A proibição da Huawei não é apenas ruim para a empresa: é ruim para o Android em geral

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 19 Lang L: none (month-012) 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
A proibição da Huawei não é apenas ruim para a empresa: é ruim para o Android em geral - Notícia
A proibição da Huawei não é apenas ruim para a empresa: é ruim para o Android em geral - Notícia

Contente


Quando o Google anunciou essa proibição da Huawei, era fácil pensar que a Huawei - e não o Google - estava com sérios problemas. Afinal, o Google não ganha muito dinheiro com a China (pelo menos não diretamente), uma vez que os produtos do Google são praticamente inexistentes no país.

No entanto, o Google investiu muito dinheiro na China, incluindo um centro de pesquisa de IA anunciado no final de 2017. O Project Dragonfly - a suposta ambição do Google de trazer o Search de volta para a China - é a prova mínima de que a empresa está de olho. definido no país.

Após essa proibição da Huawei, no entanto, você pode apostar que o Google não será muito bem-vindo na China, que sem dúvida deixará seus planos financeiros em um estado de confusão.

As ambições do Google na China estão agora mais preocupadas do que antes, e as empresas norte-americanas perdem muito dinheiro.


Intel, Qualcomm, Broadcom, Microsoft e outras organizações dos EUA têm finanças ligadas à Huawei de alguma forma. Essa proibição da Huawei significa que o fluxo de caixa está sendo bloqueado, o que prejudicará a todos. Hoje, descobrimos também que Arm está afastando todos os negócios da Huawei, o que pode ser ainda mais prejudicial à sustentabilidade da empresa do que perder o Google.

Embora essas empresas que perdem receita não afetem diretamente o mundo do Android, elas certamente afetam indiretamente. Quando os próprios pilares da indústria de smartphones baseados no Android estão sofrendo pressão financeira, isso afeta tudo, geralmente começando com P&D. Com menos dinheiro para gastar, veremos menos inovação, menos lançamentos e preços mais altos para produtos Android.

Um novo desafiante do Android poderia aparecer?


Já sabemos que a Huawei tem um "Plano B" em andamento quando se trata do sistema operacional Android. Os rumores apontam para um sistema operacional da marca Huawei executando aplicativos Android de forma nativa e sendo preparado para ser lançado no início deste ano.

Esse novo sistema operacional será bom? Provavelmente não, pelo menos a princípio. O Android tem uma vantagem de dez anos na Huawei, sem mencionar os benefícios da natureza de código aberto do Android (algo que Huawei e China quase certamente nunca apoiariam). Se você precisa de uma prova da probabilidade de o sistema operacional móvel da Huawei ser terrível, basta olhar para o fato de que nunca o vimos antes - a Huawei depende do Android há anos porque, francamente, é provavelmente o melhor sistema para o emprego.

As luvas estão fora agora. Se essa proibição da Huawei persistir, a empresa não terá escolha, a não ser apostar tudo em seu próprio sistema operacional. Não é como se a Huawei simplesmente parasse de fazer smartphones.

Se a Huawei não puder usar o Android, usará outra coisa. Seu negócio de smartphones é grande demais para ser abandonado.

Isso não acontecerá da noite para o dia, mas o sistema operacional da Huawei acabaria sendo uma ameaça ao domínio do Android. Mesmo que seja uma ameaça nominal a princípio, essa ameaça aumentará devido ao poder industrial da Huawei combinado com o apoio da própria China. Isso é algo que você não pode esquecer de tudo isso: a Huawei e o país da China estão tão intrinsecamente ligados que uma luta com um é invariavelmente também uma luta com o outro.

Você pode imaginar como seria se um sistema operacional móvel patrocinado pelo Estado fosse enviado aos cerca de 1,4 bilhão de cidadãos da China? Essa é uma grande parte da população do mundo que agora não usa mais o Android. Mesmo se o sistema operacional for terrível, será apenas uma questão de tempo até que ele seja um desafiante estável para o Android.

