A vida e a morte de toques personalizados: Uma breve história

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 15 Lang L: none (month-012) 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
A vida e a morte de toques personalizados: Uma breve história - Tecnologias
A vida e a morte de toques personalizados: Uma breve história - Tecnologias

Contente


Para aqueles de nós acima de uma certa idade, os toques personalizados eram um rito de passagem. Tocar sua música preferida no telefone flip foi tão importante para a sua identidade quanto o seu perfil no MySpace (e igualmente assustador em retrospecto).

Mas o que aconteceu com esses pequenos trechos de auto-expressão? Hoje, fazer com que seu telefone faça barulho em público é uma fonte de vergonha, apesar de ser mais fácil do que nunca colocar música no telefone.

Para realmente entender como uma indústria antes massiva entrou silenciosamente durante a noite, precisamos voltar ao início.

Uma breve história de toques personalizados

Os toques personalizados foram disponibilizados pela primeira vez no Japão com o Digital Minimo D319 em 1996. O telefone básico tinha algumas músicas MIDI predefinidas, mas a verdadeira revolução foi a capacidade de inserir novos toques usando o teclado numérico. Essa personalização rudimentar era bastante popular, com um livro sobre como recriar músicas populares com bipes simples e boops que vendem mais de 3,5 milhões de cópias.


Leia também: 5 melhores aplicativos para tons de notificação e toques!

A idéia não se concretizou no Ocidente até 1998, quando um finlandês chamado Vesku-Matti Paananen descobriu uma maneira de enviar arquivos MIDI simples para seu telefone Nokia via Smart Messaging. Vesku apresentou seu serviço ao provedor sem fio finlandês Radiolinja, que o ajudou a ampliar a ideia até as massas.

Em 2004, os toques eram uma indústria de US $ 4 bilhões.

É claro que, até esse ponto, os toques eram todos monofônicos, o que significa que eles só podiam tocar uma nota de cada vez. O primeiro telefone polifônico capaz de tocar dois ou mais tons ao mesmo tempo foi o Nokia 3510 em 2002, que revolucionou a indústria de toques personalizados.

Os toques polifônicos realmente deram início à era de ouro dos toques personalizados. Com toques individuais sendo vendidos por até cinco dólares, o setor cresceu para US $ 4 bilhões em 2004. O líder de mercado Zingy informou que vendia até 2,5 milhões de toques por mês.


Zingy e outras empresas de toques não foram as únicas a ganhar muito dinheiro com esse novo produto digital, os provedores de serviços móveis e a indústria da música também se beneficiaram da popularidade dos toques. Os provedores de serviços obtiveram um corte nas vendas e distribuição amplamente controlada, enquanto a indústria da música cobrava taxas de licenciamento em toques com base em músicas populares.

A ascensão da truetona

A indústria da música assumiu um papel ainda maior quando a próxima evolução de ringtones, chamada truetones ou mastertones, chegou ao mercado. Esses eram apenas pequenos trechos de uma música no formato mp3 ou WMA, para que as empresas não precisassem mais contratar compositores para remixar faixas populares, elas poderiam liberá-las como ringtones imediatamente.

O custo médio de um toque - US $ 2,50. Um mp3 completo de uma música - US $ 0,99.

As vendas de truetona ajudaram a apoiar a indústria da música nos anos mais difíceis de download ilegal. As gravadoras poderiam cortar o intermediário (empresas de toques e prestadores de serviços) e vender toques de truetone diretamente para as massas. Esses toques também podem servir como promoção para os próximos singles, e geralmente vendem mais que os singles.

Como resultado, a indústria fonográfica se inclinou muito para os toques. Um novo gráfico da Billboard Ringtone listou as faixas mais populares, com "In Da Club" do 50 Cent levando para casa o primeiro prêmio Ringtone do ano da Billboard em 2004. A RIAA lançou oficialmente o Master Ringtone Sales Awards em 2006, e os discos Gold e Platinum foram distribuídos pela venda de toques pela primeira vez.

Neste ponto, a indústria de Truetone sozinha foi estimada em US $ 6,8 bilhões em 2010. O custo médio de um toque - US $ 2,50. Um arquivo mp3 completo de uma música - $ .99.

No topo do mundo - Interlude

Vamos aproveitar um momento para apreciar completamente esse momento específico da história musical com uma lista de reprodução de alguns dos toques mais populares da época. Por favor aproveite.

2005

2006

2007

2008

2009

2010

Com isso fora do caminho, vamos continuar com a queda dos toques personalizados.

O dia em que a música morreu

Foi com o lançamento do iPhone que a popularidade dos toques personalizados começou a evaporar lentamente. O iPhone original tinha uma maneira simples de criar toques a partir de músicas via iTunes, e outros smartphones logo seguiram o exemplo. As vendas despencaram e empresas como Zingy fecharam suas portas alguns anos depois.

A Billboard parou de acompanhar o desempenho do toque em 2014, quando a faixa principal foi o earworm de Taylor Swift, "Shake It Off". Hoje, o setor é voltado para streaming, e a Billboard respondeu rastreando as músicas mais transmitidas, além de downloads digitais e vendas tradicionais. Os toques foram silenciosamente varridos para debaixo do tapete e agora são uma nota de rodapé simples na história dos telefones celulares.

Atualmente, é raro ouvir um toque personalizado em público, e quase sempre provoca uma rolada nos olhos. Agora que os smartphones são completamente onipresentes, há outras maneiras de mostrar seu estilo que não incomodam a pessoa sentada ao seu lado no ônibus (ou seja, papéis de parede e capas de telefone).

Se você gosta de mim, não se preocupe em configurar toques personalizados. Com a chance de receber uma ligação real em vez de um texto ou WhatsApp muito preferido, meu telefone fica permanentemente em silêncio. Provavelmente é apenas um robô-chamador.

Carregando enquete

Exitem alguma razõe poívei pela quai o WhatApp não etá funcionando no eu dipoitivo Android. Felizmente, todo ele podem er corrigido relativamente rapidamente. e o aplicativo etiver...

De acordo com vário proprietário de martphone OnePlu, o WhatApp etá drenando batante a vida da bateria de eu dipoitivo. O uuário relataram ee problema no Reddit, no fórun do O...

Posts Frescos