Notificações Android vs iOS: quem faz melhor?

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 16 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Notificações Android vs iOS: quem faz melhor? - Tecnologias
Notificações Android vs iOS: quem faz melhor? - Tecnologias

Contente


Quando a maioria compara o Android ao iOS, a primeira coisa que as pessoas costumam mencionar é que o sistema operacional móvel do Google é personalizável, enquanto o da Apple é rígido e fica em um jardim murado. Embora isso possa ser discutido a favor e contra, um dos aspectos críticos de cada sistema operacional é como eles lidam com as notificações.

Como a Apple introduziu recentemente um novo agrupamento de notificações no iOS 12 e o Google vem trabalhando para fornecer aos usuários do Android mais controle sobre as notificações, vamos dar uma olhada nos pontos fortes e fracos de cada sistema operacional móvel.

Agrupando notificações

A Apple, como empresa, deu um passo significativo no iOS 12 e introduziu um recurso que os usuários solicitam há anos: o agrupamento de notificações. Com a atualização instalada, os proprietários de iPhone e iPad não têm mais uma lista de notificações de longa duração. Em seu lugar, há uma lista longa de notificações recebidas, agrupadas de acordo com a origem.


Se parece que o novo recurso de agrupamento de notificações da Apple ainda é um problema, é porque é. Isso será abordado em outra seção.

O Google introduziu notificações agrupadas, ou pacotes, com o lançamento do Android Nougat em 2016. Ao empilhar ou combinar todas as notificações recebidas de um único aplicativo em um único cartão, os usuários não precisam se preocupar com uma barra de status desordenada.

A implementação de pacotes foi aprimorada no Oreo e agora no Pie, mas o recurso se tornou um sucesso e foi amplamente adotado no ecossistema de aplicativos Android.


Como mencionado anteriormente, um recurso de agrupamento de notificação semelhante foi adicionado com o lançamento do iOS 12. Cada um desses grupos mostra o nome do aplicativo que forneceu a notificação, quantas notificações existem para exibir e exibe a visualização da última notificação para entre.


Observarei que nem sempre o aplicativo segue essa prática por padrão. O Twitter, por exemplo, agrupa notificações com base no remetente do tweet. Em vez de todas as notificações da rede social aparecerem em um único agrupamento, tenho vários agrupamentos, cada um com base na conta que compartilhou algo na plataforma. Felizmente, isso pode ser alterado nas configurações de notificação do aplicativo.

Related: Samsung Galaxy Note 9 vs iPhone XS Max: Qual é o seu valor de US $ 1.000?

Por fim, o Android classifica os agrupamentos de notificações por importância, em vez de deixar tudo em ordem cronológica como o iOS. Embora seja bom ter a notificação mais recente no topo da lista, acho muito mais útil quando o Android coloca textos e mensagens urgentes na frente e no centro. Isso me ajuda a não perdê-los de vista no caos de outras notificações recebidas.

Interagindo com as notificações

Esta é uma seção em que iOS e Android são basicamente pescoço e pescoço, mas o Android ainda mantém a liderança. Embora implementados de formas ligeiramente diferentes, ambos os sistemas operacionais oferecem ao usuário opções quase idênticas ao interagir com a notificação.

Usando o Twitter como exemplo novamente, no Android, você pode deslizar para baixo em uma notificação individual e optar por Responder, Retweetar ou Gostar do Tweet. Essas mesmas ações estão disponíveis no iOS, mas exige que você deslize o cartão de notificação para a esquerda ou para a direita, toque no botão Visualizar e interaja com o tweet assim que o carregamento terminar.

Ignorar notificações também é muito mais fácil no Android. Com um simples movimento para a direita ou esquerda, o cartão se foi e nunca mais será visto. No iOS, você desliza a notificação para o lado e pode tocar no botão Limpar para se livrar dela.


O processo é quase idêntico para grupos de notificações. No Android, deslizar o grupo de uma maneira ou de outra dispensa todo o grupo. No iOS, deslizar sobre o pacote exibe um botão Limpar tudo. Além disso, depois de expandir um grupo de notificações em um dispositivo Apple, existe um botão X que pode limpar tudo.

Se você deseja limpar todas as notificações do telefone em uma grande varredura, os dois sistemas operacionais permitem que você faça isso.

Admito que as etapas extras exigidas pelo iOS para dispensar notificações podem ser irritantes, mas adiciona uma salvaguarda para que você não descarte acidentalmente algo. Com demasiada frequência, de alguma forma, desligo um grupo inteiro de notificações no Android quando pretendia me livrar de uma. Ao torná-lo um processo de duas etapas no iOS, isso não é um problema.