Alguns podem dizer que a concorrência no mundo dos sistemas operacionais móveis é bem-vinda, pois apenas pressionará o Android para que seja muito melhor. Não se esqueça de que houve muitas vezes nos últimos 20 anos em que muitos sistemas operacionais móveis se destacaram: vários sistemas Windows, BlackBerry OS, Palm OS, Symbian etc. Todos eles desapareceram porque o Android viu ampla adoção em um ritmo assustadoramente rápido - exatamente como veríamos com este sistema operacional da Huawei.

Agora, não estou de maneira alguma dizendo que este sistema operacional da Huawei matará o Android. Estou apenas apontando que este sistema operacional da Huawei provavelmente não é o tipo de competição que tornará o Android melhor.

Huawei é grande demais para falhar

Pense novamente no que eu disse anteriormente sobre como a Huawei e a China estão tão ligadas que são quase intercambiáveis. Essa é, obviamente, uma das grandes razões para essa proibição estar em vigor em primeiro lugar.

A Huawei já é o segundo maior fabricante de smartphones do mundo. Também já é a maior empresa de telecomunicações do mundo. Quando você combina esse tipo de pedigree com o apoio sempre fiel do governo chinês, você tem a própria definição de "grande demais para falir".

A China e os EUA mantêm relações geladas há muito tempo. Isso só vai piorar as coisas.

É uma aposta certa que essa proibição da Huawei será o começo de algo semelhante a uma guerra fria. A China já viu os EUA como um inimigo - talvez não um inimigo em guerra, mas certamente como uma ameaça. Isso apenas eleva ainda mais essa dinâmica.

A China lutará com unhas e dentes para defender a Huawei, isso é certo. O governo dos EUA fará o mesmo quando se trata de empresas como Google ou Qualcomm? Certamente não, pelo menos não no mesmo nível. Essa proibição da Huawei é sobre o governo dos EUA versus a China - e isso coloca as empresas dos EUA em uma posição muito intimidadora no meio. Se você não acha que isso afetará o mundo do Android, terá uma surpresa desagradável.

Será que vai valer a pena?

É muito fácil ter opiniões conflitantes sobre a Huawei. Penso que a empresa fabrica alguns smartphones verdadeiramente excepcionais, mas também sabe que tem um histórico de algumas práticas comerciais incrivelmente obscuras. Eu tento não doar meu dinheiro para empresas com uma posição ética tão ruim, mas alguns de seus produtos são bastante tentadores, eu admito.

Com isso em mente, eu estou parcialmente bem com essa proibição da Huawei, pois parece um pouco com os Estados Unidos se levantando para o resto do mundo e dizendo: "Não, você não pode mais se safar disso, Huawei". A esse respeito, sou um defensor da proibição.

É difícil tomar partido nessa luta, mas não é difícil esperar que não haja muitos danos colaterais.

Por outro lado, os Estados Unidos - e as empresas, incluindo o Google - também não têm as histórias mais limpas. Não é difícil ver alguma hipocrisia ao proibir a Huawei por ações que os EUA ignoram quando cometidas por uma das suas.

Se a posição ética dessa proibição da Huawei for ambígua, na melhor das hipóteses, a questão será se valerá a pena. Teremos que esperar e ver como a Huawei lida com isso para saber a resposta para essa pergunta.

A Huawei fará algumas concessões e mudará as coisas como vimos recentemente com a ZTE? A Huawei dará aos EUA o dedo metafórico e seguirá seu próprio caminho, iniciando as guerras comerciais e tecnológicas? Os EUA perceberão a gravidade da situação e farão suas próprias concessões para manter a paz? Ainda não sabemos, mas esperamos que o Android não seja danificado permanentemente.

e você deeja a verão mai recente do Android o mai rápido poível, o alcance do Google Pixel é claramente ua melhor apota. Hitoricamente, outro fabricante de Android têm id...

O Huawei P30 Pro é o atual dipoitivo principal da fabricante de martphone da China. Entre outra coia, poui uma bateria grande de 4.200mAh e uporta a tecnologia uperCharge da Huawei. Io ignifica q...

Nós Aconselhamos