Tiroteio na câmera de 40 megapixels: Huawei Mate 20 Pro vs Nokia Lumia 1020

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 20 Lang L: none (month-012) 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Tiroteio na câmera de 40 megapixels: Huawei Mate 20 Pro vs Nokia Lumia 1020 - Tecnologias
Tiroteio na câmera de 40 megapixels: Huawei Mate 20 Pro vs Nokia Lumia 1020 - Tecnologias

Contente


Em 2018, a Huawei lançou o primeiro smartphone com câmera de 40 megapixels em muito tempo - o Huawei P20 Pro. Nós o colocamos contra um dos telefones de câmera mais amados de todos os tempos, o Nokia Lumia 1020, de 41 MP, para ver qual era o melhor. As opiniões foram confusas, mas a essência dos nossos testes mostrou que o sensor da câmera da Huawei era melhor, mas a empresa se inclinou demais no pós-processamento de afiação excessiva, que arruinou várias fotos.

A Huawei está de volta com outra configuração de câmera de 40MP no Mate 20 Pro. Embora as especificações de hardware pareçam idênticas às do P20 Pro, a Huawei sugeriu melhorias no sensor que aparentemente permitiram afastar a câmera monocromática do conjunto de sensores triplos. Aparentemente, as lentes foram aprimoradas e o pós-processamento parece ter sido discado um pouco. Então, que desculpa melhor precisamos para quebrar o Nokia Lumia 1020 novamente para ver se as coisas mudaram.


Especificações da câmera

Tanto quanto sabemos, o sensor principal da câmera dentro do Huawei Mate 20 Pro é essencialmente o mesmo que o P20 Pro. É um sensor de 40MP, 1 / 1,7 polegadas com tamanhos de pixel de 1,0 µm que pode ser combinado por meio de bin bin para produzir fotos de 10µm de 2µm para uma melhor captura de luz. A lente mantém uma abertura f / 1.8 e distância focal de 27 mm.

No papel, o Nokia Lumia 1020 tem uma vantagem, com um tamanho de pixel de 1,12 µm um pouco maior do seu sensor de 1 / 1,5 polegadas. No entanto, a abertura maior do Mate 20 Pro deve compensar essa diferença na captura de luz, e seu processo de fabricação mais maduro ao longo dos anos deve reduzir o vazamento de pixel e o ruído.

Parece um fim. No entanto, as especificações de papel não contam toda a história, e esperamos que os sensores de imagem tenham melhorado bastante nos últimos cinco anos.


Amostras de tiroteio da câmera

Detalhe à distância

Uma câmera de 40 megapixels é um exagero para a maioria das situações de fotografia, mas é realmente boa para capturar detalhes extras em fotos macro e de longa distância. É isso que vamos testar aqui predominantemente, procurando detalhes finos, além de equilíbrio e exposição geral das cores.

Primeiro, uma foto ao ar livre em tamanho cheio. A diferença mais óbvia aqui é o equilíbrio de cores. O Lumia 1020 opta por um palete mais quente e colorido que o Mate 20 Pro. No entanto, o Mate 20 Pro recebe o aceno aqui por sua aparência mais realista. O Lumia 1020 super satura a grama.

Huawei Mate 20 Pro 40MP Moldura Completa Nokia Lumia 1020 38MP Moldura Completa

Uma inspeção mais minuciosa da colheita de 100% revela níveis de detalhes muito semelhantes entre as duas câmeras. O Mate 20 Pro tem seus prós e contras aqui. Embora exista um pouco de detalhes extras e captura de destaque nas telhas, os algoritmos de nitidez e denoising arruinam outros aspectos da imagem.

Isso é particularmente perceptível nas sombras. Enquanto o Lumia 1020 apresenta sombras suaves na lateral da casa, o Mate 20 Pro cria um efeito de aparência pintada e salpicada que não é muito realista. A árvore também é capturada com muito mais clareza no Mate 20 Pro, enquanto o Lumia apresenta uma imagem muito suave que quase deixa os galhos no céu. Embora a clareza extra da Huawei venha em parte do uso de alguma nitidez em seu pipeline de pós-processamento.

