História do Google Chrome e ascensão ao domínio do mercado

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 8 Lang L: none (month-011) 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
História do Google Chrome e ascensão ao domínio do mercado - Tecnologias
História do Google Chrome e ascensão ao domínio do mercado - Tecnologias

Contente


Embora alguns de seus concorrentes já existam há muito tempo, é facilmente o navegador mais popular do mundo. Desde o seu lançamento, passou do último para o primeiro lugar, dominando sites como o Internet Explorer, Firefox e Safari.

Ontem foi o 11º aniversário do Google Chrome, então hoje vamos dar uma olhada na história do navegador, como ele amadureceu e como ele se tornou dominação do mercado.

Construindo um navegador melhor

O Google Chrome estreou em 4 de setembro de 2008, quando o Google procurava criar um navegador melhor e mais moderno. Na época, havia apenas dois concorrentes no mercado de massa, já que o Safari estava disponível apenas em dispositivos Apple: Internet Explorer e Firefox. O Internet Explorer foi adotado mais amplamente, mas também foi duramente criticado. O Firefox parecia ser uma oferta melhor, mas possuía apenas 30% do mercado em comparação com a participação de 60% do Internet Explorer.


Alguns dias antes do lançamento do Google Chrome, o Google lançou uma postagem no blog intitulada "Uma nova visão do navegador". A publicação explicou que eles estavam lançando esse novo navegador porque acreditavam que eles poderiam "agregar valor aos usuários e, ao mesmo tempo, ajudar a impulsionar a inovação na web".

O Chrome ofereceu alguns benefícios enormes sobre a concorrência.

O Google também explicou que o Chrome era uma iniciativa de código aberto. O código-fonte do navegador foi disponibilizado ao público por meio de seu parceiro de código aberto, o navegador Chromium, e o Google retirou componentes do WebKit e Firefox da Apple para desenvolvê-lo.

Naturalmente, o lançamento inicial foi para a versão beta, lançada pela primeira vez no Windows. E enquanto o Windows viu uma versão estável três meses depois, o Mac e o Linux não receberam versões estáveis ​​até maio de 2010.


O Chrome ofereceu alguns benefícios enormes sobre a concorrência. Primeiro de tudo, o Google tinha mais dinheiro e recursos do que a maioria da concorrência. Segundo, ele se baseou nas tecnologias existentes e queria aderir aos padrões da web.Terceiro, o Google viu o Chrome como mais do que apenas um navegador, desenvolvendo-o com aplicativos da Web interativos e avançados. Por fim, ofereceu a aba “sandboxing”, que impedia que todo o navegador falhasse quando um site falhou.

Leia também: O Google procura dar ao Chrome uma nova camada de tinta do Material Design

Adicione-os a um software simples e fácil de usar que acabou se tornando totalmente multiplataforma e é fácil ver por que o Chrome é tão amplamente adotado hoje. O Google desenvolveu o produto certo, na hora certa e da maneira certa para permitir que o Chrome se tornasse o rei da colina.

Crescendo

O Google Chrome se transformou lentamente em algo maior e melhor ao longo dos anos. Em 2010, era completamente multiplataforma no desktop e, em 2012, foi portado para Android e iOS.

Em 2013, o Google adquiriu o componente do WebKit que vinha usando nos últimos cinco anos para criar o mecanismo do navegador Blink. A principal tarefa de qualquer mecanismo de navegador é converter HTML e outras partes de uma página da Web no que o usuário vê em seus dispositivos. O Blink permitiu mais flexibilidade para adicionar novos recursos ao Chrome e, em breve, todos os navegadores baseados no Chromium também executavam o mecanismo do navegador.

O Chrome se transformou lentamente em algo maior e melhor ao longo dos anos.

Desde então, muitas outras empresas também criaram seus navegadores sobre a versão de código aberto do Chromium, incluindo navegadores como Brave, Vivaldi e Opera. Até a Microsoft começou a reformular seu navegador Edge usando o Chromium como base no ano passado.

Com tantos navegadores executando o Blink e outras tecnologias do Google, os padrões da Web foram se desenvolvendo cada vez mais com o Chrome em mente. Esse ciclo de domínio e padrões da web é um dos principais motivos pelos quais o Google cresceu para reivindicar mais participação no mercado do que todos os seus concorrentes juntos.

O Google tinha dinheiro e engenheiros para desenvolver um navegador completo, e os padrões da Web tornaram-se cada vez mais compatíveis com o Chrome. Então, o Google ganhou cada vez mais participação no mercado, dando ao Google o dinheiro para desenvolver ainda mais o navegador. O ciclo continua.

O Campo de Batalha do Player Unknown (PUBG) iluminaram o mundo em 2017. Ele vendeu milhõe ante memo de air do Aceo Antecipado no team e deu início à mania de jogo de battle royale que e...

O PUBG Mobile, a verão para martphone do jogo de batalha hitUnknown' Battleground, foi encerrado na China por ua editora Tencent. Não foi poível obter a aprovação do gover...

Popular