. Supomos que você esteja confortável ao carregar aplicativos do Google para o seu dispositivo. Se não estiver, volte agora - há muitas alternativas sem problemas.


Nosso número de modelo da unidade de revisão Mate 30 Pro era LIO-AL00. Ele executou a EMUI 10, com o número de compilação 10.0.0.122. Usamos a ferramenta LZPlay para instalar a Play Store e o Google Mobile Services. A partir de 2 de outubro, essa ferramenta não estava mais disponível online. Leia a seção do software para mais detalhes.

Mostre mais

Revisão do Huawei Mate 30 Pro: O panorama geral

A Huawei está enfrentando uma ameaça existencial. A proibição dos EUA estrangulou suas linhas de suprimento e se separou do ecossistema do Google. Cinco meses após a proibição, a Huawei está surpreendentemente bem, graças à sua forte tecnologia proprietária, bolsos profundos e ao porto seguro de seu mercado doméstico.

Exceto pelos aplicativos ausentes do Google, a proibição parece não ter tido efeito visível no Mate 30 Pro. Em muitos aspectos, este telefone está a par de concorrentes como o Galaxy Note 10 Plus e o iPhone 11 Pro. É um telefone principal premium feito para pessoas que querem o melhor.

O que está na caixa

O Mate 30 Pro vem com um carregador de 40 W, o que significa que você não precisará gastar mais para obter as melhores velocidades de carregamento disponíveis para o telefone. Você também recebe um par de fones de ouvido USB-C básicos, mas com um som decente.

desenhar

  • 158,1 x 73,1 x 8,8 mm, 198 g
  • Construção em alumínio e vidro
  • IP68
  • Sem fone de ouvido
  • Blaster IR
  • Alto-falante único

O Mate 30 Pro é luxuoso. Cada centímetro dele é polido, brilhante e agradavelmente arredondado. Por outro lado, é menos prático que os flagships anteriores da Huawei.

A tela apresenta bordas curvas que envolvem as laterais quase 90 graus. É semelhante aos carros-chefe da Samsung, mas mais curvado. A Huawei a comercializa como a tela Horizon, enquanto outras passaram a chamar esse estilo de tela "cascata". Como você quiser chamar, não há como contestar, é muito bonito.

A tela ainda tem molduras laterais, você não as vê na maioria das vezes. Para obter essa aparência sem moldura, a Huawei tornou a armação de metal muito mais fina que em outros telefones. Isso realmente não é um problema da perspectiva da usabilidade, e o telefone parece forte na mão.

A Huawei retirou o controle do volume físico, substituindo-o por uma solução de software. Eu gostaria que a Huawei tivesse mantido o botão real, pois a substituição do software não é tão boa. Para ativá-lo, você precisa tocar duas vezes na borda da tela, logo acima do botão liga / desliga. Isso nem sempre é fácil, especialmente com uma mão ou durante chamadas telefônicas. O controle de volume é uma daquelas coisas básicas que devem ser o mais simples possível e os controles de software parecem uma regressão desnecessária. Pelo menos o botão liga / desliga ainda está lá e funciona muito bem.

As bordas de vidro do Mate 30 Pro são tão escorregadias quanto você esperaria. Eu odeio pensar no que aconteceria se você desistisse.

Na parte traseira, a Huawei substituiu o módulo de câmera quadrada da série Mate 20 por um redondo. O “halo” polido ao redor das câmeras me lembra algumas câmeras de apontar e disparar. É um retrocesso irônico, considerando que os smartphones mataram essa categoria de produto. Ainda gosto mais do design da câmera do Mate 20 Pro, mas a auréola do Mate 30 Pro definitivamente cresceu em mim.

A parte de trás do telefone é de vidro polido com um efeito de espelho. Impressões digitais e sujeira serão um problema constante se você decidir ficar sem um caso.

A parte inferior do telefone abriga a porta USB-C, um alto-falante e a bandeja híbrida do cartão SIM / cartão de memória. No topo, você encontrará um recurso que a maioria dos outros concorrentes não oferece atualmente - um blaster de infravermelho que permite controlar TVs, AC e outros aparelhos.

O Mate 30 Pro parece um milhão de dólares.

O Mate 30 Pro estará disponível em preto, prata espacial, roxo cósmico e verde esmeralda. As fotos nesta revisão do Mate 30 Pro são do modelo Space Silver. A versão Emerald Green possui um gradiente - a parte inferior das costas é fosca, enquanto a área ao redor da câmera é brilhante.

