Você deve comprar um telefone para HDR?

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 15 Lang L: none (month-012) 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Você deve comprar um telefone para HDR? - Tecnologias
Você deve comprar um telefone para HDR? - Tecnologias

Contente


O High Dynamic Range (HDR) é uma das maiores palavras da moda na tecnologia de exibição. Você o encontrará na maioria dos aparelhos de TV modernos e smartphones de última geração lançados nos últimos dois anos. Prometendo cores aprimoradas, contraste superior e uma experiência de visualização melhor do que os equivalentes da faixa dinâmica padrão (SDR), o que você não gosta?

Um número crescente de serviços de streaming de vídeo também suporta conteúdo HDR, com vídeos e jogos preparados para dar um salto visual. Cada vez mais conteúdo está começando a aparecer, mas o HDR deve ser um fator importante na sua próxima compra de smartphone?

Sala de estar vs on-the-go

Em casa, os entusiastas do audiovisual gastam o tempo todo configurando o ambiente de exibição perfeito para sua nova TV HDR - ajustando cuidadosamente a iluminação da sala, calibrando o conjunto para o equilíbrio ideal de cores e certificando-se de que estão sentados na visualização perfeita ângulos.


O caso de uso típico para smartphones fica muito longe desse ideal, com os espectadores levando seus dispositivos para fora, movendo-se entre diferentes ambientes de iluminação ou assistindo em ângulos estranhos enquanto estão deitados na cama. Combinado com velocidades de dados 4G de falha e falha, os usuários de dispositivos móveis não terão a experiência de visualização HDR ideal.

Entre o brilho da tela externa, a duração limitada da bateria e a velocidade de dados mais ou menos, os usuários móveis nem sempre estão preparados para a melhor experiência HDR.

Isso não significa que o HDR seja inútil em um formato móvel. As telas pequenas também são bem-vindas na sala de estar e podem se beneficiar do conteúdo de 10 bits. Os painéis de alta faixa dinâmica, por definição, fornecem uma alta taxa de contraste, maior gama de cores e maior brilho do que os painéis SDR. Até o conteúdo SDR pode parecer mais vívido e brilhante escolhendo um telefone pronto para HDR.


Os painéis AMOLED, como os da Samsung, ofereciam essas características muito antes do impulso para o conteúdo de alta faixa dinâmica. Um número crescente de telefones que testamos todos os anos busca o espaço de cores DCI-P3. Isso é notavelmente mais amplo que o espaço SRGB padrão associado ao conteúdo SDR e mais adequado para HDR.

O problema do brilho

A duração da bateria é uma preocupação constante dos usuários de smartphones, mas o HDR exige um brilho de pico mais alto do que nunca, a fim de aumentar a taxa de contraste e aproveitar ao máximo os dados de cores adicionais de 10 bits.

Os smartphones são capazes de exceder 540 nits de pico de brilho, mas apenas quando pressionam o painel ao limite e gastam mais bateria.

Para recapitular rapidamente a certificação Mobile HDR da UHD Alliance, os aparelhos devem poder produzir 540 nits de pico de brilho e no mínimo 0,0005 nits. Nossos testes revelaram que vários smartphones podem atender a esses critérios. Até o antigo Samsung Galaxy Note 8 é capaz de atingir 1200 lêndeas, ultrapassando muito esse requisito mínimo.

No entanto, para atingir esse pico de brilho, é necessário aumentar o painel perto de seus recursos máximos. Infelizmente, isso reduz um pouco a qualidade da imagem do painel. Um brilho mais alto também consome muito mais bateria do que o habitual, reduzindo a quantidade de tempo que os usuários podem assistir ao conteúdo HDR em movimento.

Também vale a pena comparar essa certificação HDR móvel com o equivalente de TV para avaliar se os clientes móveis estão realmente tendo a experiência completa em HDR. A UHD Alliance que emite a certificação Mobile HDR também supervisiona o padrão Ultra HD Premium. Essa especificação exige que as TVs LCD de 4K ofereçam brilho de pico acima de 1000-nit e menos de 0,05 nits quando preto, ou os mesmos 0,0005 a 540 nits para OLED. A especificação também requer os mesmos 90% de maior reprodução do espaço de cores DCI-P3.

