Projeto para o futuro da fotografia - fotografia computacional

Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 13 Poderia 2021
Data De Atualização: 14 Poderia 2024
Anonim
Computational Photography the future of Mirrorless?
Vídeo: Computational Photography the future of Mirrorless?

Contente


Estamos na nossa segunda semana da competição de fotos #ShotOnSnapdragon e, com ela, um outro olhar mais atento sobre como plataformas como a plataforma móvel Qualcomm (R) Snapdragon (™) 855 aprimoram os recursos da fotografia do seu smartphone. Se ainda não o fez, verifique nossas dicas para ajudar a melhorar suas habilidades fotográficas também.

Com base na análise da semana passada no Image Signal Processors (ISP), hoje estamos explorando como a tecnologia Qualcomm Spectra (™) ISP combinada com os recursos de Fotografia Computacional leva as fotos de seu smartphone a um nível totalmente novo. Por fotografia computacional, queremos dizer técnicas avançadas de imagem que aprimoram e ampliam os recursos regulares da fotografia digital. Alguns deles permitem que os fotógrafos ajustem suas imagens manualmente, enquanto outros trabalham sutilmente em segundo plano, garantindo que suas fotos sempre tenham a melhor aparência. Vamos mergulhar.


Plataformas móveis criadas para processar dados de imagem

Enquanto um ISP é perfeito para lidar com tarefas regulares de fotografia e captura de vídeo, algoritmos de fotografia computacional mais avançados exigem hardware mais poderoso. Os casos de uso incluem desfoque de bokeh de software para um efeito de profundidade de campo de nível profissional, processamento de cores de alta faixa dinâmica, fotografia com várias câmeras, Estabilização Eletrônica de Imagem (EIS) e recursos superiores de zoom digital.

As plataformas móveis Snapdragon são construídas a partir de várias partes de processamento diferentes, cada uma com suas próprias especialidades e capacidades - muitas das quais são adequadas para processamento de imagem avançado. Além da CPU de uso geral e da captura de imagem do Qualcomm Spectra ISP, as plataformas móveis Snapdragon contêm um Processador de sinal digital (DSP) Qualcomm (R) Hexagon (™) e uma Unidade de processamento gráfico (GPU) Qualcomm (R) Adreno (™) que são ambos bem adequados para triturar algoritmos avançados de geração de imagens. A utilização desses componentes na plataforma é conhecida no setor móvel como Processamento Heterogêneo.


A combinação dos recursos de vários componentes de processamento SoC melhora o desempenho e a eficiência energética da fotografia computacional em uma plataforma móvel Snapdragon

Cada uma dessas unidades de processamento é útil em diferentes tipos de algoritmos. As CPUs, por exemplo, oferecem o melhor desempenho onde o algoritmo não é altamente paralelo e requer

operações de ramificação. Enquanto isso, algoritmos altamente paralelos, que geralmente surgem em técnicas de pós-processamento de imagens como HDR e removíveis, são executados muito mais rapidamente em uma GPU. Finalmente, um DSP é a unidade de processamento perfeita para aplicativos baseados em sensores em tempo real e tarefas de aprendizado de máquina, como detecção de objetos.

Como exemplo, os smartphones equipados com Snapdragon oferecem Estabilização Eletrônica de Imagem (EIS) sem a necessidade de peças mecânicas extras. Ao rastrear o movimento do hardware do acelerômetro do telefone e executar algoritmos de rastreamento na GPU Adreno, o ISP Spectra pode obter uma imagem com aparência muito estável no momento certo. Isso impede que suas fotos fiquem desfocadas, mesmo que você não tenha as mãos firmes.

O mais recente ISP Qualcomm Spectra 380 dentro do Snapdragon 855 e Qualcomm Spectra 350 dentro do Snapdragon 730 incluem componentes de processamento dedicados Computer Vision (CV-ISP) para uma aceleração ainda mais eficiente. Isso permite que o próprio CV-ISP execute detecção de objetos, substituição de plano de fundo e desfoque de bokeh HDR 4K em tempo real, liberando recursos de processamento na CPU, GPU e DSP para executar outros processos.

Tornando a fotografia mais inteligente

Profundidade de campo do bokeh de software

Os modos retrato e bokeh de software tornaram-se um efeito básico das câmeras dos smartphones. Oferecendo desfoque no estilo DSLR, vários efeitos de iluminação e até efeitos de substituição de fundo para alterar drasticamente a aparência de suas fotos.

Para criar um efeito de desfoque de software, a câmera exige informações detalhadas sobre a cena em que está gravando. Uma maneira de fazer isso é incluir uma câmera de profundidade dedicada, como um sensor de tempo de voo, para detectar a distância real. Como alternativa, um telefone com duas câmeras pode tirar uma foto em duas distâncias focais diferentes simultaneamente. As plataformas móveis Snapdragon suportam várias câmeras, caso os fabricantes de smartphones desejem implementar essa tecnologia. Um método alternativo usado por muitas câmeras únicas é tirar fotos em vários pontos de foco em uma sucessão muito rápida.