Os 1.100 € Mate 30 Pro parecem um milhão de dólares. Exala estilo e é um prazer usá-lo, exceto pelos controles de volume irritantes. Pena que você quase terá que colocar um caso nele.

Exibição

  • 6,53 polegadas 18,5: 9 AMOLED
  • 2.400 x 1.176 pixels, 409ppi
  • Gorilla Glass 6
  • Exibição de cachoeira

O Mate 30 Pro possui uma linda tela AMOLED fabricada pela Samsung, coberta pelo Gorilla Glass 6. A resolução e a densidade de pixels são realmente inferiores às do Mate 20 Pro, mas não pude ver nenhuma diferença na nitidez. No geral, a tela do Mate 30 Pro parece idêntica à do P30 Pro, o que significa muito bom.

O entalhe na parte superior parece um pouco antiquado, agora que outros fabricantes estão fazendo câmeras perfuradas e câmeras pop-up selvagens. A Huawei manteve-a para ter espaço para uma câmera selfie, sensor de profundidade e sistema de desbloqueio facial 3D. O entalhe é um pouco menor agora, e eu não achei nada intrusivo. Sua milhagem pode variar.

Eu realmente nunca gostei de cantos muito arredondados, então foi bom ver uma aparência mais quadrada no Mate 30 Pro, assim como no Galaxy Note 10 Plus.

Os fãs de especificações devem ficar atentos: não há taxa de atualização super suave de 90Hz ou 120Hz aqui.

O leitor de impressão digital funciona razoavelmente bem - ainda não é tão rápido e confiável quanto os scanners montados na parte traseira (lembra-se deles?), Mas faz o trabalho. Está bem baixo na tela, o que torna um pouco difícil de usar com uma mão. Na maioria dos casos, o sistema de desbloqueio facial a laser desbloqueia o telefone antes que você precise tocar no sensor. Este sistema é rápido e preciso.

atuação

  • HiSilicon Kirin 990 7nm
  • 2 x 2,86 GHz Cortex-A76; 2 x 2,09GHz Cortex-A76; 4 x 1.86GHz Cortex-A55
  • Mali-G76 MP16
  • 8GB RAM
  • UFS 3.0 de 128GB / 256GB
  • Ranhura para cartão de memória Nano

O nível de desempenho do smartphone é alto, mas o Mate 30 Pro o limpa com facilidade. Apesar de tecnicamente ser uma amostra de engenharia, o telefone que eu testei parecia rápido e suave.

Tudo graças ao chip Kirin 990 no coração do Mate 30 Pro. A Huawei investiu pesado em seu próprio silício ao longo dos anos, o que significa que foi capaz de colocar um chip de ponta em seu telefone mais recente, apesar da proibição dos EUA. Nos próximos meses, pelo menos, o Kirin 990 será o processador mais avançado em qualquer telefone Android.

Kirin 990 tem tudo a ver com IA, processamento rápido de imagens e recursos de jogos

Como meu colega Rob explicou, este chip é tudo sobre IA, processamento rápido de imagens e recursos de jogos, em vez de uma potência bruta. Nos benchmarks que executamos como parte de nosso conjunto de testes, o Mate 30 Pro obtém boas pontuações, mas fica atrás dos telefones equipados com o Snapdragon 855 Plus. O Mate marcou 311.317 pontos no AnTuTu, 3.834 no Geekbench 4 Single e 11.355 Geekbench 4 Multi. Para comparação, o OnePlus 7T obteve 399.745, 3681 e 11.443, respectivamente. Enquanto isso, o Note 10 Plus, equipado com Snapdragon 855, obteve 369.029 no AnTuTu e 3.434 / 10.854 no Geekbench 4 Single / Multi.

Testei a versão 4G do Mate 30 Pro. A versão 5G será lançada na China (e espero na Europa) com o chip Kirin 990 5G, que é um pouco mais rápido que o chip 4G.

O espaço de armazenamento de 128 GB ou 256 GB e 8 GB de RAM significa que você não precisa se preocupar com gargalos. Assim como no P30 Pro e no Mate 20 Pro, a bandeja dupla do cartão SIM funciona como um slot de armazenamento expansível para os cartões de memória Nano proprietários da Huawei.

Bateria

  • 4.500mAh
  • Carregamento com fio de 40W
  • Carregamento sem fio de 27W
  • Carregamento sem fio reverso

A Huawei lançou uma solução de carregamento de 40W extremamente rápida no Mate 20 Pro e, um ano depois, ainda está entre as melhores do mercado. O Mate 30 Pro não melhora nessa métrica principal, mas traz melhorias em praticamente todos os outros departamentos. A capacidade da bateria agora é de 4.500mAh, em comparação com 4.200mAh na geração anterior.