Huawei Mate 20 Pro 100% Crop Nokia Lumia 1020 100% Crop

Infelizmente, o Lumia 1020 se torna cada vez mais barulhento e manchado, olhando para as bordas da imagem. Não é incomum que a resolução da câmera seja superior no centro do quadro da câmera, mas o 1020 sofre com esse problema de maneira notável. O Mate 20 Pro se mantém um pouco melhor nas bordas (veja a grama e as folhas na imagem abaixo), mas podemos novamente ver claramente o algoritmo de denoise pesada trabalhando nos galhos e nas sombras.

Huawei Mate 20 Pro 100% Crop Nokia Lumia 1020 100% Crop

Está na hora de outro exemplo ao ar livre, mas economizaremos um pouco de espaço e, desta vez, apenas olharemos para a colheita. O principal aspecto a ser procurado nesta imagem é a clareza das barras de metal à esquerda, o ruído e a clareza do texto à direita e a profundidade dos negros nas sombras embaixo da escultura.

Huawei Mate 20 Pro 100% Crop Nokia Lumia 1020 100% Crop

Aqui, o Lumia 1020 parece mais nítido em primeiro plano, principalmente no canto superior esquerdo da colheita e nas bordas da escultura. No entanto, o fundo à direita da colheita é visivelmente mais barulhento e menos definido do que a foto do Mate 20 Pro. Está claro que a maior dependência da Huawei no pós-processamento denoise funciona melhor em algumas áreas do que em outras e não parece muito boa em linhas retas. No geral, as cores são boas.

Uma colheita final ao ar livre. Novamente, os detalhes do Mate 20 Pro aparecem mais do que os do Lumia, mas isso é novamente uma mistura de pós-processamento e alguma pequena melhoria em sua resolução resolvível. As linhas retas na alvenaria parecem sofrer mais com o algoritmo denoise da Huawei, mas a nitidez seleciona uma faixa dinâmica extra nos detalhes da textura. O Lumia é mais barulhento que a Huawei mais uma vez, o que pode ser facilmente observado no céu. Definitivamente, existem prós e contras em cada câmera aqui.

Huawei Mate 20 Pro 100% Crop Nokia Lumia 1020 100% Crop

Uma nota final. Os galhos à esquerda na imagem do Lumia 1020 parecem levemente roxos, um sinal revelador de aberração cromática da lente da câmera. O efeito aparece com o Mate 20 Pro, mas em menor grau. O Mate 20 Pro não está imune a problemas nesta foto - há uma borda clara na borda superior do edifício.

Isso não aparece nos galhos, onde o Mate 20 Pro produziu uma auréola perceptível, e é claro que o efeito de nitidez não é tão forte quanto antes. Isso pode ser o resultado do algoritmo de nitidez e denoise, ou talvez da costura de exposição de vários quadros.

Fotos macro

Agora, para detalhes de perto.

Vale a pena ver algumas fotos de comparação aqui. Os exemplos de quadro completo mostram uma diferença muito notável na exposição e cores entre as duas câmeras. A Huawei Mate 20 Pro produz fotos mais brilhantes, com melhor exposição, mas também destaques mais nítidos e impressionantes. O Lumia 1020 é novamente mais escuro e luta um pouco com o fundo brilhante do céu nublado. No entanto, é o mais colorido dos dois, e certamente faz um bom trabalho ao capturar a flor.

Huawei Mate 20 Pro Moldura Completa Nokia Lumia 1020 Moldura Completa

Huawei Mate 20 Pro Nokia Lumia 1020

Uma inspeção mais minuciosa da nossa planta de pimentão mostra novamente diferenças semelhantes em relação às tomadas de distância maior. O Lumia 1020 é notavelmente mais suave que a câmera da Huawei, produzindo um pouco mais de ruído e dificultando a discernimento de alguns detalhes. A captura de detalhes ainda é muito boa, mas as texturas e pequenas fibras nas folhas parecem mais pronunciadas na foto Mate 20 Pro.

Huawei Mate 20 100% Crop Nokia Lumia 1020 100% Crop

No entanto, há um efeito de halo estranho ao redor da borda das folhas na imagem do Mate 20 Pro. É difícil dizer se isso é resultado de um problema típico de excesso de afiação ou de um efeito colateral do processamento de exposição de vários quadros. Os destaques também podem ser superexpostos nesta imagem, que alguns puristas certamente não se importam. O efeito de pintura do algoritmo denoise também pode ser observado em algumas texturas de folhas.

