Google multado em 1,49 bilhão de euros por práticas de publicidade on-line 'abusivas'

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 9 Lang L: none (month-011) 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Google multado em 1,49 bilhão de euros por práticas de publicidade on-line 'abusivas' - Notícia
Google multado em 1,49 bilhão de euros por práticas de publicidade on-line 'abusivas' - Notícia

Contente


  • O Google recebeu uma multa de 1,49 bilhão de euros por violações antitruste relacionadas à publicidade.
  • A empresa proibiu os anunciantes de pesquisa rivais de exibir anúncios nas páginas de pesquisa dos editores.
  • Os editores também precisavam de aprovação por escrito do Google para fazer alterações visuais em anúncios rivais.

O Google foi multado em 1,49 bilhão de euros (~ US $ 1,69 bilhão) pela Comissão Europeia por violar as leis antitruste da UE. A comissão disse que a empresa de Mountain View impôs "cláusulas restritivas" em contratos relacionados a publicidade com sites de terceiros.

Em um comunicado à imprensa anunciando a multa, a Comissão Europeia explicou que sites de terceiros geralmente incluem funcionalidade de pesquisa em seus sites, exibindo resultados de pesquisa e anúncios de pesquisa. Um dos grandes problemas, no entanto, é que os contratos do Google com esses sites proíbem que anunciantes rivais (por exemplo, Microsoft e Yahoo) exibam anúncios nessas páginas de pesquisa.


Além disso, a comissão concluiu que, a partir de 2009, o Google substituiu esses termos de exclusividade por cláusulas de "canal premium". Essas cláusulas exigiam que os sites / editores reservassem os pontos de anúncio da página de pesquisa mais lucrativos para os anúncios do Google e os forçaram a fazer pedidos por um número mínimo de anúncios do Google.

As ações do Google "prejudicaram a concorrência"

Uma das conclusões mais preocupantes foi que, a partir de 2009, a empresa de Mountain View exigiu que os editores obtivessem aprovação por escrito do Google antes de fazer alterações visuais em anúncios rivais. "Isso significava que o Google podia controlar o quão atraente e, portanto, clicar em anúncios de pesquisa concorrentes, poderia ser", dizia um trecho do comunicado.

A Comissão Europeia observou que o Google descontinuou as práticas em questão vários meses depois que a comissão emitiu uma comunicação de objeções. A declaração é essencialmente um documento enviado às partes interessadas, notificando-as de objeções feitas contra elas. Geralmente, esse é um dos primeiros passos formais de uma investigação antitruste da UE. Mas a ação do Google não foi suficiente para evitar uma multa de 1,49 bilhão de euros.


“Com base em uma ampla variedade de evidências, a Comissão descobriu que a conduta do Google prejudicou a concorrência e os consumidores e sufocou a inovação. Os rivais do Google não conseguiram crescer e oferecer serviços alternativos de intermediação de publicidade de pesquisa on-line aos do Google. Como resultado, os proprietários de sites tinham opções limitadas para monetizar espaço nesses sites e foram forçados a confiar quase exclusivamente no Google ", dizia um trecho do comunicado da comissão.

A notícia chega depois que o Google foi multado em quase US $ 5 bilhões em julho de 2018 por práticas relacionadas a aplicativos do Google pré-instalados em telefones Android de terceiros. A UE contestou o requisito do Google de que os OEMs do Android agrupem o navegador Chrome e o aplicativo de Pesquisa do Google se quiserem instalar os serviços do Google Play em seus dispositivos.

O preidente Trump die que a Huawei poderia fazer parte de um futuro acordo comercial entre o EUA e a China em comentário a repórtere da Caa Branca ontem (via BBC)....

Um grande órgão de egurança do Reino Unido ugeriu que qualquer rico potencial repreentado pela infraetrutura 5G da Huawei eria adminitrável, de acordo com o Financial Time ontem....

Mais Lendo