De acordo com nossos testes, a bateria Mate 30 Pro ficará vazia em apenas 70 minutos. Uma recarga rápida de 15 minutos cobrará o telefone em 39%.

Você pode carregar o Mate 30 Pro sem fio a uma velocidade rápida de 27 W, e a Huawei também ampliou a capacidade de carregamento sem fio reverso. Ele deveria ser três vezes mais rápido do que antes e bom o suficiente para preencher uma variedade de gadgets habilitados para Qi. Ainda está lento - cinco minutos de carregamento sem fio reverso adicionaram 1% de carga ao meu Mate 20 Pro - mas pode poupar a ansiedade que vem com um telefone morto.

Em nossos testes de bateria, o Mate 30 Pro vence com facilidade o Note 10 Plus e o OnePlus 7T nos benchmarks de uso misto, navegação WiFi e reprodução de vídeo. O telefone dura quase o tempo que o ROG Phone 2, que possui uma bateria de 6.000mAh.

A maioria dos tipos de usuários deve obter comodamente um dia inteiro de uso do Mate 30 Pro, com até dois dias ou mais com o uso mais leve.

Notei que a bateria descarregou mais rápido do que o esperado em algumas ocasiões quando eu estava fora de casa. Possivelmente isso se deve ao fato de minha unidade ser um modelo chinês de pré-produção que não foi projetado para bandas LTE usadas na Europa.

Câmera

  • Largura: 40MP, f/1.6, OIS, sensor RYB
  • Telefoto: zoom 3x, 8MP, f/2.4, OIS
  • Ultra amplo: 40MP, f/1.8
  • Câmera ToF 3D
  • Vídeo 4K 60fps
  • Câmera ultra lenta de 7680fps
  • Selfie: 32MP, f/2.0
  • Câmera ToF 3D voltada para a frente

Onde alguns fabricantes se concentraram muito em software (com ótimos resultados), a Huawei optou por jogar mais hardware no problema da câmera. Há mérito nas duas abordagens, mas a filosofia centrada em hardware da Huawei resulta em uma experiência de câmera versátil e flexível. Este não é o telefone com câmera mais fácil e fácil de usar, mas o Mate 30 Pro é definitivamente divertido de usar.

As câmeras no Mate 30 Pro são semelhantes à configuração do P30 Pro, com algumas exceções importantes. O maior é o uso de um novo sensor de 40MP para a câmera grande angular. Esse sensor relativamente grande resultará em imagens melhores e mais brilhantes em fotos de grande angular; também é usado por padrão ao gravar vídeo. Outra diferença é que, em vez do zoom óptico de 5X no periscópio do P30 Pro, o Mate 30 Pro oferece apenas zoom óptico de 3X.

O sensor principal tem 40MP e usa uma configuração de pixel RYB que troca os pixels verdes típicos por pixels amarelos que capturam mais luz. Graças a este sensor, o brilho f/1.6 com OIS e alguma mágica de software, o telefone pode tirar fotos quase no escuro.

Sob boa luz, o Mate 30 Pro tem um desempenho admirável. As imagens têm excelente faixa dinâmica, mesmo sem o HDR ativado.

Os detalhes são bem preservados e os níveis de ruído são mantidos sob controle, mesmo com pouca luz.

O zoom de longo alcance é melhor no P30 Pro, graças à ótica superior. Mas você ainda obterá bons resultados com fatores de ampliação menores.



A câmera Time-of-Flight ajuda o Mate a obter um excelente bokeh simulado, com uma transição de aparência natural entre o primeiro e o segundo plano. Detalhes como fios soltos de cabelo geralmente são desafiadores; o Mate 30 Pro lida com eles melhor do que a maioria dos telefones, embora não seja perfeito.

A câmera grande angular é significativamente melhorada em comparação com a companheira do ano passado. As imagens são mais nítidas e claras, e é mais difícil perceber a diferença entre a grande angular e a câmera normal. Por outro lado, as fotos em grande angular não são tão dramáticas quanto em outros telefones, ou seja, capturam menos de uma cena em comparação com outros telefones. A Huawei também abandonou silenciosamente a capacidade macro da lente grande angular, que tanto o Mate 20 Pro quanto o P30 Pro tinham. Notei ocasionais reflexos de lente com essa lente, mas nada muito louco.