Uma vez que o telefone possui dados em várias distâncias focais, algoritmos estéreo, que funcionam de maneira semelhante aos nossos olhos, são aplicados para discernir quais objetos estão em primeiro plano e quais estão em segundo plano. Um segundo algoritmo de desfoque é aplicado à imagem para suavizar objetos que não estão em foco. A vantagem de usar esse método é que o assunto focal, a quantidade de desfoque e outros efeitos podem ser alterados após a foto ser tirada. Esses dados também podem ser salvos no formato de imagem HEIF.

Bokeh de software desativado Bokeh de software ativado

Com o CV-ISP nas mais recentes plataformas móveis Snapdragon, os aparelhos podem aplicar desfoque bokeh não apenas nas fotos, mas também no vídeo ao vivo. O IS-CV produz um desfoque bokeh de até 4K em vídeo em tempo real, além de oferecer suporte a alta faixa dinâmica e qualidade de 10 bits.

Zoom superior

Aproxime o zoom de objetos em uma técnica de fotografia muito útil para enquadrar a imagem perfeita. No entanto, algumas câmeras de telefone historicamente ficam presas ao zoom digital, o que reduz significativamente a qualidade quando você começa a aumentar bastante o zoom. Apareceram câmeras com zoom óptico ou telefoto para ajudar nesse sentido, mas câmeras e lentes extras podem ser caras. É possível tirar ótimas fotos com zoom com apenas uma câmera, graças a alguns algoritmos e hardware inteligentes para executá-las com eficiência.

O recurso da câmera Qualcomm (R) OptiZoom (™) foi desenvolvido para capturar 12 imagens rapidamente. Os algoritmos combinam dados desses 12 disparos, observando diferenças e semelhanças entre os pixels. Essas diferenças de sub-pixel entre as fotos são usadas para reunir detalhes extras, criando uma imagem de alta resolução com detalhes extras. Isso também é conhecido como zoom de super-resolução e cria resultados muito superiores aos da digitalização da imagem após pressionar o obturador.

Exemplo de zoom digital de 2.6x Exemplo de zoom de super resolução 2.6x

Faixa dinâmica alta (HDR)

O processamento HDR é necessário em cenas com uma grande variação entre claro e escuro para evitar superexposição ou subexposição. Os exemplos incluem tentar fotografar um objeto contra um fundo bem iluminado, como um céu nublado ou fotografar com pouca luz com uma única fonte de luz.

Os smartphones equipados com Snapdragon criam imagens de alta faixa dinâmica combinando várias fotos juntas, cada uma com uma configuração de exposição diferente. As imagens mais escuras expõem os realces corretamente, como o sol e as nuvens, enquanto as exposições mais claras realçam os realces no escuro. Os algoritmos combinam detalhes de todas essas imagens para criar uma imagem que oferece melhores realces e sombras do que uma imagem padrão. A tecnologia HDR "livre de fantasmas" da Qualcomm Technologies também trabalha para evitar bordas borradas, detectando e removendo qualquer movimento da foto.

HDR desativado HDR ativado

Ajudando você a tirar fotos melhores

Os smartphones modernos deixaram de oferecer apenas um ótimo hardware de câmera, agora também oferecem técnicas e truques de processamento de ponta para fechar a lacuna cada vez menor com as câmeras DSLR de nível profissional. As plataformas móveis Snapdragon estão no centro de muitos dos dispositivos, oferecendo aos consumidores o melhor em fotografia móvel.

Obviamente, o processamento avançado é apenas parte da imagem. Se você quiser tirar excelentes fotos, não deixe de conferir nossas dicas de especialistas sobre como tirar a foto perfeita. E não se esqueça de enviar suas inscrições para o concurso de fotos #ShotOnSnapdragon para ter a chance de ganhar um smartphone com o Snapdragon 855.

Conteúdo patrocinado pela Qualcomm Technologies, Inc.

Qualcomm Snapdragon, Qualcomm Spectra, Qualcomm Adreno, Qualcomm Kryo, Qualcomm OptiZoom e Qualcomm Hexagon são produtos da Qualcomm Technologies, Inc. e / ou de suas subsidiárias.

Uma da peoa reponávei ​​pela paraliação do Google no ano paado deixou o emprego na emprea depoi de mai de uma década.A manifetação protetou contra a política e pagam...

A linha Google Pixel nunca foi obre a folha de epecificaçõe. Inferno, a linha Nexu também não. O telefone do Google empre tiveram o uficiente para obreviver - à veze mai, ...

Nós Aconselhamos Você A Ver