A certificação Mobile HDR da UHD Alliance é idêntica ao equivalente da TV, apenas sem a exigência de uma resolução 4K. É uma ótima notícia, pois os smartphones certificados não recebem uma experiência pareada.

A Samsung aumenta o brilho da tela ao exibir conteúdo HDR, para que você obtenha menos tempo na tela em relação ao SDR.

Serviços e telefones HDR

Embora um painel certificado seja uma boa maneira de saber que você está exibindo uma tela bonita, mesmo para SDR, a assinatura de um serviço que oferece conteúdo de alta faixa dinâmica realmente fará a tela brilhar. Aqui estão alguns dos serviços de streaming mais populares que oferecem uma seleção de conteúdo HDR:

  • Youtube
  • Netflix
  • Vudu
  • Amazon Prime Video
  • Google Play Filmes

Se você está procurando conteúdo HDR em 4K na TV tradicional, isso não é possível no momento. O formato Hybrid Log Gamma (HGL) está sendo adotado gradualmente por algumas emissoras, mas atualmente apenas o BBC iPlayer oferece uma pequena quantidade de conteúdo. Além disso, os smartphones suportam os tipos de arquivo HDR10 e Dolby Vision usados ​​pela maioria dos serviços de streaming.

Se você tem um serviço em mente, há um número crescente de smartphones que oferecem suporte a tipos de arquivos HDR e oferecem telas adequadas. Atualmente, o suporte ao HDR também não é reservado apenas para os principais smartphones caros. Listamos vários dispositivos suportados abaixo.

  • Samsung Galaxy S10, S9 e S8
  • Samsung Galaxy Note 10, Nota 9 e Nota 8
  • Asus ROG Phone 2
  • LG G8, G7 e G6
  • LG V50, V40, V35 e V30
  • Google Pixel 3, 3 XL e modelos mais antigos
  • Huawei P30 Pro, P30, P20 Pro e P20
  • Huawei Mate 20 Pro, Mate 20 X e Mate 20
  • Nokia 9 Pureview, 8.1 e 7.1
  • Razer Phone 2
  • Sony Xperia XZ2, XZ2 Compact, XZ1 e XZ Premium
  • Xiaomi Mi 9 e Mi Mix 3

Você deve comprar um telefone apenas para HDR?

A implantação de exibições e conteúdo de alta faixa dinâmica é bem-vinda, mas não deixa de ter compromissos. Como você prefere assistir aos seus vídeos será o principal fator para determinar se vale a pena investir em HDR.

Se você assiste a muitos vídeos em movimento sob a luz do dia, talvez durante uma viagem, talvez descubra que dados lentos e brilho comprometido da tela diminuem os benefícios. Há também um problema de bateria a considerar: os usuários não verão muitas horas na tela se estiverem assistindo conteúdo HDR em movimento.

A maneira como você assiste a vídeos é o principal fator em que vale a pena investir em HDR.

No entanto, aqueles que querem assistir seus programas favoritos da TV da sala de estar, até a cozinha, o quarto ou qualquer outro lugar, os smartphones compatíveis com HDR oferecem uma melhoria na qualidade visual. Provavelmente, não procuraria uma assinatura de streaming HDR apenas para assistir no celular. Mas se você já tem uma TV HDR, um smartphone HDR é uma boa alternativa portátil. Mesmo que você ainda não esteja pronto para fazer a transição completa, uma tela com certificação HDR é uma boa maneira de saber que você terá uma ótima aparência para qualquer conteúdo que esteja assistindo.

Você está a bordo da tendência HDR? Você ficou impressionado com a qualidade da imagem? Som desligado nos comentários abaixo.

Atualização: egunda-feira, 22 de abril à 13h07 ET: A amung adiou oficialmente o lançamento público do Galaxy Fold. Uma nova data de lançamento erá anunciada "na...

Uma da melhore coia do Android é como é peronalizável, permitindo que o uuário defrutem de uma variedade de abore diferente. Algun preferem eu Android limpo e parecido com o etoque...

Interessante No Site