Apesar de ter o mesmo sensor, o Mate 30 Pro tende a ter melhor balanço de branco que o P30 Pro com pouca luz. Você pode ver o telefone mais antigo exibindo um tom amarelo forte, o que não acontece no Mate.

Mate 30 Pro P30 Pro

Para selfies, o Mate 30 Pro tem uma segunda câmera Time-of-Flight na frente. Ajuda a criar um desfoque de fundo mais realista nos autorretratos. Selfies geralmente são bons, mesmo com luz de fundo forte. Um problema que notei foi o excesso de suavização da pele que acontece de tempos em tempos.

O telefone pode gravar vídeos em 4K a 60fps, embora o padrão na unidade que eu testei seja 1080p a 30fps. Efeitos bokeh em tempo real, captura de vídeo em grande angular e lapso de tempo são alguns dos recursos de vídeo suportados. O telefone também é capaz de uma câmera lenta de 7.680fps e alta velocidade a 720p. Fiquei cético quanto a isso, porque a videografia em câmera lenta geralmente requer iluminação muito clara. Mas você pode obter resultados úteis mesmo sob a luz do dia normal. É um truque legal, mas você provavelmente não o usará regularmente. A maioria dos objetos simplesmente não se move rápido o suficiente para ter uma boa aparência em um vídeo de 7.680fps; além disso, é muito difícil conseguir o telefone para capturar o que você precisa.

Mesmo sem o zoom 5X, o Mate 30 Pro provavelmente tem a câmera mais abrangente e versátil em um smartphone no momento. Se o histórico é uma indicação, o Pixel 4 pode superá-lo em termos de facilidade de uso e qualidade de imagem, mas o grande número de recursos do Mate 30 Pro é difícil de superar.

Amostras de câmera em tamanho real estão disponíveis nesta pasta do Google Drive.

O Mate 30 Pro provavelmente tem a câmera mais abrangente e versátil em um smartphone no momento

Programas

  • EMUI 10
  • Android 10
  • Nenhum aplicativo do Google

Nos primeiros três dias em que tive o Mate 30 Pro, tentei usá-lo da maneira que a Huawei sugeriu durante seu evento de lançamento. Usei o AppGallery da Huawei em vez da Play Store e recorri a versões da Web quando não conseguia encontrar os aplicativos de que precisava.

Eu não entrei nisso com grandes expectativas, e isso é bom, porque a AppGallery é bastante decepcionante. Eu mal encontrei aplicativos reconhecidos, exceto aplicativos chineses como TikTok e AliExpress. Procurei pelo WhatsApp e a loja sugeriu “Whatsapp Tools Advanced” e “Whatsapp Kits Pro”. Desnecessário dizer que nenhum deles é um aplicativo oficial do WhatsApp. Era a mesma história para quase todos os principais aplicativos que você pode imaginar.



No quarto dia, eu estava pronto para voltar ao familiar ecossistema da Play Store. Eu estava preocupado que precisaria pular os aros, mas colocar a Play Store em funcionamento era surpreendentemente simples. A pegada? Requer a execução de um aplicativo chamado LZPlay que precisa de muitas permissões para fazer sua parte. Não tive problemas com o processo, o que requer apenas alguns toques e uma reinicialização do telefone. Dito isto, esta é uma ferramenta de terceiros não autorizada fora da China. Use-o por sua conta e risco.

Atualização, 2 de outubro: O desenvolvedor do Android John Wu revelou exatamente como o LZPlay funciona - o aplicativo usa uma API não documentada encontrada no Mate 30 Pro para fazer alterações no sistema.Após essa revelação, o site que hospeda o LZPlay foi colocado offline. A Huawei esclareceu que não tem envolvimento com a ferramenta. Embora você ainda possa rastrear e executar o arquivo APK LZPlay, não o recomendamos.

Atualizaremos este Huawei Mate 30 Pro se surgirem novos métodos de obter o Google Play no telefone.

Depois de ter a Play Store e seus aplicativos em funcionamento, o Mate 30 Pro parece muito familiar para quem já experimentou os dispositivos recentes da série Mate e P. Ironicamente, o Mate 30 Pro é um dos primeiros telefones importantes a serem lançados com o Android 10, na forma de EMUI 10. A atualização é focada em atualizações visuais, incluindo uma nova paleta de cores, blocos de configurações rápidas retrabalhadas e configurações renovadas cardápio. Sob essa camada cosmética, o sistema operacional está cheio de recursos e opções de personalização, incluindo um ótimo modo noturno em todo o sistema.