Huawei Mate 20 Pro 100% Crop Nokia Lumia 1020 100% Crop

Nesta foto final, novamente o Huawei Mate 20 Pro sai mais claro, embora com alguns destaques bastante fortes. Embora a maioria dos detalhes seja novamente igual para igual. O Nokia Lumia 1020 parece ter um pequeno problema para manter tudo em foco, aparentemente por causa de problemas com a captura de luz, o que é indicado pela quantidade bastante grande de ruído próximo à parte inferior da colheita.

No geral, o Mate 20 Pro captura um pouquinho mais detalhes, mas é muito mais pesado no pós-processamento

Desempenho com pouca luz

O desempenho com pouca luz é simples o suficiente para julgar. Obviamente, menos ruído é desejável, desde que um algoritmo de denoise excessivo não ultrapasse os detalhes. O P20 Pro foi bastante zeloso a esse respeito da última vez que testamos, mas o Mate 20 Pro reduziu claramente o nível de processamento de denoise aplicado.

Huawei Mate 20 Pro 100% Crop Nokia Lumia 1020 100% Crop

Este exemplo é uma vitória clara para o Huawei Mate 20 Pro. Não apenas o ruído é muito menos pronunciado, como também o equilíbrio e a exposição das cores são notavelmente melhores. Ainda há algum ruído presente, mas isso é normal para tamanhos de pixel tão pequenos com pouca luz. O Lumia 1020 esforçou-se para focar com uma luz menor que isso e sofre claramente de uma quantidade substancial de grãos. Também podemos ver as cores vazando pelos pixels, resultando em arestas mal definidas em torno da pequena figura do Android. Diga o que quiser sobre o desenvolvimento da tecnologia de câmera móvel nos últimos cinco anos, o desempenho com pouca luz melhorou substancialmente.

O método científico

Se você não é fã desse teste subjetivo, também coloquei os dois telefones em nosso conjunto de testes de câmeras, onde podemos medir com precisão a precisão das cores, a resolução resolvível, o ruído e muito mais. Aqui estão os resultados.

Os resultados confirmam as pequenas diferenças na captura de detalhes, com o Huawei Mate 20 Pro superando o Nokia Lumia 1020 na largura da linha de chave por medição de altura da imagem (LW / PH). As maiores diferenças entre os dois são encontradas na borda do quadro, onde a captura de detalhes do Nokia Lumia 1020 diminui significativamente - até 381 LW / PH em comparação com 2875 no centro do quadro. O Mate 20 Pro também possui pontuações ligeiramente melhores em ruído, com apenas 0,79% contra 1,05% para a Nokia. Embora, como vimos, essa situação se deteriora em situações de pouca luz.

Nossos testes de laboratório também confirmam a saturação excessiva de cores que observamos com o Lumia 1020. O aparelho possui uma saturação excessiva de 121%, em comparação com 104% muito precisos no Mate 20 Pro. O delta médio do erro de cor também é um pouco pior em 3,84 versus 2,95. Em outro caso, o Mate 20 Pro também é mais preciso com suas cores.

O Mate 20 Pro supera o Lumia 1020 em todos os testes que realizamos

O vencedor é

Com base nos números de nosso laboratório, o Huawei Mate 20 Pro é o melhor atirador em captura de detalhes, ruído e precisão de cores. O Nokia Lumia 1020 ainda tem um desempenho razoavelmente bom para os padrões atuais, mas a qualidade da imagem nas bordas do quadro impede que a câmera perceba totalmente os benefícios de seu sensor de alta resolução. No mínimo, podemos concluir o trabalho da Huawei sobre as lentes e o processamento de cores no pagamento do Mate 20 Pro.

Em fotos do mundo real, vemos a análise científica claramente refletida no nível de detalhe e cores de nossas fotos de amostra. Dito isto, alguns problemas remanescentes com os algoritmos de nitidez e denoise da Huawei impedem que isso seja feito em casa. A situação melhorou com o P20 Pro, mas claramente ainda há espaço para ajustar ainda mais a configuração da câmera da Huawei. Mesmo assim, é o melhor atirador de smartphones de 40MP da cidade.

A lâmpada metafórica diparou em ua cabeça e você penou na próxima ideia inovadora de aplicativo, tartup ou negócio com conhecimento em tecnologia. Quando você come&#...

Aqui etá eu reumo técnico diário, corteia do DGiT Daily, para quarta-feira, 23 de janeiro de 2019.A grande hitória do dia é o martphone Xiaomi dobrável. Hadlee imon tem a...

Fascinantemente