Configurações de notificação

Nas últimas versões do Android, o Google adicionou controles adicionais que permitem aos usuários mais autoridade sobre as notificações de aplicativos. Em vez de permitir ou impedir totalmente que um aplicativo gere notificações sempre que quiser, o usuário agora pode acessar qualquer aplicativo através das Configurações e ajustar o que faz e não deseja ver.

Comparando as opções disponibilizadas para o Twitter nos dois sistemas operacionais, o iOS oferece ao usuário muito mais controle sobre onde e quando eles gostariam de receber notificações.

No Android, o usuário pode optar por desativar todas as notificações ou desativar individualmente os tipos de notificação. O Google chama esses canais.

Todas essas configurações são oferecidas no iOS, além de muito mais. Em um iPhone ou iPad, o usuário pode decidir se deseja ver uma notificação na tela de bloqueio, no centro de notificações, como um banner ou qualquer combinação dos três. Eles também têm controle sobre se as notificações recebidas devem informar o usuário com um som, mostrar emblemas e exibir visualizações dos alertas.

Embora o Android tenha percorreu um longo caminho nos últimos anos, o iOS oferece muito mais opções de personalização de notificações por aplicativo.

Por que o Android ainda é o campeão (na minha opinião)


Como deixei claro no início desta comparação, não sou fã de como o iOS lida com notificações. No Android, os ícones de notificação estão sempre presentes, esteja você olhando para a tela de bloqueio ou a barra de status. Sempre com as notificações na frente e no centro, o sistema operacional garante que você não perca as informações que podem ser importantes para você.

Com o iOS, as notificações ficam ocultas e fora de vista, quase como se a Apple esperasse que você procurasse notificações recebidas, se você souber que elas podem ser importantes.

Quando o iPhone XS foi lançado, eu mudei temporariamente para o iOS. Foi uma mudança bem-vinda (uau, os aplicativos são construídos muito melhor para iOS), mas eu tinha uma luta contínua com as notificações. Por causa da maneira como as coisas estão escondidas, eu constantemente sentia falta de apenas tropeçar nelas horas depois.

Leia a seguir: Um fanboy do Android passa uma semana esclarecedora com um iPhone

Agora, antes que alguém escreva um comentário, sim, o iOS apresenta distintivos de notificação que destacam quantos alertas e não lidos você possui. Isso apenas suporta meu argumento sobre ter que caçar e procurar suas notificações.

Um argumento pode e foi feito contra o Android e como ele pressiona os usuários a continuar verificando e dispensando notificações, para que não fiquem parados na sua cara. Embora ainda esteja em andamento, o Google lançou o Digital Wellbeing como uma maneira de ocultar completamente as notificações, se o usuário desejar.

Infelizmente, o Digital Wellbeing atualmente está disponível apenas para telefones Pixel e Android One. Esperamos que o recurso fique disponível para todos os dispositivos Android no futuro.

Então, para mim, o Android ainda oferece um melhor sistema de notificação sobre o iOS. Recebo muitas notificações, o que significa que passo mais tempo gerenciando todos os alertas, mas ao examiná-los para removê-los da minha barra de status, não sinto falta de nada.

Há um benefício definido e é necessário ocultar as notificações ocasionalmente, mas o iOS faz isso de uma maneira que me fez sentir obrigado a verificar continuamente meu iPhone apenas para garantir que não perdi nada.

Se houvesse algo que eu gostaria que o Android copiasse do iOS, seria a capacidade de reter notificações depois de reiniciar o telefone. Isso não acontece mais com frequência, mas quando o Android era mais problemático, havia momentos em que meu aparelho era desligado, fazendo-me perder notificações não lidas.

Novamente, esse não é o recurso mais significativo do mundo, mas seria bom ter.

O que você acha do novo sistema de notificação do iOS? Você acha que ainda é pior que o Android ou está no mesmo nível? Deixe-nos saber seus pensamentos na seção de comentários abaixo!

Enquanto isso, confira o que dissemos no podcast

A lâmpada metafórica diparou em ua cabeça e você penou na próxima ideia inovadora de aplicativo, tartup ou negócio com conhecimento em tecnologia. Quando você come&#...

Aqui etá eu reumo técnico diário, corteia do DGiT Daily, para quarta-feira, 23 de janeiro de 2019.A grande hitória do dia é o martphone Xiaomi dobrável. Hadlee imon tem a...

Mais Detalhes