Áudio

  • Alto-falante único
  • Fone de ouvido na tela
  • Sem fone de ouvido

O Mate 30 Pro fica barulhento! Quando coloquei o Mate 20 Pro e o Mate 30 Pro lado a lado e reproduzi o mesmo vídeo, o Mate 30 Pro abafou seu antecessor.

O som tem um pouco mais de força do que eu esperava, apesar de haver um único alto-falante na parte inferior (o fone de ouvido funciona como um alto-falante secundário, mas é bastante suave em comparação com o principal). Um pequeno aborrecimento: tocar música nos alto-falantes do Mate 30 Pro faz o telefone vibrar.

O fone de ouvido, que está escondido abaixo da tela, funciona perfeitamente. Como quase qualquer outro telefone, o Mate 30 Pro não possui um fone de ouvido.

Huawei Mate 30 Pro especificações

Valor pelo dinheiro

  • Huawei Mate 30 Pro (4G) 8GB / 256GB - € 1099

Por mais impressionantes que o hardware e os recursos do Mate 30 Pro sejam, o telefone é prejudicado pela falta de acesso à Play Store imediatamente. Muitos clientes podem não se sentir confortáveis ​​com a instalação da Play Store usando métodos não oficiais. Isso pode ser devido a preocupações de segurança, falta de habilidades técnicas ou simplesmente porque eles querem um telefone que simplesmente funcione. Em um mercado maduro, onde pequenos detalhes podem fazer a diferença, o Mate 30 Pro tem um enorme problema de relação custo-benefício.

Existem muitas boas alternativas para o Mate 30 Pro, incluindo o Galaxy Note 10 Plus (1.100 €), o Google Pixel 4 XL (em breve, entre 900 e 1000 €), o ROG Phone 2 (900) e o OnePlus 7 Pro (€ 700) ou até o iPhone 11 Pro (1.100 €).

Se você se interessa pelo Mate 30 Pro, mas se deixa levar pelo preço ou pelas complicações da Play Store, os antigos carros-chefe da Huawei são boas opções. Eles oferecem 90% da experiência do Mate 30 Pro, aplicativos do Google prontos para uso e são muito mais baratos. O Mate 20 Pro pode ser adquirido por € 470, enquanto o P30 Pro custa cerca de € 750.

Revisão do Huawei Mate 30 Pro: o veredicto

Você precisa entregá-lo à Huawei. Poderia tornar o Mate 30 Pro mais barato. Não há nada como um bom desconto para ajudar a justificar uma compra. No entanto, o Mate 30 Pro é realmente mais caro que o seu antecessor e a par dos seus maiores concorrentes. O que está claro: este é um telefone principal genuíno e sem desculpas. É pegar ou largar.

Então, você deve dar uma mordida cara nessa fruta proibida? Isso arruina minha metáfora, mas a melhor resposta que posso encontrar envolve pontos de bala. Tenha paciência comigo.

Compre o Mate 30 Pro se você:

  • Deseja hardware de primeira linha;
  • Quer algo um pouco exclusivo;
  • Acredite que a fotografia é mais do que pressionar esse botão grande;
  • O preço não é uma preocupação sua.
  • Você não se importa de mexer no seu telefone;
  • Você está disposto a arriscar com seu smartphone;
  • Odeio rockers de volume.

Não compre o Mate 30 Pro se você:

  • Quer algo que simplesmente funcione imediatamente;
  • Não deseja (ou não pode) mexer com aplicativos de carregamento lateral;
  • Você tem consciência de segurança;
  • Você tem orçamento limitado;
  • Você deseja o melhor retorno possível do seu investimento de 1.100 €.

O Mate 30 Pro tem um apelo real, apesar de suas limitações, e talvez por causa delas. É um objeto de desejo, e todos sabemos que o desejo não tem nada a ver com razão e bom senso. Infelizmente para a Huawei, poucas pessoas se dão ao luxo de fazer compras de 1.100 € apenas com o coração.

E isso conclui nossa análise do Huawei Mate 30 Pro. O que você acha deste telefone?

Controlar um PC a partir de um dipoitivo Android é uma opção cada vez mai popular para aquele que deejam o poder de eu dektop na palma de ua mão. Ma e e você quier controlar o...

Como parte do anúncio da CE 2019, a Coolpad revelou oficialmente o novo Coolpad Dyno martwatch, um wearable feito epecificamente para criança....

Novos Artigos